sábado, maio 18, 2024
HomeEntretenimentoOuro Preto vai sediar, em maio, terceira edição do Festival de Popularização...

Ouro Preto vai sediar, em maio, terceira edição do Festival de Popularização do Teatro

Cidade histórica que tem na arte um de seus maiores atrativos se rende à diversidade do teatro brasileiro

Ouro Preto recebe, entre 24 e 26 de maio, a terceira edição do Festival de Popularização de Teatro, que acontecerá em dois palcos, no Teatro Casa da Ópera, reinaugurado em dezembro de 2023 e outro externo, bem em frente, para que a população e os visitantes que estiverem de passagem pela cidade possam conferir a versatilidade da produção teatral brasileira, com uma programação variada, para todas as idades e gostos. O acesso às sessões será totalmente gratuito.

Nesta edição, o desafio dos produtores é torna-lo inclusivo. Para tanto, serão disponibilizados interpretação em Libras, apostila em braile e monitoramento especializado para acompanhar pessoas que apresentam espectros, síndromes ou doenças que geram limitações aos conteúdos. Será criado, ainda, um canal do evento no Youtube, para a transmissão ao vivo dos espetáculos.

De acordo com o coordenador do evento, Leandro Borba, o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto pretende fortalecer a cultura teatral em Ouro Preto e popularizar o acesso ao Teatro Casa da Ópera para a comunidade e para os visitantes da cidade histórica que tem na arte um de seus grandes atrativos. “O Festival vai usar a linguagem cênica, em suas muitas formas, para criar uma experiência de apoio a novos artistas e de redescoberta do teatro para adultos e crianças. O nosso objetivo é que, ao participarem das atividades, os espectadores se sintam estimulados a consumir bens culturais e a frequentar outros eventos realizados no Teatro”, explica.

O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é um projeto idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, com produção e comunicação da Holofote Cultural.

Artista homenageado

Neste ano, o Festival de Popularização do Teatro vai homenagear a trajetória de 40 anos de sucesso do ator e comediante Pedro Bismarck nos palcos e na TV. Criador do personagem Nerso da Capitinga, o artista vai abrir as apresentações no Teatro Casa da Ópera na sexta-feira 24, às 19 horas com o espetáculo “Rindo à Toa”, que reúne causos, piadas novas e clássicas que só  Nerso da Capitinga sabe contar.

“Quando recebi o convite para me apresentar no Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto fiquei muito feliz. Primeiro por estar em Ouro Preto, uma cidade linda e que sempre me recebeu com muito carinho. Segundo, pelo fato de poder me apresentar em um teatro maravilhoso que é a Casa da Ópera, uma construção histórica. Por fim, por estar participando de uma campanha tão bonita e importante como essa, que busca popularizar uma arte milenar que ajuda na formação do indivíduo. Espero vocês para boas risadas”, convida.

Outro destaque do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto é o espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah, da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, que influencia a formação de diversos artistas teatrais brasileiros na linha do teatro de humor. Criado em 1995, é exibido Brasil afora há 29 anos com grande sucesso.

“Ouro Preto é uma das cidades históricas mais emblemáticas do Brasil. Berço de tanta cultura, tanta arte e tanta história. Para Os Melhores do Mundo é muito emocionante e simbólico estar de volta a esta cidade depois de 28 anos. Uma alegria, uma honra. Os festivais são uma ferramenta poderosíssima de aproximação do público com a arte. É incrível estarmos no Festival porque ele amplifica o trabalho do artista e para o público é muito bom porque oferece um leque variado de tendências culturais”, comemora o ator e um dos fundadores do grupo, Adriano Siri.

Atrações da terra

O teatro de Ouro Preto também vai estar presente no Festival de Popularização do Teatro, com espetáculos e cortejos que reafirmam o potencial cultural da cidade histórica.  Apresentações do teatro de Lambe Lambe da Cia Lamparina e o cortejo folclórico da Tribo Ansata, especializada em dança do ventre.

Formada por mulheres, a Bateria Efigênia Carabina também vai ter o seu espaço no evento. A Sociedade Musical Bom Jesus das Flores, do bairro Alto da Cruz, vai fazer uma apresentação pelas ruas, saindo do antigo Fórum até o Teatro Casa da Ópera. O Estúdio ID feat Banca Civil Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva e o grupo Osquidô Folia também estão entre as presenças confirmadas no evento.

“Serão atrações variadas, o que engrandece a programação. Especificamente o teatro Lambe Lambe é um estilo brasileiro que usa formas animadas para ocupar um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura e confinado a uma caixa preta de dimensões reduzidas. Com certeza, essa apresentação vai chamar a atenção da comunidade, para essa forma de fazer teatro”, explica Leandro Borba.

Onde tem Cultura, a Vale está

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios.  Cultura é tudo aquilo que faz de nós quem somos. Da história que a avó conta, daquela receita que passa de geração em geração e do jeitinho que falamos, até tudo aquilo que vemos nos museus, no teatro, nos filmes e nos livros. A cultura é como nos expressamos. É a nossa humanidade compartilhada. É o nosso bem mais precioso.

 É com alegria que chegamos às escolas de Ouro Preto e contribuímos para que seus alunos conheçam e se encantem com o mundo de possibilidades que a cultura pode oferecer para todos e todas.  O teatro é muito mais do que entretenimento: ele tem a magia de nos transportar para outros mundos e de nos fazer refletir sobre o nosso. O teatro é a linguagem da emoção e da imaginação.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO DE OURO PRETO

SEXTA – 24/05/2024

17h30 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera

17h30 – Apresentação de teatro de lambe lambe (Cia Lamparina)

18h00 – Cortejo folclórico na Praça Tiradentes

19h00 – Palco interno – Nerso da Capitinga (Pedro Bismarck) – Classificação 14 anos

21h00 – Palco externo – Santinhas do Pau Oco (Cia. Corpo de Prova) – Classificação 14 anos

SÁBADO – 25/05/2024

17h00 – Apresentação da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz) saindo do antigo fórum para a Casa da Ópera

18h00 – Estúdio ID feat Banda civil Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva

19h00 – Palco externo – O Rei Leão (Copas Produções) – Classificação livre

19h30 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera

21h00 – Palco interno – Filomena 30 anos de peleja (Gorete Milagres) – Classificação 14 anos

DOMINGO – 26/05/2024

14h00 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera

14h00 – Apresentação de teatro de lambe lambe (Cia Lamparina)

15h30 – Cortejo Osquindô Folia na Praça Tiradentes

16h30 – Palco interno – O Mágico de Oz  (Cia Divertidamente) – Classificação livre

19h10 – Palco externo – Hermanoteu na Terra de Godah (Cia Os Melhores do Mundo)  – Classificação 14 anos.

Serviço:

Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto

Data: 24 a 26 de maio de 2024

Local: Teatro Casa da Ópera e cidade de Ouro Preto

Ingressos gratuitos, mediante retirada antecipada na portaria do Teatro Casa da Ópera.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments