quinta-feira, junho 20, 2024
HomeEntretenimentoDiversãoCCBB celebra Dia Mundial do Brincar com evento gratuito neste domingo

CCBB celebra Dia Mundial do Brincar com evento gratuito neste domingo

Realizado no dia 26 de maio, às 17h, a atividade celebra o Dia Mundial do Brincar

É brincando que as crianças se expressam, descobrem o mundo, se desenvolvem. Muito mais que uma atividade lúdica, o brincar é um direito e está na base de qualquer mudança que se espera da sociedade. A partir dessa ideia e pensando na importância de garantir uma infância plena aos pequenos, o CCBB Educativo – Territórios e Saberes convida pais, cuidadores e crianças de todas as idades a celebrarem o Dia Mundial do Brincar no evento “Voos Rasantes”, com o grupo Rabiola.

A ação gratuita, realizada no domingo (26/05), das 17h às 18h30, será conduzida por Camila Amy e Ramayan Sol, fundadores da Rabiola Instituto Cultural. Durante a vivência, os participantes serão convidados a experimentar brincadeiras que resgatam o brincar como prática coletiva e acolhedora. Cantigas, construção de brinquedos de papel, piões, piorras, cordas e outras práticas irão despertar a alegria que habita cada pessoa. Para participar é necessário realizar inscrição gratuita neste formulário https://forms.gle/MMYR5EcNhejfXBU26.

Brincar é abrir portas para novas relações

Indo além do Dia Mundial do Brincar, na programação permanente do CCBB Educativo as relações com os pequenos e seus cuidadores se dão por meio de brincadeiras. “Faz parte de nosso projeto investigar os diversos saberes dos territórios – geográficos e simbólicos – do mundo. E nos interessa conhecer as diversas brincadeiras e formas de brincar: tradicionais, contemporâneas, ancestrais, brasileiras, estrangeiras. Para isso, convidamos pesquisadores e brincantes para partilhar seus saberes conosco e com os públicos do Centro Cultural. Isso nos possibilita ampliar nosso olhar para o brincar e compreender sua potência pedagógica e artística”, destaca Danilo Filho, coordenador do CCBB Educativo.

Ele ressalta que o brincar é inerente ao ser humano. É por meio dele que se dá o desenvolvimento infantil, seja ele motor, cognitivo, psicológico ou social. “Muitos grupos têm se formado nas últimas décadas evidenciando o brincar para além de uma atividade lúdica. Todo esse movimento nos ajuda a desconstruir essa ideia de “adultização” das crianças que, por muito tempo, nos fez cobrar e educar as infâncias para uma maturidade que desconsidera as relações que se dão por meio do brincar. É muito importante estarmos atentos a isso como um processo de reformulação da sociedade presente e futura, entendendo os benefícios que o brincar nos traz”.

Confira, a seguir, a programação completa do CCBB Educativo até o dia 31 de maio:

“Pequeníssimas Mãos – Múltiplas Sensações”. Inspirado nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de zero a dois anos. Na primeira fase do projeto, intitulada de “De Volta para o Ninho”, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais”, criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês, que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. Uma proposta de imersão que ativará a percepção estética dos bebês, colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores. Quando: até 31/05. Horários: sábado, domingo e feriados – 11h e 11h30. Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas por até dois responsáveis.

Pequenas Mãos – Nossas Pequenas Cidades. Se você pudesse começar uma cidade do zero, como ela seria? Ela teria mais casas ou prédios? Mais parques ou shoppings? O CCBB Educativo te convida a planejar – a partir dos nossos ideais de espaço coletivo – uma cidade que seja um lugar capaz de acolher o maior número de desejos e sonhos dos que nela residem. Em uma estrutura plana, as crianças poderão organizar a localização das ruas, construções públicas, casas etc, utilizando formas tridimensionais coloridas que representarão esses espaços. Pense nas coisas que sua cidade tem, e que são importantes para você, e o que mais você gostaria que ela tivesse. Compartilhe conosco a sua visão de cidade ideal. Quando: até 31/05. Horários: sábado, domingo e feriados – 15h.

Laboratório de Práticas Criativas – Jogo de Memória. Quantos personagens da história de Minas Gerais você conhece? Quais personalidades fazem parte da memória oficial? Neste jogo, os participantes serão instigados a conhecer um pouco da memória de personagens pouco explorados pela história oficial de Minas Gerais, mas que fazem parte de sua construção e do imaginário popular. Como em um jogo da memória tradicional, cada participante terá que conectar a descrição de um personagem com a imagem correspondente a ele. Maria Papuda, Celton, Chica da Silva e Dona Beja são algumas das personalidades escolhidas para esta ação. Quando: até 31/05. Horários: sábado, domingo e feriados – 12h e 17h.

Livro Vivo. Vamos ler juntos? A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Nesta atividade, educadores realizam a leitura em voz alta de livros com as seguintes temáticas: cidades, memória, população, linguagem. Como títulos, serão oferecidos para escolha do público: “Da minha janela”, de Otávio Júnior; “A África que você fala”, de Claudio Fragata; “Todas as pessoas contam”, de Kristin Roskifte; entre outros. Quando: até 31/05. Horários: sábado e domingo – 13h e 17h.

Em Cantos e Contos. Para Patrimônio, os educadores-artistas resgatam as principais lendas de Belo Horizonte, para contar aos visitantes como essa cidade surgiu, quem foram os primeiros moradores, os primeiros bairros e quem sabe os primeiros “personagens” dessa cidade. Quando: até 31/05. Horários: sábado e domingo – 14h e 16h.

Visita Teatralizada. Nesta ação, personagens que fizeram parte da memória de BH ou do prédio do CCBB viajam no tempo e chegam em 2024 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício. Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. A visita tem duração de até 1h e é destinada para o público espontâneo. Quando: até 31/05. Horários: sábado, domingo e segunda – 18h.

Visitas Mediadas. Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de uma hora, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando: até 31/05. Horários: quarta a segunda – 12h e 18h.

Visita em Libras. Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras ao lado de um arte-educador ouvinte e intérprete de Libras. Com duração de uma hora, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando: até 31/05. Horários: domingo – 15h e segunda – 16h.

Visitas Agendadas para Grupos. Agende sua visita educativa conosco! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de 1h, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando: até 31/05. Horários: segunda, quinta e sexta – 9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h. Quarta – 9h30, 10h30, 19h.

Ateliê Educativo. Espaço aberto em que o público pode acessar a biblioteca do Educativo, conversar com os educadores acerca de temas ligados à educação, deixar recados e sugestões, participar de vivências em artes visuais experimentando técnicas e materiais e conferir trabalhos e pesquisas artísticas dos educadores. Quando: até 31/05. Horários: segunda, quinta e sexta -10h às 21h. Quarta – 10h às 13h e 17h às 21h. Sábado, domingo e feriados – 10h às 18h.

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Serviço CCBB Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento – Quarta a segunda, das 10h às 22h.
Telefone: (31) 3431-9400
E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | instagram.com/ccbbbh

Foto: Rabiola Instituto Cultural

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments