quarta-feira, maio 22, 2024
HomeNoticiasCidadeParque das Mangabeiras - Programação gratuita Dia das Crianças - Festival Meu...

Parque das Mangabeiras – Programação gratuita Dia das Crianças – Festival Meu Vizinho Pardini

O Parque das Mangabeiras será palco do festival no dia 12 de outubro, das 9h às 16h. Espetáculos musicais, shows, intervenções de circo e a apresentadora infantil Rúbia Lira vão entreter as famílias em um dia exclusivo para brincar com as crianças. Um dos destaques da programação é o espetáculo musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo da Mar”. O evento também convida o cantor Thiago Delegado com o projeto “Sambaby” e o músico Tom Nascimento com “Sois na África Mirim”. O acesso é gratuito.

 

Um dia para brincar com as crianças. Assim será a próxima edição do Festival Meu Vizinho Pardini, no dia 12 de outubro, quinta, das 9h às 16h, no Parque das Mangabeiras. Pela primeira vez, o evento é realizado no Dia das Crianças e com uma programação especial, dedicada exclusivamente ao público infantil e as famílias. O festival convida o espetáculo musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo da Mar”, o cantor Thiago Delegado com o show “Sambaby” e o músico Tom Nascimento com o projeto “Sois na África Mirim”. O público poderá participar também de intervenções circenses do CircoLar. A programação será comandada pela apresentadora infantil Rúbia Lira. Todas as atrações terão tradução em libras e audiodescrição. O acesso ao festival é gratuito.

A Praça das Águas, no Parque das Mangabeiras, será palco do Festival Meu Vizinho Pardini edição Dia das Crianças, que recebe como show principal o espetáculo “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo da Mar”. Sucesso entre a criançada, o musical infantil surgiu a partir dos vídeos de animações musicais no YouTube, de mesmo título, criados para despertar nas crianças, de forma lúdica e divertida, a atenção para o meio ambiente, a flora e fauna marinha, a importância da biodiversidade e as belezas naturais que existem em nosso planeta. No musical, um navegador parte para o oceano com o objetivo de achar um grande tesouro e, conforme vai se encontrando com personagens marinhos, se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e da vida marinha. Ele percebe, então, que havia encontrado o maior de todos os tesouros, que não é ouro, nem prata e, sim, a beleza da vida, representada pelo ambiente marinho. São 50 minutos de espetáculo que embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos. Estão presentes no palco animais como a baleia, o tubarão martelo, a estrela do mar, a tartaruga marinha, os peixinhos, golfinho, as sereias e também o caranguejo, a lula, o ouriço, o polvo, o siri azul e o peixe-palhaço.

O cantor Thiago Delegado apresenta o projeto “Sambaby”, primeiro trabalho infantil do compositor e violonista. Em seu repertório, há canções folclóricas, um pouquinho de MPB, recriações de músicas de domínio público e composições próprias, como Sambete da Gostosura, feita para a filha Elis. Somado ao violão, baixo (Aloizio Horta), bateria (André Limão Queiroz) e teclados (Christiano Caldas), Delegado traz o ukulelê para o palco com a garantia de combinações de ritmos e texturas. Sambaby: música instrumental para crianças apresenta o imponderável da experimentação, tão típico do universo infantil, num show cheio de suingue para um público de todas as idades.

Esta edição do Festival Meu Vizinho Pardini também convida o cantor Tom Nascimento com o show “Sois África Mirim”, direcionado ao público infantil, com músicas autorais e canções populares de domínio público. O artista propõe uma performance de percussão corporal com as crianças, que participam da apresentação, ao lado do personagem “Tomzinho” (um boneco que interage com a plateia e com o Tom). O trabalho faz link com o seu livro infanto-juvenil de Tom Nascimento, “A história do Tambor”, e desperta nas crianças o surgimento de afetos, memórias, sentimento de pertencimento, referências identitárias e suas relações com a história da Cultura Africana e Afro-brasileira.

O Festival Meu Vizinho Pardini é um evento para toda família, compartilhando momentos de entretenimento e lazer por meio da arte e cultura. Um projeto Árvore, promovido em espaços públicos desde 2017, de forma democrática e segura. É apresentado pelo Ministério da Cultura e Hermes Pardini, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesta edição, conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica. Em 2022, cinco edições em áreas públicas e acessíveis de Belo Horizonte e região metropolitana, receberam um público total estimado em 25 mil pessoas. Foram 51 apresentações artísticas, 248 artistas envolvidos, 650 postos de trabalho gerados e mobilização de 25 organizações sociais e parceiras. Todas as edições contaram com área dedicada a pessoas com deficiência, gestantes e idosos, além de tradutora em libras.

Como tudo começou

Há sete anos nasceu o programa Meu Vizinho Pardini, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre as equipes de atendimento das unidades do laboratório com a vizinhança de cada região. Atenção, conversa e afeto estreitaram as relações entre vizinhos. Desde então, o Hermes Pardini mobilizou ações informativas, palestras, bate-papos e visitas em escolas, empresas, associações, órgãos públicos, igrejas, asilos nas regiões onde estão suas unidades de atendimento aos clientes. O Festival Meu Vizinho Pardini é uma atividade vinculada a esse programa.

Serviço

Festival Meu Vizinho – Edição Dia das Crianças | Gratuito

Quando: 12 de outubro, das 9h às 16h

Onde: Parque das Mangabeiras – Praça das Águas

Programação

10h – Sambaby, com Thiago Delegado

11h30 – Sois África Mirim, com Tom Nascimento

14h – Intervenções circenses do CircoLar

15h – “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo da Mar”

 

Dica: Se o sol estiver quente, passe protetor solar. Se houver previsão de chuva, leve sua capa de proteção. Para manter o parque em bom estado de conservação e limpo, recolha seu lixo e observe se as crianças estão fazendo uso adequado dos brinquedos. Chame a família e os amigos e divirtam-se. O espaço conta com acessibilidade e as apresentações têm tradução em libras.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments