segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeBelo HorizontePosso dar calmante para o meu pet? Entenda os riscos

Posso dar calmante para o meu pet? Entenda os riscos

Crédito: Freepik.

Administração errada do medicamento pode ocasionar graves problemas no animal

Dar calmante para cachorro pode ser essencial em certas situações, seja em viagens, procedimentos médicos, ou para lidar com ansiedade e estresse do animal. No entanto, como qualquer medicamento, os calmantes possuem potenciais riscos.

Toda e qualquer medicação só deve ser dada aos animais de estimação com prescrição médica de um veterinário, e com o calmante não é diferente. Uma dose errada pode acabar dopando o pet, gerar graves problemas de saúde e até levar à morte.

“Dar medicamentos a pets, principalmente calmantes, requer muito cuidado e conhecimento de um profissional. Caso seu animal vá passar por alguma situação de estresse ou que precise de qualquer tipo de ajuda, é importante que, antes de tudo, o tutor procure um médico veterinário para obter a melhor orientação sobre a medicação”, aconselha Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au!Happy, operadora de plano de saúde para pets pioneira no país.

Simone explica, ainda, que a administração errada do medicamento e da dosagem pode causar algumas alterações clínicas no animal como mudanças de comportamento, falta de coordenação, hipotensão, sonolência excessiva e, em alguns casos, reações gastrointestinais, como vômito ou diarreia.

Em todas as situações, o médico-veterinário irá avaliar a necessidade de dar ou não medicação ao pet. Porém, dependendo do caso, também podem existir outras maneiras de lidar com o problema apresentado, sem que seja preciso usar medicamento.

“Atualmente, já existem opções menos fortes para o organismo, mas ainda eficazes, que podem ser oferecidas a animais ansiosos. O uso de fitoterápico, feromônio, homeopatia e floral podem ser boas opções, caso seja recomendado pelo profissional”, conta Simone.

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
■ Felipe de Jesus | Gestão e Apoio (voluntário) no portal "ViralizaBH" pela Agência de Notícias | Publicidade & MKT - Grupo Conteúdo (GC): ■ Formação Acadêmica (Graduações): Felipe de Jesus é Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação: Jornalismo, Publicidade, MKT e RP (UEMC), Jornalista: graduado no curso de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá (Centro Universitário - BH/MG), é Publicitário: graduado em Publicidade & Propaganda pelo Instituto Politécnico-SP, Teólogo: graduado no curso de Bacharel em Teologia (livre) pela Faculdade ESABI-BH/MG e Sociólogo: graduado em Ciências Sociais: Sociologia pela Faculdade Polis das Artes-SP (Licenciatura). É também Economista: graduado no Bacharelado em Ciências Econômicas pela USIP/SP, Advogado: graduado no curso de Bacharelado em Direito pela FACSAL/UNIESP-S.A e Perito Judicial: Cálculos Contábeis / Financeiros (Área Trabalhista) - e em Engenharia de Avaliação de Imóveis (Área Imobiliária) pela Escola Beta Perícias Judiciais.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments