domingo, abril 21, 2024
HomeEntretenimento07/11/2022 - Estreia programa que trata da favela e a cena literária...

07/11/2022 – Estreia programa que trata da favela e a cena literária nas periferias, na Rede Minas, nesta terça

Programa "Favela Versa" mostra as comunidades e personalidades desses locais que fizeram das letras uma profissão ou hobby

Machado de Assis é consagrado como um dos maiores escritores brasileiros e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Negro e pobre, nasceu naquela que foi considerada a primeira favela do país. Muitos, ainda anônimos, seguem o mesmo rumo e mostram que a arte não tem território. A literatura feita no morro chega à tela da TV em um novo programa. Favela Versa estreia, nesta terça (08), na Rede Minas para mostrar o universo da literatura nas comunidades. A atração faz um giro pela periferia e mostra quem são essas personalidades e suas obras.

A primeira temporada começa com 26 episódios nas periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana da capital mineira. São homens e mulheres, artistas, poetas, escritores e, principalmente, detentores de um olhar sensível à realidade na qual estão inseridos: bairros em situação de vulnerabilidade, mas que não se resumem a isso. O programa chega com a premissa de mostrar a poesia da favela e seus moradores. Sem romantizar ou vitimizar, a atração volta a lente para a arte em detrimento do contexto violento com o qual esses locais são geralmente mostrados na grande mídia.

Em seu primeiro episódio, o Favela Versa convida o público a um passeio pelo Granja de Freitas, bairro da região leste de Belo Horizonte com 3.602 moradores, segundo levantamento da Prefeitura de Belo Horizonte, de 2010. Quem conduz esse giro é o artista e poeta Simião Simon Leão. Liderança na comunidade, ele apresenta seus versos e ainda revela a história do lugar e o papel dos moradores. Assuntos como a ocupação da cidade, o meio ambiente e a organização comunitária também estão na pauta, assim como a integração com a cidade. “Se a cidade é de todo mundo, é para todos e para todas, como a cidade pode se aproximar da comunidade e vice-versa?” diz Simião, que completa “é importante a cidade também acessar a sua periferia”. E é isso que o programa apresenta.

Os episódios seguintes mostram o conjunto Taquaril, na zona leste da capital; Olaria e Independência, no Barreiro; Ventosa e Morro das Pedras, região oeste; conjunto Batalha dos Palmares, Vila Maria e bairro Nazaré, na região nordeste; e Pedreira Prado Lopes na região noroeste. A Região Metropolitana de Belo Horizonte também é apresentada no Favela Versa. Na programação, Santa Luzia, Contagem, Ibirité, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Sabará e Nova Lima.

EU PENAFORTE

O diretor da atração, Eu Penaforte, nasceu e foi criado na Vila Ventosa, favela localizada na região oeste de BH.  Segundo ele, “a Rede Minas queria uma aproximação com as comunidades” e quem assumiu o desafio foi ele. Multiartista e videomaker, Penaforte ganhou visibilidade na cena do rap. Com o grupo DejaVuh (1998 – 2011) rodou o país cantando e abriu shows de celebridades como de Elza Soares. Além da música, sempre participou de movimentos e manifestações culturais, como saraus de poesia. Hoje integra a equipe da emissora pública mineira. Ao lado de Eu Penaforte, a equipe conta com a produção, edição de texto e imagens da jornalista Mariana Lima.

O Favela Versa estreia terça-feira (08/11), às 20h. O público confere a atração pela Rede Minas ou, nesse mesmo horário, no site redeminas.tv e a plataforma de streaming EMCplay.

SERVIÇO:
Favela Versa
Episódio de estreia: “Lá e aqui”, bairro Granja de Freitas – BH
Data: terça (08/11), às 20h (reapresentação domingo, às 20h30) – pela Rede Minas, site redeminas.tv e plataforma EMCplay

* IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO NO LINK ABAIXO:

https://bit.ly/favelaversa

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
emcplay.com

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments