terça-feira, abril 16, 2024
HomeNoticiasCultura“Promessa” é o novo single da cantora e compositora Artane Inarde

“Promessa” é o novo single da cantora e compositora Artane Inarde

“Promessa”, o novo single de Artane Inarde, traz uma combinação afinada do balanço do samba com a transcendência da poesia. Composta por Artane e Ricardo Ulpiano, a canção enlaça versos, ritmo e melodias em delicada pulsação. “Promessa” é o primeiro trabalho de Artane depois do EP “Tatuagem”, lançamento independente que já ultrapassou a marca dos 100 mil streams e foi bem recebido na imprensa especializada.

Em “Promessa”, Artane Inarde continua a trabalhar em seu tema favorito, o amor, que é presença substancial nas cinco canções de “Tatuagem”. Mas, agora, em um registro mais ousado e experiente. “Promessa” deixa evidente o avanço de Artane como compositora e como cantora: nesta canção ela apresenta novas reflexões sobre o mesmo tema (no caso, as tonalidades do amor) e busca outras sonoridades e modos de expressão vocal. “Promessa” é para ouvir e também para dançar, como define a cantora. “Eu queria fazer uma música sobre os sentimentos, mas que também tivesse vibração, balanço, que estimulasse as pessoas à dança”, diz Artane.

Essa nova sonoridade ela encontrou trabalhando em parceria com o multiinstrumentista e produtor mineiro Felipe Fantoni, que participa da faixa tocando violão e baixo, além de contribuir com a harmonia e o arranjo. “A participação do Felipe foi fundamental na finalização da música: ele me incentivou, me encorajou no sentido de trabalhar mais a música, como criar um refrão e mudar o andamento, pois originalmente “Promessa” estava mais para um samba com pegada bossa nova”, conta ela. “Promessa” foi gravada e finalizada em Belo Horizonte e contou ainda com participação de músicos de talento reconhecido, como o pianista Nikolas Yuri Ferreira, o baterista Leo Pires, o percussionista Fábio Martins, o trombonista Leonardo

Brasilino e Lorena Amaral, que fez backing vocals e atuou ainda como vocal coach.

Outro ponto a comemorar, para Artane, é seu progresso como intérprete. Em “Promessa” sua ampliação vocal fica evidente, assim como suas modalidades de expressão. “Quanto mais aprendo, mais eu quero avançar, e aí fico mais exigente, mais chata comigo mesma”, confidencia. “Sei que não sou uma cantora que desde sempre foi preparada para o ofício, mas tenho outras particularidades a oferecer: meu timbre, minhas letras, carisma, além da paixão pelo canto e a vontade de aprimorar a cada dia o que faço”, conta. Atributos que estão rendendo ouvintes e admiradores.

“Tatuagem”, seu trabalho de estreia, já ultrapassou a marca de 100 mil

streams no Spotify, contabiliza 19 mil ouvintes mensais e mais de 60 mil visualizações em seu canal no Youtube.

Breve exposição de uma trajetória intensa

A vivência poético-literária, a diversidade de influências musicais e a

história de sua própria família, de forte tradição artística (uma avó e um tio também são compositores), são alguns dos componentes que coexistem e se interagem no repertório autoral da cantora e compositora Artane Inarde. Nordestina de nascimento (em Natal, Rio Grande do Norte) e radicada em Belo Horizonte, Artane traz em sua bagagem signos de todas essas trilhas, percorridas desde a infância: os ritmos e as rimas solares do Nordeste, a cadência do samba, as harmonias de Minas e o fraseado da MPB. Expressões que frequentemente se cruzam em suas canções.

Escritora e poeta desde a adolescência, Artane Inarde descobriu seu talento musical recentemente, já vivendo em Belo Horizonte, quando passou a compor junto a compositores mineiros.

As primeiras dessas colaborações resultaram na gravação do EP

“Tatuagem”, lançado em 2021, com cinco faixas: “Tatuagem” (coautoria de Ale Hilário), canção de sabor pop que aborda de forma poética as imagens, símbolos e palavras tatuadas pelo corpo; o samba “Escada”, feito em parceria com Ale Hilário; “Coração Ligeiro” (com música de Anderson Lobo), que traz a cadência sensual do xote e versa sobre o amor pleno, para o qual não há antídoto nem remédio; “Pequeno Plágio Sentimental” (também com Hilário), inspirada na relação da cantora com uma de suas avós, é uma

canção sobre memória, saudade e gratidão; e a balada “Rosa do Agora” (coautoria de Hilário), que fala do despertar poético, do encontro com o belo e a poesia.

Além de cantora e compositora, Artane Inarde é também poeta e contista, ofícios que exerce desde a adolescência. Tem diversos poemas publicados em livros e antologias nacionais e estrangeiros, entre os quais, “Rima do Gueto e “Estrelas” (O Livro das Marias II/Ixtlan 2020), “Como se seu fosse” e “Em vão” (Escrituras Negras II – As Marca/Ixtlan 2021), “Amar é Existir” e “Calar a Canção” (Elas e As Letras – Insubmissão Ancestral/In-Finita, Portugal, 2021) e os contos “Chega Logo”, publicado em “Histórias de Quarentena” (Helvetia 2021), “Talvez Poesia”, publicado na coletânea “Mulheres das Letras – Ed. Esp. Salão do Livro de Genebra” (Editora Literese, 2021) e “Conto Entre Versos – Do amor à Solidão” (Helvetia, 2020).

 “Promessa” – Single de Artane Inarde

Lançamento:

Composição: Artane Inarde e Ricardo Ulpiano

Produção musical e arranjo:

Violão / Baixo- Felipe Fantoni

Piano – Nikolas Yuri Ferreira

Bateria – Leo Pires

Percussão – Fábio Martins

Trombone – Leonardo Brasilino

Backing Vocal e vocal coach – Lorena Amaral

Voz: Artane Inarde

Produção Musical, Gravação Mix/Master: Felipe Fantoni

Leve Music Studio 2022

Disponível em todas as plataformas de música no dia 15 de julho de 2022.

Acesse: https://artaneinarde.bfan.link/promessa

YouTube: www.youtube.com/channel/UCL5p-zX_PQD-dPJtalOWI7A

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments