quarta-feira, junho 12, 2024
HomeNoticiasCidadeTextura, tons terrosos e pintura artística refletem o Infinito Particular dos ambientes...

Textura, tons terrosos e pintura artística refletem o Infinito Particular dos ambientes da CASACOR Minas Gerais

Tinta oficial da edição 2022, a Coral aponta tendências de cores da mostra mineira

Conhecida por sua hospitalidade, gastronomia e patrimônios históricos, arquitetônicos, culturais e paisagísticos dos mais relevantes, este ano, Minas Gerais abriga a edição 2022 da CASACOR no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, inaugurado em 1955 para ser residência oficial dos governadores do Estado, aos pés da Serra do Curral. Há sete anos parceira dessa que é a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, apoia o evento, mostrando a versatilidade das cores, efeitos e técnicas de pintura.

Nesta 27ª edição, o local escolhido pela CASACOR se destaca por uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados, que concentrará a maior parte dos 40 ambientes. Seu projeto inicial é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, com jardins planejados por Roberto Burle Marx.

“Estamos muito animados em, mais uma vez, dar uma consultoria atenciosa sobre cores e produtos para esse time selecionado pela CASACOR de profissionais com nomes consagrados no mercado e jovens talentos que têm se destacado pela qualidade dos projetos executados. Enquanto os ajudamos a traduzir seus infinitos particulares, eles são fundamentais para que consigamos apresentar a versatilidade e praticidade das tintas, o poder transformador de cores e efeitos que se adaptam aos mais diferentes ambientes e projetos criativos”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel.

Especialista em Cores da AkzoNobel, Priscila Perez aponta as escolhas de cores e efeitos pelos 50 profissionais envolvidos nesta edição. “Este ano, uma tendência bem evidente em todas as CASACOR realizadas até o momento é o uso de texturas nas paredes. E em Minas não foi diferente. Vemos vários ambientes com paredes texturizadas, mas também encontramos espaços com pinturas artísticas, algo que tem se tornado cada vez mais comum também em residências. Hit na mostra mineira do ano passado, também há diversos infinitos particulares com tons terrosos, que continuam em alta na decoração, mas também há espaço para outras cores, como os azuis”, comenta Priscila Perez, especialista em Cores da AkzoNobel.

Café Uluru, de Cristiane Zumpano, é um dos espaços que lança mão dos terrosos para buscar aconchego. Lá a cor da vez é o Terra de Fogo, com efeito Velvet. Seguindo essa linha de terrosos que tem feito sucesso na decoração, no Living Sinestesia, de Laura Baltazar, reina o tom Extremo Sul dentro e fora do ambiente. Na parte externa, a cor ganha mais destaque com o exclusivo efeito aveludado (Velvet) da Coral. “O tom laranja predominante é visualmente estimulante e revigorante, trazendo aconchego e acolhimento ao nosso Infinito Particular”, explica a profissional. A proposta da arquiteta foi criar um ambiente convidativo que explorasse os planos sensoriais no lar (como o próprio nome diz, “sinestesia” se refere ao conjunto de sensações relacionadas aos sentidos). Para explorar o tato, foi elaborado um mix de texturas e materiais, incluindo um revestimento que remete às curvas arquitetônicas do palácio. O olfato está presente no cheiro marcante proporcionado por difusores. Com automação e sonorização, a música oferece uma prazerosa audição. O paladar estimulado por uma bela sala de jantar se esbarra com a sustentabilidade dos cabos de aço reutilizados, promovendo um conceito circular. A sobriedade dos materiais é quebrada com diferentes tipos de vegetação, cores e artes.

O azul também marca presença na edição mineira. Na Loja Conceito, projetada pela Tríade Arquitetas, a cor Olho Grego foi aplicada com efeito Velvet. O ambiente foi pensado para ser um ponto de arte na natureza. O despertar da curiosidade das pessoas atraídas pela arte externa do artista plástico Guilherme Franco convida o visitante a entrar nesse espaço, que conecta elementos naturais com cores e tendências do design e da arquitetura de forma fluída e diferenciada. Arte e natureza também aparecem na parte interna. As diversas cores presentes no ambiente remetem à base da arte, a partir de onde tudo se cria, assim como a natureza na qual o projeto está inserido, na área externa do Palácio das Mangabeiras. “A cor traduz a arte, e a arte inspira”, de acordo com esse projeto.

No Quarto Ninho, de Fernanda Abras e Luiza Janot, também reina o azul. “O tema da mostra esse ano é Infinito Particular, representado em nosso projeto pelos tons de azul. Na natureza, o azul nos remete ao mar e ao céu, que não conseguimos ver onde começam e onde terminam. Assim também é o mundo que se abre quando uma nova vida chega em casa. Uma vida que construirá elos, memórias, vivências, marcas e amores, que ultrapassam as expectativas e a finitude da vida”, explicam no projeto.

As paredes foram pintadas na cor Mistério do Oceano, inclusive o pórtico feito em gesso ao fundo do quarto, emoldurando os armários. É um tom de azul seco e sofisticado, que quando iluminado indiretamente por uma fita de led, além de trazer a sensação de profundidade para o quarto, remete ao céu noturno e a luminosidade suave da lua. Já o teto tem o tom Melodia Suave, A Cor do Ano de acordo com o Colour Futures, o estudo de tendência de cores e comportamento da AkzoNobel. Aqui, ela remete à infinitude do céu diurno e funciona como pano de fundo para a revoada de pássaros acima do berço. A escolha da cor trouxe ao quarto a sensação de frescor, serenidade e aconchego. As texturas, materiais e mobiliários escolhidos para o quarto, atemporais, reforçam o conceito do projeto e conferem aconchego e versatilidade: madeira, palha, lã, linho e mobiliários adaptáveis, que permitem diversas combinações.

A dupla de arquitetas também é responsável pelo ambiente Pop-Up IN8, uma loja com essência vibrante, divertida e versátil, que traz o espírito infantil em sua marca e também nesse espaço na CASACOR. No interior do ambiente, a cor Cabana de Férias foi a escolhida para a pintura das paredes, prateleiras e cremalheiras, pois remete às fibras naturais e funciona muito bem como fundo para a exposição dos produtos. Já a fachada de madeira foi pintada com Coralit na cor Pedra Alta. O tom faz parte da paleta do Colour Futures 2022 Cores para Uma Casa Arejada e Luminosa. “Escolhemos esse tom porque a intenção era que a fachada tivesse um tom neutro, porém aconchegante, convidativo e acolhedor. Ela precisava funcionar como base para dar destaque e contraste com os pórticos em formato de casinha que criamos logo na entrada e, ao mesmo, tempo, deveria ser uma cor que não intervisse na pintura artística e lúdica no hall criada pela artista Carol Perillo”, contam as arquitetas.

Essa intervenção trata-se de um verdadeiro cenário para foto, com um trecho da música “Passarinhos”, interpretada por Emicida e Vanessa da Mata. A arte e suas cores foram inspiradas na Serra do Curral, patrimônio natural de Minas que além de se possuir uma beleza exuberante, tem como características o solo típico do quadrilátero ferrífero e um conjunto de aves representativo, com mais de 125 espécies. Os tons escolhidos fazem parte da paleta do Colour Futures 2022 para uma Casa Versátil e Alegre. Combinados com A Cor do Ano (Melodia Suave), deram um toque lúdico e vibrante para esse espaço. Foram feitas manchas orgânicas nos tons Terra do Fogo e Rosa Puccini sobre o Melodia Suave, que preenche paredes e teto. Sobre esse fundo, foram desenhadas flores e pássaros, usando as cores Mistério do Oceano, Trevo Pálido, Terra do Pantanal, Lima Limão e Branco Crú. Já o nicho de casinha gigante que ocupa esse espaço foi pintado na cor Mistério do Oceano. Como as próprias profissionais dizem, “um espaço divertido e convidativo, assim como o universo infantil deve ser”.

 

Para se inspirar – Para compartilhar toda a criatividade dos profissionais consagrados e novos talentos apresentados nos ambientes projetados para o evento, a Tintas Coral se uniu ao Pinterest, plataforma de inspiração. Visite o perfil da Tintas Coral e acesse a pasta Coral na CASACOR.

 

Serviço CASACOR Minas Gerais 2022

Quando: de 09 de agosto a 25 de setembro de 2022

Onde: Palácio das Mangabeiras – R. Prof. Djalma Guimarães, 157 – Belo Horizonte.

Ingressos pelo site: https://casacormg.byinti.com/#/ticket/

Mais informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

 

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments