domingo, abril 21, 2024
HomeNoticiasCulturaSerginho Barbosa lança o disco e DVD “Brilho Novo”

Serginho Barbosa lança o disco e DVD “Brilho Novo”

O cantor e compositor Serginho Barbosa lança no YouTube o show do seu primeiro DVD “Caminhos – Brilho Novo”. O projeto foi captado no Teatro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. “O show foi produzido para ser dançante como os grandes bailes e espetáculos do Cabaré. É um reencantamento da vida pós pandemia”, explica Serginho Barbosa.

O espetáculo contém 14 canções nos ritmos bolero, salsa, tango, bachata, além da música cubana, mexicana e brasileira, sendo nove do disco mais recente do Serginho Barbosa intitulado “Brilho Novo” e que foi lançado em todas as plataformas digitais. As músicas são “Caminhos” de composição do próprio Serginho Barbosa; “Eu não Preciso”, “Bachata Mil Beijos Azuis”, “Entre Aspas” e “Por um Bolero”, do compositor Claudinho Fragmentos; “Pra te Amar” e “Bolero”, do compositor Pirulito da Vila; “Que Passa”, dos compositores.  André Black e Paulo Henrique; e, “Luiza e Juliana”, do compositor Marco Aurélio.

O show ainda possui clássicos da música cubana e mexicana, como “Bessame Mucho”, “Perfídia”, “História de um Amor” e “Quizas, Quizas, Quizas”. A Música Popular Brasileira (MPB) está representada por canções de sucessos, como “Trem Azul” do compositor Lô Borges e Ronaldo Bastos.

Serginho comenta que o seu novo show pretende fazer todos dançarem. “Tivemos a participação mais do que especial dos dançarinos Alec Santino e Lorrana Ferreira, que fizeram abrilhantaram ainda mais o show”, ressalta o cantor. André Vitorino assina a direção musical e Junior da Mata foi responsável pela iluminação, que a cada música trouxe uma cena surpreendente.

Parte dos recursos da produção da gravação desse show foram do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, uma iniciativa da Vale e execução da Raízes Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Voz Companheira Produções.

Sobre o disco “Brilho Novo”

O disco intitulado “Brilho Novo” surge de reflexões durante a pandemia e brinda os mais de 35 anos de carreira do cantor e compositor Serginho Barbosa. “Queria durante a pandemia tentar fazer algo de novo, fazer algo de brilho novo, algo de novo brilho. O que era o novo? Era a mudança que poderia acontecer neste período de todos nós dentro de casa”, explica Serginho.

Warley Machado assina a direção musical do disco, que teve diversos compositores, além de músicas de autoria de Serginho Barbosa. “O disco é uma mistura de estilos latinos, toda a dança, toda a musicalidade, toda a reflexão, através das canções autorais. Algo que pudesse ser um divisor de água na vida das pessoas, que pudesse mexer com as pessoas, com a sua imaginação, mexer com a sua alegria. É um reencantamento da vida, em que a música se manifesta no corpo, quer com a perna, quer com o braço, quer com a cabeça, quer com o corpo por inteiro, mas que o corpo que vai escolher a dança”, explica Serginho.

O disco ainda possui uma bachata, um estilo musical que surgiu na República Dominicana, na década de sessenta. “A gente misturou elementos para justamente também lembrar a magia da dança, a magia do movimento, a magia do corpo, a magia da vibração no corpo, na alma, para que as pessoas pudessem ter movimentos independentemente de como o corpo está preparado”, complementa. O tango argentino não poderia faltar, que “levou o compositor a ter enxaquecas, porque ele estava muito preocupado”, comenta. As duas músicas foram de autoria do itabiritense Claudinho Fragmentos, que também compôs os boleros “Eu não preciso” e “Por um bolero”.

O bolero é parte central do “Brilho Novo”. O estilo que nasceu em Cuba, passou pela Europa, México e até chegar no nosso Brasil. Foi realizada a releitura da música “Bolero”, de autoria do Pirulito da Vila, e que levou o nome do Serginho Barbosa para além de sua cidade natal, sendo grande sucesso. Releituras das Canções – “Voz Companheira” de Serginho Barbosa, “Luiza e Juliana”, um Bolero do compositor Marco Aurélio e “Mensagem no Celular” do compositor Ademar Henrique, ambas também sucessos de discos anteriores.  Outro estilo que percorre a trajetória de Serginho é a MPB. A canção “Caminhos” foi composta pelo próprio Serginho Barbosa. Ela veio na contramão, mas de forma vibrante, tocante com uma mensagem da carreira do próprio compositor. “Passou um filme na minha cabeça, mas que era muito importante nesse novo ciclo que a gente está vivendo. O ciclo da pandemia, da falta de arte. A música vem de forma reflexiva para justamente que todos nós temos um novo ciclo na vida, que é esse brilho novo, para que a gente possa reencantar as pessoas com esse nosso disco”, afirma.

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral: Serginho Barbosa / Voz Companheira Produções

Direção musical: André Vitorino

Direção cênica: Bárbara Sill / Grupo de Teatro Flor de Maio

Iluminação e cenário: Junior da Mata

Edição: Thelmo Lins / TW Cultural

Captação de áudio: Estúdio Arvora

Técnico de som: Juliano Pires

Mixagem e masterização: André Vitorino / Estúdio Arvora

Arranjos: Warley Machado e André Vitorino

Filmagem: Thelmo Lins, Bruno Rezende e Allison Diogo

Fotografia: Larissa Pedrosa.

Social Mídia: Holofote Comunicação e Cultura

Projeto: Holofote Cultural e Voz Companheira

Assessoria de Imprensa: Naza Music

Músicos

 

Arranjos: Warley Machado e André Vitorino.

Piano e acordeom: André Vitorino

Bateria: Carlos Miguel

Percussão: Rafael Pereira

Baixo: Anderson Pereira

Violões e guitarras: Jakson Costa

Maquiagem: Brenda Tavares

Assistentes de Produção – Rosane Mendonça, Barba Sill, Tádson Mendes e

Thelmo Lins

Agradecimentos

 

Raízes Desenvolvimento Sustentável, Rede Criativa de Itabirito (Recita), Fazenda Campestre, Jovane Bendito, Taberna Portuguesa Contagem, Voz Companheira Produções, TW Cultural e Holofote Cultural.

Show “Caminhos – Brilho Novo” – Serginho Barbosa

https://www.youtube.com/watch?v=F5I2loKD-AE

Disponível em todas as plataformas de música

https://tratore.ffm.to/brilho_novo

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments