segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasCidadeIPTU de Belo Horizonte pode ser pago à vista até 27 de...

IPTU de Belo Horizonte pode ser pago à vista até 27 de janeiro, com desconto de 6%

A outra opção é dividir o tributo em até 11 parcelas mensais, iniciando o pagamento a partir de 15 de fevereiro; especialista avalia se vale a pena quitar à vista

Na capital mineira, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) sofreu um reajuste de 5,9% para 2023. O tributo pode ser pago em até 11 parcelas mensais, a partir de 15 de fevereiro. Mas quem optar por pagá-lo até 27 de janeiro terá um desconto de 6%.

O desconto é aplicado entre o valor mínimo estabelecido pela Prefeitura de BH e o valor integral. Quem optar por pagar à vista, o valor integral terá 6% de desconto, o que anula o reajuste aplicado. Mas quem pagar somente uma parte até 27 de janeiro, seja em três parcelas, por exemplo, terá desconto proporcional a essa quantia e poderá parcelar o restante.

Mas será que vale a pena aproveitar esse desconto de 6% para pagar todo o IPTU à vista? Para Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, essa decisão vai depender da situação individual de cada pessoa. Se alguém estiver com dívidas, é muito provável que não tenha a quantia necessária para quitar o tributo à vista. “Não seria bom se endividar ainda mais apenas para obter o desconto, seja com empréstimo, cheque especial ou cartão. Mas, se a pessoa tem acesso a condições especiais em linhas de crédito em sua instituição financeira, como, por exemplo, em cooperativas de crédito, pode ser que valha a pena”, diz a especialista.

 Se o usuário tiver dinheiro em caixa para pagar o IPTU integralmente, sem comprometer outros compromissos financeiros correntes, aproveitar o desconto pode ser vantajoso, segundo avalia Carolina. “Além de aproveitar o desconto superior à rentabilidade de alguns tipos de investimentos, a pessoa tira esse débito da lista de contas a pagar do restante do ano e pode utilizar o dinheiro para outras finalidades, como fazer novos investimentos, por exemplo”, complementa a especialista.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Conta, atualmente, com quatro Centrais, 33 Cooperativas, 338 unidades de negócios e mais de 258 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte, que possui 11 singulares, 113 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments