quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeNoticiasEstadoInstituto Cervantes promove Mostra de Cinedança

Instituto Cervantes promove Mostra de Cinedança

O evento será retransmitido, entre 7 e 21 de outubro, no Canal Vimeo do Instituto Cervantes

No mês de outubro, o Instituto Cervantes vai realizar uma mostra gratuita de “cinedança”, que será retransmitida por seu canal no Vimeo entre os dias 7 a 21 de outubro. A cinedança é uma prática artística que implica o movimento do corpo, o ritmo, a conexão com a música, o jogo com a câmera e a experimentação tanto do espaço dentro da tela, quanto fora dela.

A mostra é composta por dois ciclos independentes. O primeiro deles, denominado “Cuerp@s mediad@s”, poderá ser visto entre os dias 7 e 13 de outubro e vai apresentar quatro obras de criadores ibero-americanos que lidam com animação, performance audiovisual, cinedança ou as ferramentas do documentário coreográfico. São elas: “Lazarus”, de Tuixén Benet (2020); “Precarizada”, de Josefina Gorostiza (2020); “Pointer 1630”, de Armando Quintana Castro (2022); e “El encuentro”, de Juliana Reyes (2020).

O segundo ciclo, denominado ”Materia bosque”, é composto por curtas-metragens de cineastas ibero-americanos que procuram celebrar a força poética das árvores, que, nestes tempos de transição ecossocial, tornaram-se símbolos inspiradores de regeneração. O ciclo será retransmitido entre os dias 14 e 21 de outubro e será composto pelas seguintes obras: “Cáustico”, de Alfredo Salomón (2012); “Tala”, de Luciana Croatto (2022); “La muerte de la Chamana” (Amazonia 2040 I), de Martha Hincapié Charry (2022); “Bailando Canarias – Geografías del Movimiento”, de Sergo Méndez (2022); “El viento de Paula”, de Nacho Arantegi (2017); “Conversaciones con un árbol”, de Rouge Elea (2019); “Zenit”, de Derek Pedrós (2018); “Arbasoei”, de Ikerne Mendieta (2021); “Rizomática”, de Malena Altamirano e Diego Alejandro (2022); e “Beings of Nature”, de Zuk Performing Arts (2016).

”A cinedança é uma forma de comunicação, de estar em contato consigo mesmo, com o outro e com o mundo. É transmitir uma mensagem ou um sentimento através do movimento do corpo. Em meio a isso, precisamos incentivar, apoiar e dar visibilidade para esses trabalhos que apresentam e mostram o que a cinedança é capaz de proporcionar”, destaca o coordenador-geral do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Manuel Valenzuela Villarrubia”.

Todas as obras estarão disponíveis, com legendas em português, durante o período de cada ciclo, no canal Vimeo do Instituto Cervantes.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments