quinta-feira, maio 23, 2024
HomeNoticiasEstadoCemig ressalta cuidados com brinquedos e eletroeletrônicos para os Dias das Crianças

Cemig ressalta cuidados com brinquedos e eletroeletrônicos para os Dias das Crianças

Somente no 1º semestre deste ano, 34 crianças de até 15 anos morreram em acidentes elétricos no Brasil

O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, é considerado uma das principais datas para o comércio varejista brasileiro e é o momento em que muitos pais e entes queridos aproveitam para comprar presentes para a criançada. E dentre os brinquedos eletroeletrônicos, se encontram algumas das principais opções e que mais agradam, mas a Cemig alerta: é preciso ter muita atenção para que esses presentes não causem acidentes.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2022, aconteceram em todo o país 54 acidentes de origem elétrica envolvendo crianças e adolescentes entre 0 a 15 anos, sendo que 34 deles foram fatais. Em Minas Gerais, no mesmo período, foram 04 acidentes de origem elétrica, sendo 02 fatais, ambos por choque elétrico.

A grande maioria dessas mortes aconteceram por choque elétrico (27 vítimas), seguido por 06 fatalidades ocorridas após incêndios gerados por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 01 morte por descarga atmosférica (raio).

Apesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. Dessa forma, a Cemig lista uma série de cuidados para preservar a segurança das crianças e garantir o divertimento sem riscos de acidentes.

Celulares e tablets

É preciso ter muita atenção com celulares ​e tablets. É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada. “Amplamente utilizados hoje em dia, esses equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada”, alerta.

Além disso, é fundamental que as crianças tenham orientação para que os dispositivos móveis não podem ser utilizados conectados à rede elétrica. Por sua vez, os videogames devem ser desligados em caso de chuvas​ pelo risco de queima do aparelho em casos de descarga atmosférica.

João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, orienta que os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança. “Também é fundamental que os pais preferiram brinquedos e equipamentos que possuam o selo do Inmetro, pois eles possuem manual de instruções ​em português com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma.

Cuidados e prevenção

João José Magalhães Soares lista alguns cuidados para garantir a segurança das crianças, que são preventivos e fáceis de serem observados por todos:

-É preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção

-Os fios desencapados devem ser eliminados das residências.

-Não se deve ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada​ utilizando benjamins ou Ts.  ​O correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção, todos facilmente encontrados em lojas de material elétrico.

-É necessário utilizar extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos.

-Também é importante não utilizar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas.

O especialista recomenda também que os pais utilizem protetores de tomada em toda a casa e não sobrecarreguem os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico e sua instalação é simples, mas deve sempre ser feita por um eletricista”, explica.

O gerente da Cemig destaca ainda que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Dessa forma, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida. Neste dia 12 de outubro nosso melhor presente será dar às crianças a possibilidade de uma brincadeira segura”, afirma.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments