domingo, junho 23, 2024
HomeNoticiasCulturaCCBB BH recebe palestra com a artista Berna Reale - Dia 29/05

CCBB BH recebe palestra com a artista Berna Reale – Dia 29/05

A atividade é gratuita e abordará a trajetória e o processo criativo

No dia 29 de maio, quarta-feira, às 19 horas, o Teatro II do CCBB BH será palco de uma palestra com a artista visual paraense Berna Reale sobre sua trajetória e processo criativo, seguida de visita mediada à exposição. A atividade é gratuita e os ingressos gratuitos poderão ser retirados uma hora antes do evento, exclusivamente na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação).

Será um momento único para conversar sobre arte, engajamento social e os desafios do nosso tempo com uma das artistas mais importantes no cenário brasileiro atual, reconhecida como uma das principais expoentes da prática de performance no país.

 

Primeiros passos

Berna Reale comenta como foi o início da sua trajetória artística e quais foram as técnicas e suportes preferidos neste período. “Tudo muito difícil, como a carreira de qualquer artista que nasce no Norte do Brasil. O primeiro material que usei para elaborar, de alguma forma, uma expressão artística foi a cerâmica, que é mais barato e acessível na região”.

 

A artista paraense recorda que percebeu que seu corpo como suporte ideal para se expressar em 2009, quando cursava a Academia de Polícia. E destaca a realidade em sua volta como sua principal fonte de inspiração. “Sou uma pessoa que ama ver de tudo um pouco, tudo me interessa. Se vou à feira e vejo um monte de caixas empilhadas, já fico curiosa para saber de onde vieram aquelas frutas, quem trouxe, como trouxe, quanto custa esse transporte, quanto ganhou quem colheu, como vive essa pessoa, de onde veio. Se é criança ou adulto e que condições de vida enfrenta. E não fico só nisso, vou lá e pergunto para quem está do lado, puxo conversa, faço amizades… Quando vou à uma fábrica, já fico curiosa para saber se funciona em turnos, quantos trabalhadores tem… Enfim, tudo me influencia.”

 

E aponta quais são os criadores que mais admira. “São muitos artistas e muitos trabalhos, de muitas áreas do conhecimento… No mundo da arte, essa lista é enorme: Matthew Barney, Cildo Meireles, Francesca Woodman, Regina Silveira, Ana Maiolino, Carmela Gross Ana Medieta, etc, etc, etc”.

 

Diferentes olhares

No Brasil, Berna Reale já realizou exposições individuais em Belém, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. E no exterior, em Wiesbaden, Alemanha; em Salt Lake City, Estados Unidos. Participou ainda de coletivas em território nacional e também em Beijing, China; em Veneza e em Milão, Itália;  em Hollywood, Estados Unidos; em Lisboa, Portugal.

 

Sobre a recepção de suas obras pelo público brasileiro e estrangeiro, a artista comenta que “a diferença de percepção não se dá por região ou país, e sim por cultura ou referências de cada um. Como trabalho com questões sociais e por meio da semiótica, minhas imagens chegam às pessoas e são interpretadas conforme o modo como veem esses códigos, suas vivências e onde estão inseridas”.

 

Computadores fazem arte

De acordo com Berna, o avanço das tecnologias de produção de imagens, de edição, impactaram seu trabalho. “Penso que para a arte é ótimo, é mais uma opção de uso”. E salienta como vê o uso da inteligência artificial nessa perspectiva. “Pelo que já li e entendo, parece que a IA ainda tem muitas limitações de qualidade, de forma e de ampliação. Penso que a tendência é melhorar as imagens produzidas por ela”.

 

Contudo, a artista afirma preocupação em relação à utilização da IA em outros cenários.  “Tenho receio no uso da inteligência artificial como instrumento social. Pode ser uma ferramenta de violência forte, avassaladora e aniquilar a vida de muita gente – pessoas com seus rostos e vozes nos corpos e ações de outros corpos – e isso me apavora um pouco. Tenho um neto e temo por ele e por todas as crianças de hoje e futuros adultos amanhã, às vezes, isso me apavora um pouco”.

 

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

SERVIÇO

CCBB BH recebe palestra com a artista Berna Reale

Data: 29 de maio, às 19 horas – Teatro II

Entrada: Gratuita, na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento (sujeito a lotação).

 

Exposição “Ruídos”, de Berna Reale

Curador | Silas Martí

Classificação Indicativa: Livre (Atenção: Determinadas obras da exposição apresentam cenas de nudez e/ou violência como parte integrante da expressão artística e serão sinalizadas com totens na entrada das salas).

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Galerias do Térreo

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte

Funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 22h

Temporada: De 10 de maio a 10 de junho

Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

 

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Site: ccbb.com.br/bh

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | instagram.com/ccbbbh

Ficha técnica

Berna Reale – Ruídos

Artista | Berna Reale

Curador | Silas Martí

Coordenação geral | Leandro Gabriel, (Cara Produções)

Produção executiva | Daniel Moreira, (Cara Produções)

Produção Local | Magnólia Produtos e Artefatos Culturais

Projeto expográfico | Stúdio Tavares

Designer gráfico | Fernanda Monte Mor

Mídias sociais | Farol Agência Digital

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments