sábado, abril 20, 2024
HomeNoticiasEstadoRota da Liberdade ilumina Sabará neste final de semana

Rota da Liberdade ilumina Sabará neste final de semana

Lasers e vídeo mappings irão integrar a arquitetura da Praça Melo Viana em uma imersão de luzes e cores que vai contar a história e cultura da cidade histórica

Uma das cidades mais antigas do estado de Minas Gerais, terá toda sua riqueza cultural homenageada pelo Rota da Liberdade nos dias 2 e 3 de setembro, a partir das 19h. O projeto que, em julho, encantou o público com uma cara nova no entorno do Viaduto Santa Tereza, desta vez, vai iluminar as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Melo Viana. A fachada vai receber intervenções de laser e um videomapping exclusivo com cenas que homenageiam a cultura e contam a história de Sabará.

A direção do projeto fica por conta do artista Rafael Cançado, mais conhecido como Homem Gaiola. Arquiteto, artista digital e um dos diretores do coletivo internacional Dark Light Studio, o VJ realizou uma intensa pesquisa sobre os aspectos históricos de Sabará, para criar um trabalho que reflita as preciosidades culturais e arquitetônicas do município. “Sabará tem uma enorme bagagem cultural. Vamos explorar a arquitetura da fachada da igreja com temas que vão desde o Rio das Velhas, o ciclo do ouro, as jabuticabas e, claro, o barroco que é um dos nossos maiores patrimônios”, conta.

Rafael explica que seu trabalho consiste em transformar a realidade por meio das luzes, criando uma sensação de imersão capaz de transmitir sensações para o público. Em cada trabalho que faz, o artista busca desenvolver uma narrativa única, que dialogue com as tradições, valores, e histórias de cada espaço e projeto, trazendo reflexões e novas experiências com a arte.

Sabará

A palavra “Sabará” tem origem em um termo tupi que significa pedra grande brilhante. A cidade localizada na região metropolitana de BH, possui uma enorme bagagem cultural, com atrativos turísticos que remetem ao período do Ciclo do Ouro e que encantam quem busca encontrar calma e história, há poucos minutos da capital.

Erguida em 1713 por pessoas em situação de escravidão, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário nunca foi finalizada em função da falta de recursos financeiros. Mas, mesmo sem seu projeto inicial ter sido completado, a igreja revela a fé e a força do povo negro africano, por isso, foi tombada pelo IPHAN e hoje é um dos maiores cartões postais da cidade.

 

SERVIÇO:

ROTA DA LIBERDADE – SABARÁ

2 e 3 de setembro – 19h às 23h

Praça Melo Viana – Sabará

Informações pelo Instagram @rota.da.liberdade

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments