segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeGastronomiaTradicional restaurate de Tiradentes lança delivery em BH

Tradicional restaurate de Tiradentes lança delivery em BH

Um pouquinho de Tiradentes na capital

Uma gostosa novidade para quem aprecia uma boa comida mineira. O tradicional restaurante Padre Toledo de Tiradentes, que completou 52 anos, chegou em BH a desde o dia 01 de dezembro.

O restaurante é reconhecido por valorizar a comida mineira, levar afeto e carinho através dos pratos preparados a partir de receitas de família, com produtos típicos. “Estamos levando um pouquinho de Tiradentes, da experiência de saborear nossos pratos daqui para BH”, afirma Fernanda Fonseca, Chef do restaurante.

Imagine as autênticas delícias mineiras, feitas com produtos de qualidade, de produtores locais, chegando quentinha na porta de sua casa.

Pastel de Angu de queijo, pastel de Angu de carne, Bolinho de Tropeiro, Costelinha com rapadura, Tabua Mineira, Tutu de Feijão, Tropeiro, Frango com quiabo, Frango com ora-pro-nóbis, Arroz de Taioba, Risoto de canjiquinha, Risoto de frango com ora-pro-nóbis e Risoto de ora-pro-nóbis estarão disponíveis para delivery, que poderão ser pedidos via IFood ou pelo Whatsapp 31 99063-8773.

Além do cardápio, o restaurante oferece o serviço de buffet para os mais diversos tipos de evento, empório com mineiridades – especial de Doce de Leite e Doce de Figo para o Natal, encomenda de pratos para o final de ano e a experiência do Chef em casa.

Sobre o restaurante

Aberto em 1970, em um casarão antigo datado de 1722, o Restaurante Padre Toledo comemorou no mês de julho, 52 anos de funcionamento ininterruptos, sempre priorizando a cozinha mineira clássica.

“É uma felicidade estarmos aqui comemorando tantos anos dessa casa emblemática para Tiradentes e Minas. Buscamos sempre valorizar a cozinha mineira, utilizando produtos típicos, aquecendo almas e corações, através das receitas de nossa família”, fala Geraldo Fonseca, a frente do restaurante.

O restaurante sempre funcionou na Rua Direita. No cardápio, pratos como Tutu de feijão, Feijão tropeiro, Frango com Quiabo, Frango ao molho pardo (praticamente o único em Tiradentes hoje), Frango com ora-pro-nóbis e as receitas exclusivas de frango à moda da cozinheira e o Filet à parmegiana, que mesmo fugindo da comida mineira, é destaque na casa pela exclusividade do molho de vinho. Em 2020, novos pratos foram incorporados ao cardápio. São eles: Entradas novas como Costelinha com redução de rapadura e farofa crocante, uma releitura do tradicional frango com ora-pro-nóbis: risoto de frango com ora-pro-nóbis e a sobremesa Maríilia e Dirceu, em homenagem ao casal mais famoso de inconfidentes.   Aliás, uma peculiaridade: diz a lenda que ora-pro-nóbis era o prato preferido do Padre Toledo. Tem também os risotos: de queijo artesanal com filet mignon e o de canjiquinha.

A história

O restaurante surgiu em 1970, ano em que Dona Josefina, uma cozinheira mineira de mão cheia, que já fazia bolos e buffets, apostou no sonho de ter um restaurante voltado para o turismo, mesmo em uma época em que o turismo em Tiradentes era muito incipiente. A partir do sucesso do negócio, junto com o marido, Sr. Cota e os 4 filhos, iniciou os empreendimentos da família, focados  na cozinha: padaria, que hoje dedica-se principalmente às quitandas mineiras tradicionais, a pousada e a fazenda, que fornece alguns insumos e a Cachaça Padre Toledo ao restaurante.

Atualmente a terceira geração, Fernanda, Paula e Luiz Neto gerenciam o restaurante junto com o pai, Sr. Geraldo Fonseca, “É um negócio familiar que passa de geração a geração, somos a 3ª já. A paixão pela gastronomia e empreendedorismo vem de família, e é muito orgulho a gente poder levar esse nome conosco”, fala Luiz Fonseca Neto.

O nome do restaurante é uma homenagem ao pai da Inconfidência Mineira, o Padre Toledo, que realizou a primeira reunião do movimento na sua casa, em Tiradentes, durante o batizado da filha de Barbara Heliodora e Alvarenga Peixoto. Estiveram presentes neste evento, que foi regado a muita comida boa, Hipolita Jacinta, Vitoriano Veloso, Tomas Antônio Gonzaga dentre outros.

Sobre a Chef

A cozinha do Restaurante Padre Toledo é  também cheia de história e saudade, Ilda e Pelé (in memoriam) , se tornaram da família ao estarem desde o início, durante 50 anos no restaurante,  sendo cocriadores  de  algumas das principais receitas. E nos últimos 15 anos, o Sr. Tião e Carlos continuam firmes na perpetuação do legado construído por eles e Dona Josefina.

Atualmente, a cozinha, é liderada pela chef Fernanda Fonseca, natural de Tiradentes, nasceu e cresceu em meio às panelas do Restaurante Padre Toledo, herdando do pai e da avó o dom de cozinhar e as receitas de família. Estudou turismo e gastronomia, fez cursos e estágio na França, onde morou por quase 3 anos. Especializou em Cozinha Mineira, sendo a valorização de ingredientes  mineiros e a memória afetiva, os pilares de seu trabalho.

https://www.cardapiodigital.io/padretoledo/catalog

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments