terça-feira, julho 23, 2024
HomeEntretenimento​​Orquestra Jovem das Gerais realiza turnê na Europa com repertório brasileiro

​​Orquestra Jovem das Gerais realiza turnê na Europa com repertório brasileiro

Sediado em Contagem, o projeto promove acesso à arte e à educação para crianças e adolescentes de baixa renda. A orquestra representará o Brasil no festival The Provençal Festival: Of Youth Orchestras. Entre os dias 29 de junho e 9 de julho, os jovens instrumentistas estarão na França. De 9 a 25 de julho, as apresentações ocorrerão na Itália.

Orquestra Jovem Gerais foto: @guilhermeleitefotografia – Concerto Palácio das Artes em dezembro de 2023

O que você levaria na mala se fosse viajar para a Europa com a responsabilidade de representar a música brasileira? No caso da Orquestra Jovem das Gerais (MG), de Contagem, fundada pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a diversidade da produção musical brasileira estará representada com composições que abrangem diferentes momentos da música brasileira em sua turnê com duração de um mês, na Itália e na França. Na mala dos 28 jovens que integram a orquestra, com idades de 11 e 17 anos, estarão a bossa nova de Tom Jobim, o clássico do maestro Heitor Villa-Lobos, o baião e xote de Luiz Gonzaga, Sivuca e Falamansa, o chorinho de Pixinguinha e Benedito Lacerda, o samba de Paulinho da Viola, e a mineiridade do instrumental de Juarez Moreira, além outros artistas.

De acordo com Renato Almeida, a proposta do repertório é fazer uma viagem por diferentes regiões brasileiras. “Queremos mostrar a riqueza e a diversidade da música brasileira, desde os ritmos nordestinos até a mundialmente conhecida bossa nova, passando pelo choro e o samba, representando a pluralidade cultural do nosso país”, afirma Almeida.

Para a turnê, as músicas ganharam arranjos especiais, e a instrumentação da orquestra conta com naipes de corda (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), de sopro (flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, trompa e trompete) e de percussão. A série de apresentações na Europa será no “The Provençal Festival: Of Youth Orchestras” e inicia no dia 29 de junho, na França, passando por cidades como Paris, Miramas, Arles, Saint-Martin-de-Crau, Villefranche-sur-Mer e Nice. A partir de 9 de julho, o grupo inicia sua turnê na Itália, no Florence Youth Festival, apresentando concertos em Turim, Rovereto, Montecatini, Reggello, Florença e Roma. O retorno do grupo será no dia 29 de julho.

Fundada em 1997, a Orquestra Jovem das Gerais tem como meta propiciar a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda o acesso à arte, cultura e educação. A proposta é, a partir da educação musical, despertar as potencialidades dos jovens e proporcionar uma formação cidadã, contribuindo para sua inserção na sociedade e promovendo justiça social.

Para além das apresentações musicais, a turnê também oferece a oportunidade para que as crianças e adolescentes conheçam pontos icônicos como o Rio Sena, a Torre Eiffel e o Museu do Vaticano. Rosiane Reis, cofundadora do projeto, explica que para a viagem as crianças estão aprendendo o francês básico e destaca a importância dessas vivências. “As viagens são grandes oportunidades para as crianças e adolescentes participantes do projeto. Elas não só apresentam a música brasileira, mas também dão aos nossos participantes a chance de conhecer novas culturas e expandir seus horizontes”, afirma Rosiane Reis.

José Eduardo, de 14 anos, toca trompete na orquestra e conta como foi quando soube que faria parte da viagem. “Eu me emocionei com essa notícia e fiquei sem palavras para agradecer essa oportunidade imensa. Acho que foi uma notícia chocante para minha vida porque eu nunca viajei para fora do Brasil”, destaca o musicista que faz parte do projeto há quatro anos.

Outra integrante da orquestra é Yasmin Pacheco, de 16 anos, que toca contrabaixo e conta que com a viagem irá realizar o sonho de conhecer outros países fazendo algo que ama, que é tocar seu instrumento. “A música na minha vida foi uma das coisas que me curou e me ajudou nos piores e melhores momentos. Acredito que devo seguir com a música pelo resto da minha vida”, afirma.

Sobre a Orquestra Jovem das Gerais

A Orquestra Jovem das Gerais tem sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e oferece o ensino de instrumentos de corda, sopro e percussão. Atualmente, atende 3 mil crianças e adolescentes nas cidades de Contagem, Nova Lima, Betim, Ibirité, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Itaúna, Itatiaiuçu e Divinópolis, com diversos programas. Desde a sua fundação, mais de 3000 alunos já passaram pela instituição de responsabilidade social.

A Orquestra Jovem das Gerais representa a importância do acesso democrático à arte, promovendo a inclusão social, o combate à pobreza e os direitos da infância e da juventude. Com mais de 25 anos de atuação, o projeto já foi reconhecido com várias premiações, incluindo o Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem (1999) e o 1º prize Folklore Ensemble/AICE, em Viena, Áustria (2008). A orquestra já participou de apresentações no Japão, Espanha, Inglaterra, Áustria, Itália, Suíça, Alemanha, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros países.

A Orquestra Jovem das Gerais conta com o patrocínio de NTS, J. Mendes, Belgo Arames, Fundação ArcelorMittal, Copasa, Instituto Marina & Flávio Guimarães, Grupo BMG, Mineração Usiminas, New Holland Construction, Hypofarma, Geosol, Mart Minas; e apoio da CNH Capital, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Ibirité, por meio da Lei Rouanet, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e da Lei de Incentivo à Cultura Estadual, com realização do Governo do Estado de Minas Gerais.

Orquestra Jovem Gerais foto: @guilhermeleitefotografia – Concerto Palácio das Artes em dezembro de 2023

Orquestra Jovem das Gerais (MG) – Turnê na Europa 

De 29 de junho a 9 de julho, na França.

De 9 a 25 de julho, na Itália.

Sede do projeto: R. Dinamarca, 40 – Bairro da Glória, Contagem – MG

Site: orquestrajovemdasgerais.org

Siga a Orquestra nas redes sociais!

Instagram: @orquestrajovemgerais 

Facebook: facebook.com/orquestrajovemdasgerais

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments