O Sistema Ocemg divulga no dia 3 de julho, às 9h, no Centro de Inovação e Espaços de Eventos Unimed BH, em Belo Horizonte, o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2024.
O documento traz um balanço do desempenho do setor, consolidando os dados que amplificam o papel das cooperativas na economia do Estado. “Vamos divulgar o documento mais importante do cooperativismo mineiro, que mostra em números a pujança do nosso modelo de negócios e o que ele representa para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
O lançamento do Anuário terá palestras com especialistas que ajudarão a entender as megatendências que influenciam o desempenho, o crescimento e a sustentabilidade dos negócios cooperativos no Brasil e no mundo. Entre eles estarão o economista Ricardo Amorim – eleito pela Forbes como uma das 100 pessoas mais influentes do país –, para falar sobre “A Economia Brasileira e Mundial e os Impactos nos Negócios Cooperativos”; o jornalista Dony de Nuccio, que abordará a comunicação como força do cooperativismo; e a economista e influenciadora coop Rita Mundim, que conduzirá uma análise socioeconômica das cooperativas mineiras.
Na programação, ainda, um painel sobre “Perspectivas e Oportunidades para o Cooperativismo Mineiro e Intercooperação entre os Ramos”, com participação do professor e engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves; do diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob – CCS e presidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares, Marco Aurélio Almada; do presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros, Evaldo Matos; e do advogado especializado em Direito de Empresa e Doutor em Direito Tributário, João Caetano Muzzi Filho. O painel será mediado pela cientista política e gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader.
A agenda completa do evento pode ser acessada pelo site do Sistema Ocemg: https://sistemaocemg.coop.br/evento/lancamentoanuario2024/