domingo, fevereiro 25, 2024
HomeNoticiasEstadoUberaba inaugura Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em parceria com a...

Uberaba inaugura Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em parceria com a ABREE e CODAU

ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Prefeitura de Uberaba/MG e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – CODAU, inauguram a Central de Logística Reversa de Uberaba/MG. A parceria tem como principal objetivo conscientizar e reforçar a importância do descarte ambientalmente correto de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo da região mineira.

“O descarte incorreto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos trazem muitos malefícios ao meio-ambiente, população e para nossa saúde. A poluição produzida por esses produtos, descartados incorretamente, contamina as vias, rios e mares de todo o mundo. Se esses equipamentos forem administrados e descartados de maneira certa é possível reduzir a emissão de gases e metais que prejudicam o nosso bem-estar. Além disso, esse tipo de serviço gera empregos e ajuda na economia do país”, comenta Tamara Figueiredo, Analista de Relações Institucionais da ABREE.

O evento de inauguração aconteceu no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (Ceta), instalado no Parque das Barrigudas, onde funcionará a unidade. A inauguração contou com a presença de Juliana Carvalho Rodrigues (Diretora de Gestão de resíduo e Qualidade do Solo do Ministério do Meio Ambiente) e Moacyr Lopes (Vice-prefeito de Uberaba). Além disso, esteve presente também José Waldir de Sousa Filho (Presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – CODAU) e Tamara Figueiredo (Analista de Relações Institucionais da ABREE).

A ABREE ficará responsável pela retirada dos produtos armazenados na Central em Uberaba e também pela destinação ambientalmente correta. A população pode descartar, pessoalmente, os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e seus componentes. Vale ressaltar que a entidade está presente em todo o Brasil e faz esse serviço desde 2021. Já são mais de 1,2 mil municípios que a entidade atua, totalizando quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país.

Segundo o Decreto Federal 10.240/2020, a responsabilidade é dividida entre o ciclo de vida do produto, contendo a obrigatoriedade determinada pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.

Sobre a ABREE – Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments