Home Noticias Estado CROO-MG sai em defesa dos profissionais da Optometria e divulga canal de...

CROO-MG sai em defesa dos profissionais da Optometria e divulga canal de denúncias à população

Não caia no conto do falsário! Optometria é coisa séria e você pode contar com um Canal Exclusivo de Denúncia caso seja enganado ou tenha suspeita de atendimento duvidoso.

0
49

É esse o recado da Câmara Regional de Óptica e Optometria do Estado de Minas Gerais (CROO-MG), diante das últimas notícias sobre a prisão de dois homens, no Sul de Minas, suspeitos de exercerem, ilegalmente, a função de optometrista.

O profissional da optometria é responsável pelos cuidados primários à  saúde visual e ocular de pacientes por meio de métodos e exames não invasivos. Ele pode realizar o exame de vista para identificar problemas no sentido da visão e, assim, identificar astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos , para que possa prescrever compensações ópticas. É importante dizer que para o tratamento de doenças e enfermidades na visão, esses profissionais encaminha os pacientes para o atendimento médico e hospitalar.

Ao reforçar a importância da denúncia de indivíduos que, por ventura, estejam oferecendo os serviços de prescrição de óculos sem a competência e qualificação necessárias, o presidente da CROO-MG, Túlio Emerson Mendlovtiz Lakitini, cita qualificações profissionais de um optometrista sério.  “Somos profissionais qualificados por cursos superiores,  reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com atuação fundamental na atenção primária à saúde visual e ocular. Identificamos problemas de visão e garantimos seu adequado funcionamento. Podemos também indicar o uso de óculos e lentes de contato, além de aplicar terapias não invasivas para reabilitação visual”, reforça.

Denuncie!

A Câmara Regional de Óptica e Optometria do Estado de Minas Gerais disponibiliza um Canal para recebimento de denúncia de atendimentos feitos por falsos profissionais e de outros tipos de irregularidades e já recebeu mais de 2 mil reclamações. “É importante dizer que abrimos esse Canal para atender a quem de fato tem algo sério a dizer. Nossa agenda é bastante ocupada, somos profissionais do atendimento à saúde, lidamos com vidas, com um dos bens mais preciosos que é a visão humana, portanto, não temos tempo a perder”. (link) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfMfRzJx3gOktI0ZbJXhwoD41sBPAiPoLtHO9Ci4L89r1S3mw/viewform?pli=1

O presidente da CROO-MG diz ainda que o optometrista profissional precisa estar acima de qualquer suspeita, atendendo com responsabilidade e zelo. “Assim como em qualquer profissão, existem os aproveitadores de plantão e isso não aceitamos. Desconfie daquela pessoa que se diz optometrista, mas não tem local fixo de atendimento, e a cada dia está num ponto diferente como igrejas, salões de eventos, entre outros.”

A CROO-MG coloca-se à disposição da população para esclarecer dúvidas e orientar sobre como encontrar os verdadeiros optometristas. Para evitar cair em armadilhas, é fundamental também verificar a filiação do profissional à Câmara Regional e buscar estabelecimentos credenciados pela instituição. “Essas medidas garantem que os serviços sejam prestados dentro dos padrões éticos e legais estabelecidos, protegendo tanto os profissionais legalmente habilitados quanto os cidadãos que buscam cuidados relacionados à saúde visual”, reforça o vice presidente , Ricardo Rodrigues.

Sobre a CROO-MG

Trata-se de uma entidade associativa sem fins econômicos do exercício e das atividades profissionais. É dotada de personalidade jurídica de direito público, com personalidade jurídica distinta de seus associados e administradores, com sede e foro na comarca de Belo Horizonte – MG, situada à Rua São Paulo, 893, Sala 1206, no centro de Belo Horizonte.

Vale registrar que as Câmaras Profissionais não recebem nenhum tipo de subsídio do Governo e, assim como todos os outros CROO´S distribuídos pelo Brasil, é filiado e vinculado a Confederação Brasileira de Óptica e Optometria (CBOO), que é a instância superior de regulamentação das profissões abrangidas.

Lakitini diz que a CROO-MG assegura ao cidadão que os serviços por ele contratados possuam um responsável técnico. “É neste espaço que atua a Instituição, exigindo dos profissionais a Certificação de Habilitação Legal (CHL), ou seja, o Certificado de Responsabilidade Técnica (CRT), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado.

Entre as suas atribuições estão: Orientar a atuação da empresa ou do profissional, através do seu registro; manter o Acervo Técnico do profissional, com registro de todas as suas formações e responsabilidades, exigir da sociedade que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam responsáveis por estabelecimentos ópticos, optométricos ou de contatólogos; registrar a CHL ou CRT – Anotação de Responsabilidade Técnica – documento que especifica as responsabilidades do profissional quanto aos serviços.

Serviço PARA A IMPRENSA

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here