A Sá Marina, atelier da confeiteira Marina Mendes, apresenta o Festival do Ipê e do Pequi, uma celebração dos sabores únicos do Brasil, que combina a pâtisserie francesa com ingredientes brasileiros. O festival, que começa na quinta-feira (10/10) e terá duração de 10 dias, oferece criações artesanais e limitadas, disponíveis sob encomenda.
Marina Mendes compartilha sua visão: “Vivo em busca de estudos e pesquisas sobre o uso de frutos brasileiros na confeitaria. Pouco se fala sobre o uso da castanha do pequi em preparos, como integrante ou estrela principal de sobremesas. Eis que, após muitos experimentos, nasce o nosso Paris-Brest Pequi e Limão Capeta.”
Já sua mais recente criação é uma verdadeira obra de arte: um ipê amarelo todo feito de chocolate. O doce é uma homenagem aos ipês, árvores que são símbolo de Belo Horizonte. A criação reflete o estilo inovador de Marina, que se aventurou pela primeira vez na técnica de aquarela aplicada ao chocolate. “Levou muito tempo e nunca acerto de primeira, mas o processo é uma arte por si só,” confessa a chef, que afirma ter aprendido muito com essa experiência.
Pequi: Sabores únicos em forma de arte
A Massa Choux com crumble de castanha de pequi combina diferentes sabores e texturas. O preparo inclui Duja de Pequi e Chocolate gold caramelizado com flor de sal, um refrescante Curd de limão tahiti, além de castanha de pequi tostada e caramelizada na manteiga e açúcar de coco. A combinação segue com mousseline praliné de chocolate 54% e castanha de pequi e croustillant de crepes tostados, chocolate gold e creme praliné de pequi, finalizados com uma delicada fita de chantilly de limão tahiti.
Preço: R$ 270,00 (serve de 5 a 6 pessoas)
Ipê: Doce homenagem à flor símbolo de BH
O Jardim de Ipê é uma criação delicada, com toques de aquarela. A composição traz Crumble de cacau black, crumble de capim limão, um delicioso caramelo de ipê e gelée de ipê e romã. A base é uma Dacquoise de castanha de caju, complementada por crocante de castanha de caju, cardamomo e coco. Para finalizar, dois ipês de chocolate pintados à mão, com galhos de chocolate, completam essa obra.
Preço do Ipê: R$ 150,00.
As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (31) 98430-6874.
Sobre Sá Marina
O atelier Sá Marina nasceu com a proposta de trazer técnicas francesas e temperá-las com ingredientes brasileiros, formando o que Marina chama de “pâtisserie tupiniquim”. No menu, ela combina receitas clássicas como o entremet e a massa choux com sabores brasileiros como cupuaçu, pequi, jatobá, cumaru, castanha-do-Pará e cajá. Um dos destaques é a torta de cupuaçu com castanha-do-Pará, que traz a acidez do cupuaçu combinada à crocância da castanha e ao clássico pâté sucrée de amêndoas.
Marina produz todas as sobremesas artesanalmente em sua cozinha no Bairro Santo Antônio, BH. Por questões de qualidade e exclusividade, a produção é limitada, com doces vendidos apenas sob encomenda. Diferente de outras pâtisseries, o ateliê não tem um espaço para consumo local; Marina prefere que os clientes levem os doces para apreciar em casa ou em espaços públicos. Les Bijoux Gourmands do Sá Marina são escolhidos com frequência como opçóes de presentes.
Cada sobremesa é acompanhada de um cartão feito à mão por ela, que explica a composição e sugere a melhor forma de degustar. Ela também incentiva seus clientes a se lambuzarem e a comerem com as mãos, criando uma experiência mais sensorial.