quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeEntretenimentoMarcos Catarina reativa Baile dos Românticos em homenagem ao irmão e à...

Marcos Catarina reativa Baile dos Românticos em homenagem ao irmão e à Belo Horizonte

Foram um ano e meio de apresentações canceladas, adiadas e online. Porém, graças ao país já ter ultrapassado a metade de sua população vacinada, e, felizmente, o estado de Minas Gerais ter atingido os 73% de sua população totalmente vacinada, permitiu que os eventos presenciais voltassem.

E é com essa boa notícia que volta também aos palcos o músico, cantor e compositor Marcos Catarina e sua banda com o seu projeto musical “Baile dos Românticos – 5 Anos de Saudade”, um tributo ao seu irmão, o músico, cantor, compositor e poeta Vander Lee, falecido em 2016. Com um repertório superespecial, Catarina reúne canções que fizeram parte da trajetória musical de Vander Lee.

O repertório é superespecial, com releituras de canções consagradas de Vander Lee como a música “Estrela”, gravada por Maria Betânia; “Do Brasil”, “Esperando aviões” e “Iluminado”, todas gravadas por Daniela Mercury; “Pra ela passar”, “Galo e Cruzeiro” e “Românticos”, gravadas por Fábio Junior; “Contra o Tempo”, gravada por Rita Benneditto; e “Onde Deus Possa me Ouvir” gravada por cantores como Gal Costa, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Leila Pinheiro, entre tantos outros.

O “Baile dos Românticos” começa no dia 11 de dezembro (Sábado), no Restaurante Maria das Tranças, no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), para o público presente, a partir das 21 horas. Fundado em 1950, o restaurante oferece pratos típicos da culinária mineira, em atmosfera familiar.

No dia 12 de dezembro (Domingo) o show é virtual, e está inserido na comemoração dos 124 anos da cidade de Belo Horizonte (MG), que traz como temática a Primavera, valorizando o potencial turístico da capital mineira, famosa por sua cultura musical, cheia de sons, e pela sua hospitalidade, cheia de saberes e sabores.

A realização do evento é da Atipó Cultural, com apoio do Restaurante Maria das Tranças, do Bloco Românticos São Loucos, de Dimas Martins, da Belotur e da Prefeitura de Belo Horizonte.

LIVES PELA INTERNET

Nos dias 12 e 13 de dezembro (Domingo e Segunda-feira), o “Baile dos Românticos” continua, desta vez sem público, como lives pelo YouTube, Instagram e Facebook, para quem quiser assistir pela internet a partir das 19 horas no Domingo e das 20 horas na segunda-feira.

MARIENE DE CASTRO

No dia 12 de dezembro, Marcos Catarina terá ainda, dividindo a tela da sua live, a companhia da célebre cantora baiana Mariene de Castro, que, direto de Salvador (BA), vai se apresentar junto com Marcos e sua banda pela internet.

Mariene é famosa por ser presença garantida no Carnaval de blocos de Salvador (BA), por cantar no encerramento das Olimpíadas do Rio em 2016 e por já ter sido indicada ao Grammy Latino em 2020. Mariene também ainda teve uma participação como atriz na novela Velho Chico (2016) da Rede Globo.

MEDIDAS COVID-19

O Restaurante Maria das Tranças informa que, referente as medidas tomadas no local quanto a pandemia de Covid, é necessário usar máscara, para a segurança dos visitantes, assim como todos os funcionários da casa também usam máscara e desinfetam todas as superfícies entre visitas.

SOBRE O MÚSICO MARCOS CATARINA

Marcos Catarina é um cantautor mineiro que define seu estilo como popular, mas com sofisticação literária. Desde a adolescência busca se expressar através do cancioneiro popular, pela forte influência do pai, José Delfino Catarina, e dos irmãos que também são cantores e compositores, como o consagrado cantor Vander Lee e sua irmã Ivania Catarina.

Com dez anos de carreira percorridos, e dois CDs gravados, “Entre Canções” e “Leve”, o cantor tem centenas de canções de alto nível. Sua formação passa por estudar música na Bituca Universidade de Música Popular Brasileira, com mestres como Yan Guest, Babaya e Gilvan de Oliveira, tendo se apresentado em vários teatros de Belo Horizonte, como Cine Brasil e o Palácio das Artes e compartilhando o paco com nomes como o Grupo Ponto de Partida, Dona Jandira entre outros. E sua formação não fica por aí, tendo já pós-graduação em História da Arte.

Seus projetos originais e em torno da música já são sucesso no imaginário popular. Catarina realiza sazonalmente o “Baile dos Românticos”, espetáculo onde homenageia vários compositores brasileiros, e é também criador do “Bloco de Carnaval Românticos São Loucos”, que faz uma homenagem a seu irmão, o grande compositor mineiro Vander Lee. Seu último show antes da pandemia, com o criativo nome de “Todo In Canto do Rio”, trazia canções autorais que remetiam as águas, aos rios e as marés.

Marcos também tem um vasto currículo de participações e prêmios em festivais. Antes da pandemia, esteve nos principais Festivais da Canção do Brasil, tendo sido premiado como Melhor Intérprete no Festibar, ficando em quarto colocado no Festival de Pedro Leopoldo (MG), em terceiro lugar no Cantalão em Divinópolis (MG), em segundo lugar no Festival de Conceição do Mato Dentro (MG), e em primeiro lugar nos Festivais da Canção de Alvinópolis (MG) e de Grão Mogol (MG).

Com uma carreira que já é internacional, pisou em palcos na Europa, mais precisamente na França e na Bélgica, além de Peru e Chile na América Latina.

SOBRE O POETA VANDER LEE

O cantor, compositor e poeta Vander Lee (1966-2016), foi um dos maiores compositores da música mineira, e por que não dizer, nacional, dos últimos 20 anos. Nascido na capital do estado de Minas Gerais em 1966, começou sua carreira em bares locais na década de 1980. Gravou sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986, e em 1987 já fazia shows com seu próprio repertório.

Suas canções iam desde o romântico, passando pelo samba, até a balada e rock. Suas letras falavam de acontecimentos da vida cotidiana, sempre com um lado romântico. Gravou com grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. O cantor tinha três filhos: Laura, Lucas e Clara, que herdaram dele o talento musical. Faleceu em 2016, aos 50 anos de idade, em decorrência de um infarto, um ano antes de completar 20 anos de carreira, com 10 CDs e dois DVDs gravados.

SERVIÇO

SHOW “BAILE DOS ROMÂNTICOS – 5 ANOS DE SAUDADE” DE MARCOS CATARINA em homenagem a Vander Lee.

Data: de 11 a 13 de dezembro de 2021 (Sábado a segunda-feira).

Horário: dia 11 às 21 horas (presencial), dia 12 às 19 horas (via internet, com a participação de Mariene de Castro) e dia 13 às 20 horas (via internet).

Local: Restaurante Maria das Tranças.

Endereço: Rua Estoril, 938 – São Francisco, Belo Horizonte (MG).

Mesas a partir de R$ 165,00 (para 4 pessoas – R$ 41,25 cada).

Duração do show: 90 minutos.

Lotação: 440 lugares.

Vendas pela internet: https://www.sympla.com.br/homenagem-a-vander-lee—baile-dos-romanticos__1417246

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments