sexta-feira, março 1, 2024
HomeEntretenimentoInstituto Cervantes promove 3ª edição do “Dia do Cinema Espanhol” no Cine...

Instituto Cervantes promove 3ª edição do “Dia do Cinema Espanhol” no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita

O filme selecionado foi “Embrujo”, dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol

O Instituto Cervantes, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura promovem, no dia 6 de outubro, a 3ª edição do “Dia do Cinema Espanhol”, que homenageia e recorda o patrimônio cinematográfico espanhol por meio da recuperação de obras importantes, apresentando filmes de destaque. Este ano, o filme selecionado foi “Embrujo, dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol, duas estrelas incontestáveis da música e dança flamencas. Com entrada gratuita, a sessão será às 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG).

O filme, de 1947, é uma raridade na qual a expressão mais revolucionária do flamenco em palco se cruza com um cinema de pretensões inovadoras e pioneiras que, como era de esperar, teve uma receção difícil entre o público da época, cujas expectativas se dirigiam para um cinema mais convencional. Com produção e proposta estética diferentes do cinema espanhol do momento, o filme dialogava com a visualidade do expressionismo cinematográfico através de uma encenação e montagem que se situavam no melhor cinema europeu de vanguarda do início do século XX.

Embrujo é uma joia cinematográfica e um pulso sobre um momento em que uma das raízes folclóricas mais quentes do século XX – o flamenco – conseguiu expressar-se através do meio predominante da época – o cinema”, comenta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura.

A exibição da obra serve também para celebrar o centenário do nascimento de Lola Flores, que depois desse filme teve uma carreira acelerada no cinema popular espanhol e em vários espetáculos de teatro e, mais tarde, de televisão, até se tornar um verdadeiro mito da cultura espanhola.

Dia do Cinema Espanhol – Exibição do filme “Embrujo” – Carlos Serrano de Osma | Espanha | Drama | 1947 | 80 min

Classificação indicativa: 14 anos

Data: 6 de outubro

Horário: 19h

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG)

Entrada gratuita (Retirada de ingressos na bilheteria do Cine Santa Tereza, meia hora antes da sessão

Mais informações: belohorizonte.cervantes.es

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments