terça-feira, julho 23, 2024
HomeNoticiasEmpresasNo mês do orgulho, Grupo Farmácia Artesanal reafirma importância da diversidade como...

No mês do orgulho, Grupo Farmácia Artesanal reafirma importância da diversidade como pauta atemporal

Grupo conquistou pela primeira vez o selo de 'Diversidade e Inclusão' do GPTW, mas carrega uma longa história de valorização da saúde e do bem-estar dentro e fora da empresa

Reconhecido como um período de celebração, conscientização e ativismo pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+, o mês do orgulho é comemorado todos os anos em junho e vem sendo cada vez mais abraçado por marcas ao redor do mundo. Mas especialmente, nesta sexta-feira 28, o chamado dia do orgulho relembra a luta da comunidade pela igualdade e contra a violência. Para o Grupo Farmácia Artesanal, um dos maiores conglomerados de manipulação do Brasil, o respeito à diversidade vai além da data e molda os padrões do dia a dia na empresa.

Presentes em 11 estados, além do Distrito Federal, os mais de 1400 colaboradores da Artesanal contam com uma cultura organizacional que prioriza a inclusão e o sentimento de pertencimento, buscando proporcionar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados, independente de sexualidade ou identidade de gênero. Neste ano, a marca recebeu pela terceira vez o selo ‘Great Place to Work’ (GPTW), também conhecido como ‘Melhores Empresas para Trabalhar’, conquistando ainda, pela primeira vez, o selo de ‘Diversidade e Inclusão’, além do reconhecimento como uma das melhores organizações na área da saúde.

Para a Artesanal, a vivência da pauta inclusão diz respeito a uma saúde que acontece de dentro para fora. De acordo com a diretora de gestão de pessoas e cultura do grupo, Fernanda Domiciano, as certificações do GPTW transparecem uma realidade que é priorizada na empresa desde a sua formação. Durante todo o ano, a rede oferece programas internos que priorizam a formação de uma equipe alinhada, desde o diálogo com o colaborador à atenção individualizada de saúde mental, até projetos focados no desenvolvimento profissional. “Conquistamos o selo para evidenciar algo que é muito verdadeiro do nosso grupo”, define Fernanda.

Refletindo uma realidade ainda escassa no mundo corporativo, o quadro do Grupo Farmácia Artesanal possui 71% de mulheres, 6,2% PcDs e 18% de colaboradores LGBTQIAP+. No contexto do ESG, que define os critérios utilizados para avaliar práticas sustentáveis e responsáveis da empresa, a busca por direitos e visibilidade de todos esses perfis é especialmente priorizada. Enfatiza-se ainda a importância de transformação, sobretudo, na governança, com o desenvolvimento de lideranças.

E, se empresas mais diversas têm mais capacidade criativa, o respeito e a luta por equidade são lemas na Artesanal. Para Evandro Tokarski, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Farmácia Artesanal, uma liderança com inclusão e diversidade exige ações e estratégias bem formatadas e, acima de tudo, um compromisso contínuo na criação de um ambiente de trabalho onde todos possam trabalhar. “Líderes que priorizam a diversidade e inclusão não apenas promovem justiça e equidade, mas fortalecem suas organizações ao aproveitar a riqueza da perspectiva dessas experiências diversas”, afirma Tokarski.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments