domingo, junho 16, 2024
HomeEntretenimentoDia das Mães: pesquisa da comunidade Mommys aponta que mulheres sentem perda...

Dia das Mães: pesquisa da comunidade Mommys aponta que mulheres sentem perda de identidade após a maternidade.

Levantamento ouviu mais de 500 mães de Belo Horizonte e Região Metropolitana e mostra o impacto da maternidade na vida e nas relações dessas mulheres

Desromantizar a maternidade é uma busca recorrente das mulheres. O objetivo desse movimento não é questionar o tamanho do amor pelo filho, mas lançar luz aos desafios que a mulher abraça, muitas vezes sozinha, ao assumir esse papel. Um levantamento realizado pela comunidade materna Mommys, que reúne no Facebook mais de 10 mil mães de Belo Horizonte e Região Metropolitana, aponta que 71,1% das mães sentem que perderam sua identidade, em algum nível, após a maternidade.

A pesquisa online ouviu mais de 500 mulheres da capital e Região Metropolitana, no fim do mês de abril, abordando questões relacionadas à saúde mental e ao autocuidado. Nas respostas, a maioria das mães (80,5%) afirma que após a maternidade passou a se sentir mais sozinha, permanentemente (45,3%) ou às vezes (35,2%), e que viu suas amizades mudarem (72,9%).

Correndo para equilibrar todos os pratinhos em meio à sobrecarga e à culpa, 64,3% delas se sentem desconectadas de si próprias e se esforçam para manter momentos dedicados a elas mesmas, seja uma vez por semana (32,5%), uma vez ao mês (6,5%) ou esporadicamente (31,7%). Nessas horas, o que as mães mais querem é descansar, sair com as amigas, viajar ou fazer algum programa com o marido/companheiro(a), respectivamente.

Outro dado que chama a atenção é a importância da conexão com outras mulheres para manter vivo o EU feminino. Cerca de 70% das mães entrevistadas dizem que encontram conforto e confiança para se abrir sobre as questões de maternidade com outras mulheres, sejam sua mãe, amigas ou outras mães. “Há 14 anos o Mommys cumpre esse papel de ser rede de apoio para as mães. No grupo secreto – exclusivo para mães, elas se conectam, compartilham dores, dúvidas, dicas e desafios. Mas, também, procuramos entender  suas necessidades e buscar parcerias e oportunidades que valorizem e reforcem sua identidade para além da maternidade”, afirma Mariana Bicalho, idealizadora do Mommys.

A partir da escuta ativa, o grupo desenvolve um cronograma de eventos diversos voltados para mulheres, como o Mommys Night Out, uma balada exclusiva para as mães, e o Encontro de Mães Empreendedoras, que na edição da próxima segunda-feira (13), aborda o tema “Espelho, espelho, Mãe”, falando sobre a importância da identidade feminina. “O nosso objetivo com esses encontros é ajudar as mulheres a se enxergarem, fortalecer sua autoestima e gerar aprendizados. Esse ambiente de troca entre mulheres é algo característico da maternidade há muitas gerações. O que fazemos é criar momentos de conexão real, para além do ambiente online, em que elas possam se ver e se reconhecer nas histórias umas das outras, além de ter acesso a conteúdos e experiências de qualidade”, reforça Mariana.

As mães seguem cansadas!

Assim como em outras edições, o levantamento realizado pelo Mommys neste ano aponta que 98,8% das mães se sentem cansadas, permanentemente (59.6%) ou às vezes (39.2%). O dado reflete uma pauta muito comum nas rodas de conversas sobre maternidade, já que as mulheres, na maioria das vezes, se dividem entre o papel de mãe, mulher e profissional, além de apoiar de perto as demandas educacionais e pessoais dos filhos.

Apesar de a maioria das respondentes (73,7%) afirmarem que dividem os cuidados dos filhos com mais alguém – em grande parte com o marido/pai das crianças, a sua mãe ou uma colaboradora contratada -, elas se sentem sobrecarregadas sempre (47,7%) ou às vezes (42,2%) e culpadas em algum nível, como dito por 84,2% das entrevistadas.

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments