domingo, março 3, 2024
HomeNoticiasGeraisRelease ampliação da atenção integral nas Linhas de Cuidado do Ambulatório Ciências...

Release ampliação da atenção integral nas Linhas de Cuidado do Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais

A missão é implementar o cuidado multidisciplinar e favorecer o acesso dos usuários aos serviços de saúde

Com o firme compromisso de proporcionar a mais elevada experiência em cuidados de saúde aos pacientes, o Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira, dia 06, a sua nova equipe de profissionais que será responsável pela implementação do cuidado interdisciplinar nas Linhas de Cuidado desenvolvidas na instituição.

O Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais integra a rede assistencial própria da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, com atendimento 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o ambulatório realiza aproximadamente 5.500 atendimentos por mês e possui duas linhas de cuidado pactuadas com o SUS – BH: Cardiovascular e Gastrointestinal.

A equipe multidisciplinar é composta por um grupo diversificado de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, assistência social, farmácia clínica, psicologia e nutrição, incluindo além da equipe administrativa, também os docentes e os estudantes que têm o cenário de linhas de cuidado para as atividades docente-assistenciais. O modelo de atenção em linhas de cuidado favorece o aprimoramento da qualidade assistencial e a integralidade do cuidado em saúde, garantindo uma assistência ágil e integrada à rede de atenção, além de constituir uma oportunidade para educação permanente.

Atualmente, na área de gastroenterologia, o Ambulatório atende 1.218 pacientes com problemas como refluxo gastroesofágico, doença inflamatória intestinal, entre outros. Nas Linhas de Cuidado Cardiovasculares, são 1.006 pacientes beneficiados com o atendimento especializado. O Ambulatório Ciências Médicas será referência para os Centros de Especialidades Médicas para casos complexos na área de Cardiologia e receberá casos regulados do município de Belo Horizonte e da região metropolitana.

Lucélia Ferreira da Costa, Coordenadora Assistencial do Ambulatório Ciências Médicas, destaca que neste momento estão sendo elaborados fluxos e protocolos, utilizando o apoio de tecnologias de telemonitoramento, teleconsultoria e navegação dos pacientes, além da elaboração e compartilhamento do projeto terapêutico com a Atenção Primária. Ela ressalta os benefícios da atuação da equipe multidisciplinar, destacando a importância da educação em saúde para os pacientes, cuidadores e familiares, bem como o fortalecimento dos laços com os profissionais de saúde da atenção primária: “acreditamos firmemente que essa colaboração contribuirá para uma assistência de melhor qualidade, resultados clínicos superiores e uma experiência mais positiva para os pacientes. Além disso, o ambiente de Linhas de Cuidado promove o aprendizado prático e interdisciplinar, enfatizando a importância da rede de atenção para a resolução integral dos cuidados de saúde”, finaliza.

O Ambulatório Ciências Médicas oferece uma ampla variedade de serviços de saúde, abrangendo diversas especialidades médicas, atendimento em enfermagem, psicologia e fisioterapia. São realizadas consultas em clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia ambulatorial, endocrinologia, dermatologia, mastologia, hematologia e cardiologia. Em fisioterapia, atendimentos estão disponíveis nas áreas respiratória, ortopédica, neurológica (adulta), saúde da criança e saúde da mulher. Além disso, na área de Psicologia, são realizadas avaliações neuropsicológicas, atendimentos psicológicos com enfoque em abordagens como psicanálise, comportamental e humanismo, psicodiagnóstico e orientação profissional. Na área da enfermagem, os atendimentos contemplam à saúde da criança e do adolescente, à saúde do idoso e as Linhas de Cuidado.

A FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS

Com mais de 70 anos de tradição, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais é referência no país nos cursos da área da saúde: Medicina, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Um dos principais pilares da instituição é a promoção da prática desde o início da jornada acadêmica. Além disso, os estudantes têm a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa e extensão, participar de intercâmbios internacionais e projetos de saúde humanizada como o Projeto Saúde Coletiva.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments