sábado, julho 6, 2024
HomeNoticiasCulturaArte e diálogos na Semana da Consciência Negra

Arte e diálogos na Semana da Consciência Negra

Oficina, bate-papo e estreia da Visita Teatralizada Rainha Conga fazem parte da programação gratuita realizada entre 20 e 27 de novembro pelo CCBB Educativo

 

Histórias de luta, de conquistas, de criações na escrita, na arte, na sociedade: a cultura negra é tão diversa quanto essencial para as muitas identidades do Brasil. Mas quais são as suas narrativas? Quais territórios elas ocupam? Quem são seus protagonistas? A partir de um mergulho nas tradições afro-brasileiras, o CCBB Educativo convida o público a pensar novos caminhos para a educação antirracista na “Semana da Consciência Negra”.

A programação gratuita, realizada entre 20 e 27 de novembro, inclui apresentações artísticas, palestras e rodas de conversa que apontam possibilidades para uma abordagem educativa e cultural que evidencie as relações étnico-raciais em espaços culturais de Belo Horizonte.

Para abrir a programação, o CCBB Educativo estreia a Visita Teatralizada Rainha Conga, às 18 horas, no Hall Liberdade. A nova apresentação traz à cena a personagem Dominga – A Rainha Conga, que resgata, por meio da memória, histórias do congado mineiro. Ela chega ao CCBB como uma personagem atemporal que vem visitar a amiga Maria do Arraial. Mas além de não a encontrar, as coisas não estão como antes e, assim, ela vai desvendando o espaço, cantando e contando nesse trajeto histórias que se misturam às narrativas de Galanga – Chico Rei, Amásia – Rainha Conga, Dona Isabel e outras personalidades da tradição afro-mineira. A esquete teatral terá nova apresentação no domingo (26 de novembro), também às 18h, no Hall Liberdade.

Na quinta e na sexta-feira (23 e 24 de novembro), de 15h às 18h, será realizada a oficina “Encantoar: reconhecendo a música individual a partir da escrevivência musical“, atividade conduzida pela cantora, atriz e professora Michele Bernardino.  Inspirada pelo termo escrevivência, cunhado pela escritora Conceição Evaristo, a oficina recupera e investiga não somente as palavras, mas também os ritmos, sons e timbres das narrativas pessoais de cada participante. Serão dois encontros imersivos com exercícios e jogos tendo como referência alguns estilos musicais da diáspora negra. A atividade, indicada para maiores de 16 anos, tem vagas limitadas. Inscrições:

https://forms.gle/oednVXmjdA8YLFjM6

No fim de semana (25 e 26 de novembro), as tradições afro-brasileiras são tema de uma edição especial da série de contação de histórias “Em Cantos e Contos”. A partir de obras literárias que abordam a cosmogonia africana e tradições populares afro-brasileiras, o público será convidado a vivenciar experiências e a conhecer outras culturas e visões de mundo. A contação de histórias será realizada em dois horários: 14h e 16h.

 

Cultura a partir do morro: uma conversa com Josemeire Alves Pereira, gestora da Casa do Beco

 

De que maneira a arte pode ajudar a visualizar possibilidades de futuro mais inclusivas e colocar, no centro da discussão, narrativas de territórios historicamente marginalizados? Para trazer reflexões sobre essas e outras questões, a série de debates “Chá entre Nós” convida a professora Josemeire Alves Pereira, gestora da Associação Cultural Casa do Beco e da Fazendinha Dona Izabel.

 

No bate-papo, realizado no sábado (25 de novembro), às 10h30, Pereira compartilha as experiências da Casa do Beco, que mantém, no Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte, um espaço de desenvolvimento humano e social a partir da educação e da cultura. Com uma história protagonizada pelos próprios moradores, a entidade é pautada pela luta e pela conquista de um território de lazer e formação para a comunidade periférica. Inscrições abertas: https://forms.gle/WgwVVx2hL6qbFi2G9

 

Show Arruda fecha a programação da Semana da Consciência Negra

A cantora Michele Bernardino estrela, na segunda-feira (27 de novembro), às 19h, o show Arruda, encerrando a programação da “Semana da Consciência Negra”. Por meio de músicas e poemas, a artista cria uma narrativa que transita pelos espaços de sua casa, trazendo temáticas de insegurança, afetos e autoconhecimento. A apresentação é inspirada em estudos e pesquisas sobre o canto em diáspora negra que Bernardino produz de modo autoral desde 2014.

 

Confira a programação completa do CCBB Educativo para o mês de novembro:

 

Visitas Mediadas. Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando:  quarta a segunda – 12h e 18h.

              

Visita em libras. Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um intérprete de Libras ouvinte realiza visitas medidas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando: domingos – 15h e segundas – 16h.

 

Visitas agendadas para grupos. Agende sua visita educativa conosco! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de 1h, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. Quando: segunda, quinta e sexta – 9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h. Quarta – 9h30, 10h30, 19h.

 

Visita mediada cognitiva e multissensorial. Que tal conhecer o prédio do CCBB utilizando outros sentidos que não apenas a visão? Horário de visitação para pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes que explora memórias, sentidos e sensações. A visita tem duração de até 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio https://forms.gle/BCo3Lmmvwyi7oGNn8. Quando: 19/11, domingo – 9h30.

 

Laboratório de práticas criativas – Jogo da memória. Quantos personagens da história de Minas Gerais você conhece? Quais personalidades fazem parte da memória oficial? Neste jogo, os visitantes do CCBB Educativo serão instigados a conhecer a memória de personagens pouco explorados pela história oficial de Minas Gerais, mas que fazem parte de sua construção e do imaginário popular. Como em um jogo da memória tradicional, cada participante terá que conectar a descrição de um personagem com a imagem correspondente a ele. Maria Papuda, Celton, Chica da Silva, Dona Beja, são algumas das personalidades escolhidas para essa ação. Quando: até 30 de novembro. Sábados, domingos e feriados – 12h e 17h.

 

Livro Vivo. A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. Atividade voltada para crianças e suas famílias. Em novembro, os temas escolhidos são: cidades, memória, população e linguagem. Como títulos, serão oferecidos para escolha do público: “Da minha janela”, Otávio Júnior; “A África que você fala”, de Claudio Fragata; “Todas as pessoas contam”, de Kristin Roskifte; entre outros. Quando: até 30 de novembro. Sábados e domingos – 13h e 17h.

 

Pequenas Mãos – Nossas pequenas cidades. Se você pudesse começar uma cidade do zero, como ela seria? Ela teria mais casas ou prédios? Mais parques ou shoppings? O CCBB Educativo convida os participantes a planejar, a partir dos seus ideais de espaço coletivo, uma cidade que seja um lugar capaz de acolher o maior número de desejos e sonhos. Em uma estrutura plana, as crianças poderão organizar a localização das ruas, construções públicas, casas e outras edificações utilizando formas tridimensionais coloridas que representarão esses espaços. Pense nas coisas que sua cidade tem, e que são importantes para você, e o que mais você gostaria que ela tivesse. Quando: até 30 de novembro. Sábados, domingos e feriados – 15h.

 

Pequeníssimas Mãos – Múltiplas sensações. Inspirado nos trabalhos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, artistas que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de zero a três anos. Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais” criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. Uma proposta de imersão que ativará a percepção estética dos bebês colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores. Quando: sábados, domingos e feriados – 11h e 11h30. Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas por até 2 responsáveis.

 

#EuQueFiz. Exposição de trabalhos desenvolvidos pelo público a partir das ações do CCBB Educativo durante o período em cartaz da exposição “Studio Drift – Vida em Coisas”. Até 28 de novembro. Segunda, quinta e sexta – das 10h às 21h. Quarta – das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, domingos e feriados – 10h e 18h.

 

Ateliê Educativo. Espaço aberto em que o público pode acessar a biblioteca do Educativo, conversar com os educadores acerca de temas ligados à educação, deixar recados e sugestões acerca das ações, participar de vivências em artes visuais experimentando técnicas e materiais e conferir trabalhos e pesquisas artísticas dos educadores. Quando: segunda, quinta e sexta – das 10h às 21h. Quarta – das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, domingos e feriados – 10h e 18h

 

Circuito Liberdade 

 

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. 

 

Serviço CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – Quarta a segunda, das 10h às 22h.

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments