terça-feira, julho 23, 2024
HomeNoticiasEstadoFNE realiza Exposição na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF e homenageia enfermeiros...

FNE realiza Exposição na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF e homenageia enfermeiros e enfermeiras que perderam suas vidas na pandemia da COVID-19

A Exposição “A Enfermagem na Pandemia da COVID-19: Nossas lutas, Nossas vozes!”, montada no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, foi viabilizada por meio de um requerimento da deputada federal Alice Portugal (PCdoB).  O foco central é no valoroso trabalho da Enfermagem durante a Pandemia. A exposição visa prestar homenagem a essa categoria, que tanto se dedicou a salvar vidas nesse período que assolou os brasileiros, entre 2020 e 2023, quando foram registradas mais de 700 mil mortes.

“Neste mês em que celebramos a Semana da Enfermagem, essa exposição ganha uma relevância ainda mais profunda, pois ela também traduz as lutas e as vozes de enfermeiros e enfermeiras pelo Piso Salarial, jornada de 30h, melhorias nas condições de trabalho e dignidade”, destaca a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano.

A Exposição

De 13 a 17 de maio/2024, das 8h às 20h, a FNE estará à mostra nos corredores do Espaço Mário Covas, reportando as lutas e os desafios enfrentados pelas/os profissionais da enfermagem durante a pandemia.  “Uma forma de reconhecermos, publicamente, o quão relevante foi o trabalho abnegado de enfermeiras/os, que estiveram na linha de frente do atendimento às vítimas, arriscando suas vidas e a de seus entes queridos.”

Essa exposição visa conscientizar a sociedade sobre importantes pautas de lutas dessa categoria, que não pode se calar diante da negação de seus direitos.

O visitante encontrará nos registros expostos a história da enfermagem, o panorama sobre a trajetória da profissão e sua contribuição para a saúde pública. Demonstrando as dificuldades impostas pela Covid-19, com relatos emocionantes de enfermeiras/os, denúncias sobre a precariedade vivida, a negação da vacina o que não se admitia como verdade em um momento em que era vital apostar na Ciência e na Pesquisa, o quanto as Fakes News impactaram e ajudaram a disseminar falsas soluções, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos ambientes de trabalho, jornadas exaustivas e riscos de ficarem adoecidos. Além disso, serão abordadas as adversidades do pós-pandemia, incluindo o aumento do desgaste físico e mental, o crescimento dos casos de suicídio, feminicídios, racismo, homofobia e as incertezas nos ambientes laborais.

“As Enfermeiras/os foram pilares fundamentais durante esta tenebrosa pandemia, arriscando suas vidas para cuidar do próximo, ficando expostos ao contágio, o que resultou em sérias sequelas ou até mesmo na perda de suas vidas. Esta exposição é uma oportunidade para reconhecer e homenagear essas verdadeiras heroínas e heróis”, completa Solange Caetano.

SERVIÇO:

Venha conhecer de perto a história da enfermagem e as suas lutas!

Data: 13 a 17 de maio de 2024

das 8h às 20h

Local: Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados – Brasília/DF

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments