domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasCulturaCasa Fiat de Cultura integra 22ª Semana Nacional dos Museus. Programação gratuita...

Casa Fiat de Cultura integra 22ª Semana Nacional dos Museus. Programação gratuita inclui exposições, bate-papo e formação para professores

A programação, que é gratuita, inclui exposições, bate-papo e formação para professores

Entre os dias 13 e 19 de maio, a Casa Fiat de Cultura participa da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Durante esta semana, a instituição realiza uma programação especial que traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, propondo uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. Fazem parte da programação as exposições “Visível Sensível: do colecionismo ao museu” e “Revela”, o Encontros com o Patrimônio “Ritmos Herdados: explorando a Tarantela como patrimônio cultural” e a Formação de Professores “Colecionismo e acervos de arte”.  Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

O hábito particular de colecionar pode gerar acervos riquíssimos, compostos por diferentes técnicas como pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e outros objetos. Esses conjuntos tornam-se importantes instrumentos da preservação e do registro cultural, além de marcarem momentos históricos. Na Formação de Professores online “Colecionismo e acervos de arte”, o objetivo é valorizar essa prática, demonstrando com estudos de casos a importância do colecionismo através dos tempos. Em dois episódios disponibilizados no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube nos dias 14 e 15 de maio serão apresentadas ferramentas que poderão ser usadas por professores e educadores para abordar consciência e pertencimento ao tempo presente com os alunos, ampliando o pensamento crítico e o envolvimento dos estudantes.

A influência e a importância da Tarantela no cenário do patrimônio imaterial da Itália, bem como sua disseminação e preservação no contexto cultural brasileiro será o tema da edição do Encontros com o Patrimônio no dia 19 de maio, às 11h. A convidada para o bate-papo virtual é a coordenadora do projeto Piccolo Pavone, o mais antigo do estado do Espírito Santo de danças italianas, Libian Paganoto, que vai falar sobre essa tradição e a maneira como a Tarantela surgiu e continua a ecoar nos corações e nas mentes dos italianos e brasileiros. Originária da região da Puglia, no sul da Itália, a Tarantela é uma dança tradicional com raízes profundas na história e na identidade cultural italiana. Seus ritmos vibrantes e passos enérgicos encapsulam séculos de tradição, refletindo não apenas uma forma de expressão artística, mas também uma conexão comunitária e um meio de celebração. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela Sympla (https://bit.ly/EncontrosTarantela).

As exposições “Visível Sensível: do colecionismo ao museu na Casa Fiat de Cultura” e “Revela” também integram a programação da 22ª Semana Nacional de Museus. “Visível sensível: do colecionismo ao museu”, com curadoria de Rodrigo Vivas, apresenta 50 obras entre esculturas, pinturas, desenhos e gravuras que foram colecionadas ao longo de quase seis décadas e que hoje constituem a coleção do Centro de Memória Usiminas. A mostra se destaca pela diversidade das obras que abrangem os séculos XX e XXI. Esta seleção inédita está sendo apresentada pela primeira vez ao público fora de seu território e reúne grandes nomes de artistas mineiros e da cena brasileira como  Amilcar de Castro, Lorenzato, Yara Tupynambá, Amélia Toledo, Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos, Franz Weissmann, Manfredo Souzanetto, Marcos Coelho Benjamim, Tomie Ohtake, Nello Nuno, Chanina, Siron Franco, entre outros. O acervo contribui para a pesquisa de arte brasileira e da história da arte do Brasil e de Minas Gerais, além de promover acesso democrático a coleções particulares.

Já “Revela” é a primeira exposição de Coniiin. O artista, que foi escolhido no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria, teve seu primeiro contato com uma câmera fotográfica há 10 anos e, desde então, retrata temas com os quais se identifica e pessoas que o inspiram. Através das lentes, captura uma série de detalhes que celebram o tempo, os contornos, a identidade e a diversidade da pele negra. Em 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe, Coniiin revela a alma da cidade, a sua intimidade com o universo das fotos e o interesse em despertar a consciência das pessoas sobre memória e mudanças.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO:

Programação da Casa Fiat de Cultura na 22ª Semana Nacional de Museus

Formação de Professores | Colecionismo e acervos de arte
14 e 15 de maio
YouTube da Casa Fiat de Cultura

Encontros com o Patrimônio | Ritmos Herdados: explorando a Tarantela como Patrimônio Cultural
19 de maio,  das 11h às 12h30
Inscrições pela Sympla: https://bit.ly/EncontrosTarantela

Exposição Visível Sensível: do colecionismo ao museu na Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: até 30 de junho de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

Exposição “Revela”, de Coniiin, na Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: até 19 de maio de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@fcagroup.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura
http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments