Home Entretenimento Fundação Educacional Lucas Machado inaugura Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais

Fundação Educacional Lucas Machado inaugura Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais

O Instituto Cultural tem a proposta de promover atividades culturais, divulgar trabalhos científicos, preservar o patrimônio histórico e viabilizar projetos socioculturais para a comunidade

0
58

Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) lançou, no dia 13 de junho de 2024, o Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG) no Teatro Feluma. A missão do ICCM-MG é preservar e promover atividades culturais e do patrimônio histórico, incentivar a produção artística, ampliar o acesso à cultura e viabilizar projetos socioculturais para a comunidade.

O Instituto é um projeto estratégico da Feluma, idealizado pelo Reitor da Feluma e da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG) Professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, então diretor da Faculdade Ciências Médicas, e pelo curador de Arte e Cultura da Feluma, Prof. Jair Raso. Inspirados no impacto social e cultural de outros institutos, eles propuseram a criação do ICCM-MG para liderar as ações culturais desenvolvidas no Sistema Feluma e implementar projetos que promovam um impacto social significativo para a comunidade.

Para o Reitor da Feluma e da Faculdade Ciências Médicas, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho “A ideia de criar o Instituto Cultural é reunir o Teatro Feluma, a Editora Universitária e o Centro de Memória Ciências Médicas em um único local e tornar-se em um mecanismo de captação de recursos. A Feluma é uma instituição educacional filantrópica e tem compromisso não só assistencial, mas com os alunos. O nosso propósito é transformar a vida das pessoas, dos nossos alunos, dos egressos e da sociedade”.

“O Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais nasce do propósito de fazer a saúde acontecer, com a missão de impulsionar o desenvolvimento social, a qualidade de vida, por meio da educação, saúde, cultura, ciência, inovação e tecnologia. A primeira produção do ICCM-MG, o espetáculo Uma passagem para dois concretiza tudo que é implícito na missão institucional. Mobilizamos uma complexa cadeia econômica produtiva para sua produção”, destaca Andréa Raso, diretora institucional do ICCM-MG.

A secretária municipal de cultura de Belo Horizonte e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta que “a Feluma tem o papel importante na arte e na cultura para a formação humanística na área da saúde. É uma instituição que tem esse olhar, tem essa preocupação. O instituto nasce com uma musculatura que é impressionante. Primeiro, o Teatro Feluma, que é um dos espaços mais bem equipados da cidade, muito generoso com a produção local.  Agora com o Instituto Cultural Ciências Médicas ganhamos um ambiente de criação e difusão, com produções saindo daqui, além da Editora e do Centro de Memória Ciências Médicas. É um marco para todos, onde uma instituição privada com profunda competência de gestão, coloca o conhecimento a favor do desenvolvimento cultural em diálogo com a sociedade”.

Compromisso com a Educação, a Cultura e a Filantropia

O ICCM-MG é responsável pela gestão do Teatro Feluma, da Editora Universitária Ciências Médicas e do Centro de Memória Ciências Médicas. Com isso, reafirma seu compromisso com a promoção cultural e o enriquecimento da sociedade por meio da cultura, da ciência e da preservação da história.

Para o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira: “Educação, Cultura e Filantropia, três eixos que movem a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), são agora incorporados pelo Instituto Cultural Ciências Médicas. Essa é uma oportunidade para que qualquer cidadão se junte a nós para ampliar nossos projetos sociais e culturais em benefício de nossa sociedade. O Teatro Feluma, o Centro de Memória e a Editora Ciências Médicas integram nosso Instituto Cultural. Convidamos a todos que conheçam nossos projetos e venham ser parceiros da FELUMA no exercício transparente e responsável da filantropia”.

Uma passagem para dois

Uma passagem para dois” será realizada de 14 de junho a 14 de julho, no Teatro Feluma. O espetáculo explora o confronto entre a arte e a economia, representando uma luta entre dois mundos aparentemente opostos, mas igualmente vitais. Presos em uma estação de trem, um economista e um ator disputam uma única passagem para a liberdade. O tema central desse espetáculo são os conflitos internos: espiritualidade e materialismo, imediatismo e futuro, razão e emoção, ação e contemplação. A narrativa provoca uma reflexão profunda: do que o mundo precisa mais – arte ou economia?

Com diálogos inspirados na filosofia e nas neurociências, os personagens revelam a maravilha transformadora do pensamento e como ele molda nossas memórias. O público é convidado a embarcar nesta jornada intelectual e emocional, que desafia suas percepções sobre os valores das diferentes disciplinas na construção da sociedade.

O autor do espetáculo e neurocirurgião, Jair Raso, revela que a proposta da peça nasceu a partir do curso Neurociências e artes cênicas aplicadas a Ciências da Saúde, que ministra na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, desde 2020“Conto a minha trajetória entre o teatro e a medicina. Vivi um conflito para entrar na residência médica e fazer papel no teatro ao mesmo tempo. Para resolver essa questão, entrei para a Psicanálise e fui estudar a Filosofia. Freud e Marx foram as principais linhas de pensamentos nas vertentes que escolhi”.

Raso ainda destaca que “Uma passagem para dois” é sua primeira peça neurofilosófica. “Eu procuro associar conceitos da filosofia com os conceitos das neurociências. Neste espetáculo, o público vai encontrar conceito da neurofisiologia; Mind wandering; citações de Sócrates, Freud, Feuerbach, entre outros pensadores. Essa peça é a síntese que eu faço dos meus estudos em filosofia e neurofisiologia, que chamo de neurofilosofia, que atua na construção da inteligência e na construção do humano”.

Inovações Tecnológicas e Tradição Teatral

 

Uma passagem para dois se destaca por sua linguagem híbrida, de live cinema, projeção mapeada e integração com inteligência artificial, combinando o melhor da tecnologia moderna com a essência do teatro. O cenário tradicional modular construído com objetos metálicos, têxteis, entre outros, é enriquecido com recursos imagéticos no painel de LED em 4K, que oferece uma experiência visual imersiva e moderna. Além de uma trilha sonora original em surround 7.1.

Ficha técnica

Texto e direção: Jair Raso

Elenco: Paulo Rezende e Marcelo do Vale

Trilha Sonora Original: Itiberê Zwarg

Vídeos: Paulo Conceição

Cenário: Pedro Henrique e Marlon Silva

Cenotécnica: Ricardo Bah

Figurinos: Ivana Neves

Preparação corporal: Suely Machado

Preparação vocal: Jai Batista

Assistentes de direção: Andréa Raso e Matilde Biadi

Produção executiva: Luiz Alberto De Filippo

Produção: Teatro Feluma e Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais – ICCM-MG

Classificação indicativa: 12 anos

Tempo de duração: 70 minutos

Teatro Feluma

O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), que tem por objetivo ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes com o ensino acadêmico.

Localizado no 7º andar do prédio da FCM-MG, o espaço abriga a sala de espetáculos Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com plateia de 396 lugares e preparada para receber espetáculos teatrais, musicais, de dança, além de eventos corporativos.

Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o espaço também tem em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que esta iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.

Serviço:

Temporada: 14 de junho a 14 de julho

Sexta e Sábado, às 20h | Domingo, às 19h

Teatro Feluma

Ingressos: Inteira (R$80) e Meia (RS40) https://bileto.sympla.com.br/event/94789

Capacidade: 396 lugares

Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro

Contato: teatro@feluma.org.br| (31) 3248-7250

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here