segunda-feira, julho 22, 2024
HomeNoticiasFestival Benengeli, evento literário que percorre os cinco continentes, chega a Belo...

Festival Benengeli, evento literário que percorre os cinco continentes, chega a Belo Horizonte, no dia 14 de junho

Instituto Cervantes – Foto: Mariama Lopes.

Ação na capital une Begoña Gómez Urzaiz, Maria de Lourdes Caldas Gouveia e Carolina Correa em bate-papo na Livraria da Rua

 

Belo Horizonte é uma das cidades que recebem a extensa programação do Festival Benengeli – Semana Internacional das Letras em Espanhol, promovido pelo Instituto Cervantes. No dia 14 de maio, o evento literário que percorre os cinco continentes chega à capital mineira proporcionando o encontro entre a jornalista e ensaísta espanhola Begoña Gómez Urzaiz, a escritora e pesquisadora brasileira Maria de Lourdes Caldas Gouveia e a atriz mineira Carolina Correa.

 

As três conversam, na Livraria da Rua, sobre o tema que conduz esta edição do festival: “Literatura: humor ou tragédia”. Essas categorias continuam vigentes na criação contemporânea? Ou as nuances e os cruzamentos entre elas que definem a imaginação atual? As escritoras refletem sobre questões como essas, em um intercâmbio entre Espanha e Brasil.

 

No dia 15 de junho, Begoña Gómez Urzaiz continua em Belo Horizonte para apresentar seu livro “As abandonadoras”, recém-publicado no Brasil pela Zahar/Companhia das Letras. No Instituto Cervantes, a autora conversa com a pesquisadora e curadora Carla Maia sobre a obra, que traz reflexões sobre culpa materna, maternidade competitiva e a mãe como sujeito criativo.

 

“As abandonadoras” é centrado em histórias de mulheres reais e fictícias que, em algum momento das suas vidas, optaram por deixar os seus filhos para trás. Urzaiz parte de um interesse genuíno em compreender as motivações dessas mães, enfrentando o impulso censurador que permeia a pergunta “Que tipo de mãe abandona seu filho?”.

SERVIÇO

Benengeli – Semana internacional das letras em espanhol

Data: 14 de junho

Horário: 18h

Local: Livraria da Rua

R. Antônio de Albuquerque, 913 – Funcionários

 

Apresentação de “As abandonadoras” de Begoña Gómez Urzaiz, com presença da autora

Data: 15 de junho

Horário: 11h

Local: Instituto Cervantes

Rua dos Inconfidentes, 600 – Savassi

 

Entrada gratuita

 

Mais informações: https://www.instagram.com/institutocervantesbh/

 

SOBRE O INSTITUTO CERVANTES

 

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central da instituição se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes.

 

O trabalho do Instituto Cervantes está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em Belo Horizonte, colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras no Estado.

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments