segunda-feira, julho 1, 2024
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Fecomércio vê com esperança acordos celebrados com o Governo Federal para estimular comércio e serviços

O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, tem boas expectativas sobre a assinatura de dois acordos celebrados entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Governo Federal nesta quarta (26), em Brasília, que preveem um ciclo de formulação de políticas públicas com foco no fortalecimento do setor do comércio e serviços do país.

“Conforme dados divulgados nesta semana, Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de empresas de serviços e comércio abertas desde o começo deste ano no Brasil. Esses números são animadores, mas de fato precisamos de políticas públicas que estimulem a continuidade e a expansão destas empresas, por isso vemos a celebração dos acordos com esperança”, diz Nadim Donato.

Os acordos de cooperação técnica (ACT) foram assinados entre a CNC, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, titular do MDIC e secretário-executivo do MEMP, Tadeu Alencar, representando o ministro Márcio França.

Outro acordo de cooperação foi firmado também com o MEMP e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Para o presidente da CNC, Roberto Tadros, a parceria com o governo federal é a celebração de um compromisso que objetiva “formular propostas de políticas públicas eficazes para o crescimento do País e para um ambiente favorável ao desenvolvimento dos setores representados do comércio de bens, serviços e turismo”.

Conforme o presidente da CNC, para cada um dos acordos, foi elaborado um plano de trabalho com o envolvimento das equipes técnicas de CNC e dos ministérios para identificar oportunidades de melhoria e criação de estratégias que incentivem o empreendedorismo, aumentem a competitividade e impulsionem os setores representados pelo Sistema Comércio.

O primeiro acordo envolvendo os dois ministérios, tem como eixos temáticos prioritários a desburocratização e simplificação de registros e aberturas de empresas; o acesso ao crédito e a redução do spread bancário; a digitalização e inovação; e a pirataria.

O outro acordo, envolvendo CNC, MEMP e a Fenacon, visa a mútua cooperação entre as entidades para o desenvolvimento de ações conjuntas, destinadas à formulação de políticas públicas para a formalização de empreendedores, ao desenvolvimento e à melhoria da competitividade dos microempreendedores individuais, das microempresas, das empresas de pequeno porte e das sociedades organizadas em cooperativas e associações.

O objetivo da parceria é fomentar o empreendedorismo e promover a melhoria do ambiente de negócios, por meio do fortalecimento e do desenvolvimento dos pequenos negócios, em harmonia com disposto na Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e suas alterações, a ser executado conforme especificações estabelecidas no Plano de Trabalho. (Com informações da CNC).

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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