quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeBrasilDo forno ao prato: a jornada de criar pães artesanais em casa

Do forno ao prato: a jornada de criar pães artesanais em casa

Saiba o que é preciso ter para começar a produzir seu próprio pão

O pão é um alimento queridinho dos brasileiros, seja para começar o dia, para o lanche da tarde, ou como acompanhamento daquele  prato  especial. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Panificação (ABIP), no Brasil, são consumidos por ano 2,3 milhões de toneladas de pão. E aprender a fazer pães artesanais em casa pode ser ainda mais gostoso e ainda gerar renda.

Cecília Lima, professora de panificação e a frente d’ A moça do pão, destaca o inicío da sua trajetória com os pães artesanais. “Em 2014 e 2015 eu fiz um intercâmbio para a  Irlanda e lá viajei muito. Era doida para ir pra Itália e experimentar as massas de lá. Quando finalmente fui, pra minha surpresa me apaixonei pelos pães. Eu me lembro até hoje dos sanduíches nas vitrines, feitos com focaccias, ciabattas, presuntos e queijos deliciosos. Eu só queria comer aquilo. Voltando pra casa em 2016 me matriculei em gastronomia e a intenção inicial era linkar gastronomia e turismo (meu ramo até então), mas nas aulas de panificação eu me lembrei daqueles pães deliciosos que comi na Itália e decidi me aprofundar neles. Comecei a fazer pães para presentear amigos e as encomendas começaram a surgir, comecei a vender em feirinhas aos finais de semana e em 2018 montei minha primeira turma para ensinar a fazer pão”, disserta.

Ela ainda acrescenta que com a chegada da pandemia e o fechamento das fronteiras, ela viu que a renda extra teria que se tornar a principal. “Não dava pra viver do turismo naquele momento. Arregacei as mangas e vi meu negócio decolar. Hoje 90% da minha renda vem da venda de pães para clientes finais, restaurantes e cafeterias”, completa.

Modo de preparo do pão artesanal 

A moça do pão explica o passo a passo da sua produção. “Na quarta faço a alimentação do fermento pela manhã e à noite, na quinta pela manhã inicio o processo de mistura das massas e ao final do dia faço as modelagens, os pães vão pra geladeira e ficam até o dia seguinte. Na sexta pela manhã verifico se os pães estão no ponto de assamento e vão para o forno. Ou seja, o processo todo leva cerca de 3 dias, isso pros pães mais simples. Para pães mais elaborados, como os panetones, o processo é ainda mais longo. Ah, e por falar em panetones, a partir do mês que vem já começa a produção”, ressalta.

Para quem tem o desejo de começar a fazer pães em casa, não precisa de muita coisa. É necessário forno, geladeira, uma balança de cozinha, formas e só.

Fonte: Cecília Lima – Formada em gastronomia pela Estácio de Sá, especialista em pães de fermentação natural, vendo pães por encomenda desde 2017, a frente d’ A moça do pão, padaria artesanal desde 2020, professora de panificação desde 2019. @amocadopao_

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
■ Felipe de Jesus | Gestão e Apoio (voluntário) no portal "ViralizaBH" pela Agência de Notícias | Publicidade & MKT - Grupo Conteúdo (GC): ■ Formação Acadêmica (Graduações): Felipe de Jesus é Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação: Jornalismo, Publicidade, MKT e RP (UEMC), Jornalista: graduado no curso de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá (Centro Universitário - BH/MG), é Publicitário: graduado em Publicidade & Propaganda pelo Instituto Politécnico-SP, Teólogo: graduado no curso de Bacharel em Teologia (livre) pela Faculdade ESABI-BH/MG e Sociólogo: graduado em Ciências Sociais: Sociologia pela Faculdade Polis das Artes-SP (Licenciatura). É também Economista: graduado no Bacharelado em Ciências Econômicas pela USIP/SP, Advogado: graduado no curso de Bacharelado em Direito pela FACSAL/UNIESP-S.A e Perito Judicial: Cálculos Contábeis / Financeiros (Área Trabalhista) - e em Engenharia de Avaliação de Imóveis (Área Imobiliária) pela Escola Beta Perícias Judiciais.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments