segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasEstadoInstituto Cervantes promove concerto e masterclass dedicados à música barroca espanhola e...

Instituto Cervantes promove concerto e masterclass dedicados à música barroca espanhola e hispano-americana

Alaudista e violonista argentino, Miguel de Olaso, estará no Brasil para os eventos, que são gratuitos

No dia 10 de outubro, às 20h, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte e a Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG) promovem um concerto de guitarra barroca , no Teatro da Assembleia Legislativa (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Belo Horizonte – MG). Interpretado pelo alaudista e violonista argentino Miguel de Olaso, o recital promete levar o público a uma viagem pela música barroca espanhola e hispano-americana dos séculos XVII e XVIII, com peças dos compositores Santiago de Murcia e Gaspar Sanz.

O concerto faz parte do projeto “Segunda Musical”, com base no acordo de colaboração assinado entre a ALMG e o Instituto Cervantes de Belo Horizonte, em dezembro de 2021. “É uma oportunidade de difundirmos a cultura espanhola e hispano-americana no Brasil, proporcionando um momento de arte e conhecimento para o público belo-horizontino”, destaca o coordenador-geral do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Manuel Valenzuela.

Já no dia 11 de outubro, às 10h, o músico ministrará, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 1534 – Belo Horizonte – MG) uma masterclass gratuita dirigida aos alunos de violão e ao público em geral – fãs e estudiosos do instrumento.

A classe terá como tema principal a expressão, através do violão, dos padrões musicais predominantes no barroco. O músico argentino explicará as principais técnicas interpretativas, fazendo referência a vários compositores importantes do barraco espanhol e hispano-americano.

Miguel de Olaso é professor de violão no Conservatório Superior de Música “Manuel de Falla“, em Buenos Aires, na Argentina. É um concertista regular que desenvolveu a sua carreira em vários países, com um repertório especializado na música do “Século de Ouro Espanhol” (momento de intensa produção artística na Espanha, entre os séculos XVI e XVII). Ganhou, entre outros, o primeiro prêmio nos concursos “Guitarra Artística de Buenos Aires” (1987), “Promociones Musicales” (1987) e “Círculo Guitarrístico Argentino” (1992).

 

*”Segunda Musical” – Concerto com Miguel de Olaso

Data: 10 de outubro

Horário: 20h às 21h

Local: Teatro da Assembleia Legislativa (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Belo Horizonte – MG)

Entrada gratuita até completar a capacidade local.

 

*”Masterclass” – Aula com Miguel de Olaso

Data: 11 de outubro

Horário: 10h às 12h

Local: Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 1534 – Belo Horizonte – MG

Entrada gratuita. Inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail: secbelo@cervantes.es  

Mais informações: https://belohorizonte.cervantes.es

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments