terça-feira, abril 16, 2024
HomeEntretenimentoCASA FIAT DE CULTURA ESTENDE A OPORTUNIDADE DE VISITAR O RESTAURO DE...

CASA FIAT DE CULTURA ESTENDE A OPORTUNIDADE DE VISITAR O RESTAURO DE OBRAS DE ALEIJADINHO ATÉ DIA 23 JANEIRO

Sucesso de visitação, a exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro” ganha mais dias em cartaz na Casa Fiat de Cultura. Em uma iniciativa inédita, o público está tendo a oportunidade de apreciar o restauro ao vivo de obras do século 18 de Aleijadinho (1738-1814). Quem ainda não conferiu a mostra, tem até o dia 23 de janeiro de 2022 para contemplar obras singulares de autoria do mestre do barroco mineiro: as imagens de São Joaquim e de São Manuel, que passaram por todo o processo de restauro de novembro a dezembro, e de Sant’Ana Mestra, que continua sendo restaurada aos olhos do público, com visitação até o fim da exposição. A entrada é gratuita e as visitas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Além disso, pelas redes sociais é possível acompanhar a websérie que apresenta o making of de todo o processo de restauro e aspectos da vida e da obra de Aleijadinho.

Um dos mais importantes nomes do barroco e do rococó, Aleijadinho teve o período de maior desenvolvimento de sua arte entre os séculos 18 e 19. As obras sacras e o rico trabalho arquitetônico se tornaram referência no que se conhece como um dos primeiros processos artísticos genuinamente brasileiro. Seu legado está sendo rememorado pela Casa Fiat de Cultura, a partir das obras de Sant’Ana Mestra, pertencente à Capela de Sant’Ana, da comunidade de Chapada de Ouro Preto/MG; de São Joaquim, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos/MG; e de São Manuel, do acervo da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Caeté/MG.

A restauração das obras de Aleijadinho está sendo feita pelo Grupo Oficina de Restauro, que dedicou, até o momento, mais de 350 horas a esse trabalho. Com o objetivo de coletar o maior número de informações sobre a iconografia, o contexto histórico em que foram produzidas e o estado de conservação, as imagens foram submetidas a fotos científicas usando fluorescência de ultravioleta, infravermelho e raio X. Foi a partir desses estudos, inclusive, que foi descoberto que a obra de São Manuel estava praticamente intacta e essa, portanto, seria sua primeira restauração; que Sant’Ana provavelmente teria cabelo na testa; e que em São Joaquim a pintura original já não existia mais devido a uma intervenção feita em 1921, ou seja, há cem anos. As imagens também passaram pelo mesmo processo de intervenção, o que incluiu, dentre outras etapas, higienização, contenção de fissuras e reintegração de lacunas e manchas, aplicação de verniz, além da descupinização, por meio de um tratamento que usou tecnologia de ponta e garantiu a total desinfestação de cupins

A dinâmica desenvolvida na Casa Fiat de Cultura permitiu que o público pudesse acompanhar, desde o mês de novembro, – por meio de visitas presenciais, através das vitrines da Casa e pela websérie – os bastidores e o passo a passo do restauro. Além disso, preparou uma programação paralela que contou com um videodrops sobre Sant’Ana, e um minicurso que estabeleceu uma trajetória iconográfica das três obras. Agora, os visitantes poderão apreciar o resultado de todo esse minucioso processo, que contará, inclusive, com mediação acessível em janeiro. Em 2022, as obras de Aleijadinho serão devolvidas às suas comunidades, reafirmando o compromisso da Casa Fiat de Cultura com a sociedade e com o patrimônio histórico e cultural.

“Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Gerdau, copatrocínio da Expresso Nepomuceno, da Sada, do Banco Fidis e do Mart Minas. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Brembo.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 15 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

“Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura”
Até 23 de janeiro de 2022
De terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita

Visitas mediadas pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura
De terça a sexta-feira, das 10h30 às 11h30, das 14h às 15h e das 17h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, às 10h30 e às 14h.
Não é necessário se inscrever. Sujeito à capacidade de 10 pessoas por horário.

A Casa Fiat de Cultura estará fechada de 24 a 26/12 e de 31/12 a 02/01.

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments