domingo, fevereiro 25, 2024
HomeGastronomiaComidaPouso Alegre reúne representantes do setor no 2º Encontro da Frente da...

Pouso Alegre reúne representantes do setor no 2º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira no Sul de Minas

No próximo dia 14 (quinta-feira), Pouso Alegre sediará o 2º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Regional Sul de Minas. Durante o evento, também será realizada a abertura do 2º Festival do Morango de Pouso Alegre, que visa fomentar o cultivo e as receitas da fruta tradicional no município e em toda a região. O 1º Encontro da FGM foi em Poços de Caldas e, agora, chegou a vez de Pouso Alegre, cidade integrante do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira,receber representantes para uma variada programação. Com credenciamento às 8h, o evento contará com palestras sobre a valorização da cozinha como patrimônio cultural, sobre o enoturismo e apresentação de cidades e iguarias.

Com entrada gratuita, o encontro será no Teatro Municipal de Pouso Alegre. As próximas cidades sulmineiras a receberem etapas do encontro serão, Monte Sião, integrante do Circuito Turístico Malhas (outubro), e Guaxupé, cidade integrante do Circuito Turístico Montanhas Cafeeira de Minas.

O prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas, destaca a importância para o município em sediar e realizar os eventos, já que “a movimentação criada em torno destas festividades prova o que tem se firmado, o potencial turístico de Pouso Alegre, algo que está sendo ampliado para que seja apreciado por moradores e turistas”.

A superintendente de Comunicação, Lazer e Turismo de Pouso Alegre, Jaqueline Lima da Costa, pontua que, “entre as rotas turísticas, a gastronômica vem se destacando e estes eventos são a prova disso. O Encontro da Frente da Gastronomia Mineira é itinerante e nossa cidade irá sediá-lo neste ano para que, ao longo do dia, sejam discutidos mecanismos para o fortalecimento da gastronomia mineira”.

A avaliação positiva também é registrada pelo diretor de Turismo da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e vice-presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes de Pouso Alegre (Sindipa), Rolandão Brandão. Ele destaca a importância do encontro ser promovido com o Festival do Morango: “estamos trabalhando já tem alguns anos, via Governança do Turismo Pouso Alegre, envolvendo todas as entidades do setor do município, públicas, privadas e do terceiro setor para que estejamos na rota das ações gastronômica de Minas Gerais. Estamos felizes e ansiosos para esta ação tão importante para Pouso Alegre e nosso Sul de Minas”.

Nas noites de14 a 16 de julho, shows musicais, workshops, barracas de culinária, artesanato produtosfeitos com a fruta integram a programação do Festival do Morango, na Praça Senador José Bento.

Frente da Gastronomia Mineira e o crescimento do setor

O Sul do Estado passou a contar com uma regional da Frente da Gastronomia Mineira, com a maior mobilização coletiva de Minas Gerais e atuação para o fomento, desenvolvimento, valorização e guarda da gastronomia mineira. A coordenação da regional está a cargo do Circuito Turístico Caminhos Gerais, entidade presidida pelo secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, e que tem como gestor o turismólogo Rafael Huhn.

“É um território do estado que realmente tem uma grande riqueza de produtos diferenciados, como queijos, vinhos, azeites e tantos outros ícones da gastronomia mineira”, garante o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati. Ele recorda que a região é fundamental para fortalecer o elo do movimento, que busca preservar e difundir a cultura alimentar mineira.

Já Ricardo Oliveira ressalta que há, neste momento,um grande esforço no Estado para estimular o setor gastronômico e difundir a cultura mineira: “nós estamos falando do ano da mineiridade, do ano da cozinha mineira. É uma grande honra para nós contribuir para que essa cultura gastronômica seja referenciada no Sul. Vamos trabalhar para que, cada vez mais, possamos fomentar não somente a nossa região, do Circuito Turístico Caminhos Gerais, mas todo o Sul de Minas”.

Confira a programação do 2º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul de Minas:

MANHÃ

8h – Credenciamento

9h – Abertura Oficial do Festival do Morango

10h – Palestra: Enoturismo em Andradas – A experiência da Casa Geraldo – Carlos Geraldo Marcon

Experiências: Biscoito de Polvilho – Patrimônio Cultural de Areado

Experiências: Café do Sítio São Sebastião – Cachoeira de Minas

Intervalo para o almoço

TARDE

14h – Palestra: Cozinha Mineira: Identidade e patrimônio – Luciana Praxedes – Instituto Periférico

Experiências: Mantiqueira Fest – Poços de Caldas

Experiências: Festa do Azeite Novo de Maria da Fé – Gastronomia e Turismo

Experiências: Vem pra Pouso Alegre – Gastronomia

NOITE

Festival do Morango de Pouso Alegre

Confira a programação do 2º Festival do Morango de Pouso Alegre:

Apresentações musicais:

14/7: 20h – Luciano Sollo| 21h – Tamires e Taina

15/7: 20h- Nanda Andrade | 21h – Caio e Breno

16/7: 20h- Ademir Andrade e Mirtinho | 21h- Lê Guimarães | 22h- Fran Morais

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments