Home Entretenimento Projeto Preserva | Último capítulo da série Saberes Ancestrais estreia na sexta...

Projeto Preserva | Último capítulo da série Saberes Ancestrais estreia na sexta (19)

Com cinco episódios, a série é uma das ações do Projeto Preserva, idealizado pelos jornalistas Juliana Perdigão e Odilon Amaral; Divulgada às sextas-feiras no YouTube oficial do projeto e também na Rede Minas, aos sábados, a série completa continuará disponível online

0
46
Foto Julia Lanari (3).jpg Kandandu 2019 - Foto Julia Lanari (3).jpg~418 KBExibir Baixar

As espécies raras e protegidas, localizadas exclusivamente no Parque Estadual de Grão Mogol, Norte de Minas, são a principal fonte de inspiração para um grupo de exímias bordadeiras, que divulgam a rica biodiversidade local por meio de suas peças. Elas fotografam as plantas dentro da área de conservação e reproduzem tudo usando agulhas e linhas. Um cacto endêmico do Parque, ou seja, que só existe lá, é uma das estrelas desse episódio, o último dessa temporada da série Saberes Ancestrais.

 

Saberes Ancestrais traz, em cinco episódios, histórias que mostram como a natureza e seus recursos impactam a vida das comunidades do interior de Minas Gerais, sendo importante não só para a economia, como também para a formação da cultura local. É o primeiro trabalho audiovisual do Projeto Preserva, idealizado pelos jornalistas Juliana Perdigão e Odilon Amaral, que viaja para mostrar exemplos de sustentabilidade, preservação ambiental e cultural. Saberes Ancestrais é exibida semanalmente, às sextas-feiras, no canal do Projeto Preserva no YouTube (www.youtube.com/@projetopreserva) e também na Rede Minas, aos sábados, às 11h15.

 

Dirigido por Juliana Perdigão e Odilon Amaral, jornalistas com grande experiência em produções audiovisuais, a série apresenta um mergulho nas tradições e no modo mineiro de fazer arte e artesanato – transmitido há anos, por gerações – com histórias e paisagens de tirar o fôlego. Eles visitaram diferentes regiões do estado, entre março e setembro de 2023,  mostrando a grandeza e a diversidade ambiental e cultural de Minas Gerais. Foram registradas várias técnicas tradicionais mineiras, como a cerâmica e a tecelagem, do Vale do Jequitinhonha; a escultura, com as carrancas do Rio São Francisco; o bordado, típico da Serra do Espinhaço; além da panha e do trabalho feito com a planta sempre-viva, também na região da Serra do Espinhaço, que recebeu da ONU o título de Patrimônio Agrícola Mundial.

 

A ancestralidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

O critério para a escolha dos lugares e artistas para a série foi a ancestralidade presente nas técnicas que garantem uso sustentável da matéria-prima local.  Esses saberes  preservam os recursos naturais, geram pertencimento comunitário e movimentam as economias locais. Não por acaso, a salvaguarda desses patrimônios está entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU, em 2015, como um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, entre outras questões.

 

Juliana Perdigão

 

Jornalista e PhD em Ciência da Informação. Tem 21 anos de experiência na TV Globo, onde foi produtora e apresentadora do Terra de Minas, repórter do Jornal Nacional e editora de jornalismo diário. É roteirista e professora convidada da PUC Minas.

 

Odilon Amaral

 

Jornalista e bacharel em Relações Econômicas Internacionais. Repórter e editor por mais de 25 anos na TV Globo, com matérias no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil, Fantástico, Globo Esporte, Esporte Espetacular, GloboNews e Sportv. Foi também editor responsável pelo programa Terra de Minas.

 

Projeto Preserva

 

O Projeto Preserva é uma organização sem fins lucrativos, associado à Ajor (Associação de Jornalismo Digital), que publica conteúdo sobre cultura e meio ambiente, com foco nos biomas de Minas Gerais, nos saberes e fazeres presentes nas comunidades e periferias. Criado em 2022 pelos jornalistas Juliana Perdigão e Odilon Amaral, o projeto realiza séries documentais e reportagens elaboradas a partir de um olhar inclusivo, plural e social sobre os temas de patrimônio cultural e conservação ambiental. O objetivo é mostrar as manifestações artísticas, as comunidades tradicionais, a arte brasileira e as iniciativas de sustentabilidade que podem ser replicadas. O projeto tem ainda uma newsletter mensal criada para trazer conteúdos exclusivos sobre meio ambiente no estado, com curadoria de artigos e publicações sobre o Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

 

Saberes Ancestrais | Episódio 5: O bordado e um cacto raro em Grão Mogol

 

Sinopse: Um cacto raro e protegido no parque estadual de Grão Mogol, Norte de Minas, inspira um grupo de exímias bordadeiras. Para reproduzir o cacto no bordado, elas visitavam o parque para fotografar a espécie que só existe lá. Passaram a fazer isso e registrar outras plantas da região, que é transição do Cerrado para a Caatinga. O resultado são peças originais e que divulgam a biodiversidade da região.

 

Tempo: 13’00” de duração

Roteiro e Direção: Juliana Perdigão

Produção Executiva e Direção: Odilon Amaral

Montagem e Edição: Cadu Barros

Produção: Juliana Perdigão e Bianca Perdigão

Imagens: Rodrigo Silva

Drone: Odilon Amaral

Design: Estúdio Ventana, Bianca Perdigão, Mateus Lustosa

Arte e Videografismo: Lucas Pereira

Música Original: Renato Saldanha

Motorista: Rodrigo Matarelli

Agradecimentos: Secretaria de Cultura de Grão Mogol, Associação Grãomogolense dos Artesãos, Grupo Grão Detalhe, Parque Estadual de Grão Mogol, Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) Roteiro e Direção: Juliana Perdigão

Produção Executiva e Direção: Odilon Amaral

Montagem e Edição: Cadu Barros

Produção: Juliana Perdigão e Bianca Perdigão

Imagens: Rodrigo Silva

Drone: Odilon Amaral

Design: Estúdio Ventana, Bianca Perdigão, Mateus Lustosa

Arte e Videografismo: Lucas Pereira

Música Original: Renato Saldanha

Motorista: Rodrigo Matarelli

Agradecimentos: Secretaria de Cultura de Grão Mogol, Associação Grãomogolense dos Artesãos, Grupo Grão Detalhe, Parque Estadual de Grão Mogol, Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG)

 

***

 

Estreia Série Saberes Ancestrais | Projeto Preserva
Direção: Juliana Perdigão e Odilon Amaral

5º episódio: O bordado e um cacto raro em Grão Mogol

A série estreou no dia 22 de março, Dia Mundial da Água. São ao todo cinco episódios, publicados semanalmente, às sextas-feiras.

www.youtube.com/@projetopreserva

Legendas em português, inglês e espanhol

A primeira edição da série tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG e patrocínio da Cemig.

projetopreserva.com.br

instagram.com/oprojetopreserva

www.youtube.com/@projetopreserva

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here