domingo, abril 14, 2024
HomeNoticiasCulturaDe 15 a 19/11 - Academia Mineira de Letras oferece experiência "Subir...

De 15 a 19/11 – Academia Mineira de Letras oferece experiência “Subir Bahia” como parte do Programa Educativo da mostra ​“Cartografia Imaginária: Rua da Bahia”

A mostra “Cartografia Imaginária: Rua da Bahia”, em cartaz na Academia Mineira de Letras até 20 de novembro de 2022, propõe aos visitantes um olhar contemporâneo sobre a história literária e urbana da Rua da Bahia. Percorrendo objetos, textos, fotografias, como se estivessem em movimento no tempo, recria o espaço dessa narrativa, reativando a presença de personalidades que marcaram época e de lugares importantes na trajetória cultural da capital mineira. Tomando a via como personagem, os curadores Marconi Drummond e Maurício Meirelles nos levam a investigar e reconhecer de perto a trajetória da construção material e simbólica da Rua da Bahia ao longo de sua existência.

Para que o público possa embarcar nesse passeio pelo tempo, o setor Educativo da exposição oferece, com o patrocínio do BDMG Cultural, a vivência “Subir Bahia”.

A vivência “Subir Bahia” acontece nos dias 15,16,17,18,19 de novembro, em períodos  da manhã e da tarde, mediante agendamento. Trata-se de uma visita guiada pela emblemática rua da Bahia, percorrendo alguns pontos de sua arquitetura e locais que se tornaram símbolos. Uma vivência para ativar conhecimentos, memórias, afetos e a imaginação. O ponto de encontro para o início da caminhada é o coreto do Parque Municipal, um dos lugares mais importantes da cidade. Depois de uma conversa introdutória, é feita uma caminhada pela Avenida Afonso Pena, sentido mercado das flores, onde se inicia a subida desta, que já foi a rua mais importante da cidade de Belo Horizonte.

No trajeto, acontecerão mediações sobre alguns dos edifícios, monumentos, histórias e referências literárias dessa rua, finalizando a vivência na Academia Mineira de Letras (AML), onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história do prédio, além de uma breve visita ao casarão construído no início da década de 1920 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Sobre a exposição “Cartografia Imaginária: Rua da Bahia”

No traçado de uma nova e moderna cidade, Belo Horizonte nasceu como se seu mapa fosse um grande tabuleiro de xadrez e a Rua da Bahia ganhou posição estratégica, ligando pontos importantes da capital planejada. Não à toa, ela se consolidou como parte essencial da vida de quem por aqui passou e é isso que a exposição “Cartografia Imaginária: Rua da Bahia” traz para o público.

Organizada em torno de dez núcleos expositivos que dialogam entre si, a exposição percorre a via e suas cercanias, desde o Ribeirão Arrudas até a Praça da Liberdade. Ao invés de adotar um conceito linear e temático, a estrutura da exposição toma a Rua da Bahia como síntese das ideias de “cidade alta” – diurna e solar, ligada ao poder e às regras sociais – e “cidade baixa” – noturna e profana, ligada ao corpo e suas práticas: os dois focos de uma elipse cujo ponto de partida é também o de chegada, na bela imagem-metáfora criada pelo professor João Antônio de Paula para se referir à Rua da Bahia.

 

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1.466

Exposição “Cartografia Imaginária: Rua da Bahia”

Até 20 de novembro

Funcionamento: de terça a sexta das 10h às 19h

Sábado e domingos, das 10h às 16h

Entrada gratuita.

 

Vivência “Subir Bahia” – Um Passeio Pela “Cartografia” Da Rua Da Bahia-

Dias 15, 16 de novembro

Manhã: 9h30 às 11h | Tarde: 16h às 17h30

 

 

 

 

 

 

Dias 17 e 18 de novembro

Manhã:  9h30 às 11h | Tarde: 14h00 às 15h30 e 16h às 17h30

 

Dia 19 de novembro

Manhã: 9h30 às 11h | Tarde: 13:30 às 15h

Vagas: 10 pessoas por turma (preenchimento das turmas por ordem de inscrição)

Público: interessados na vivência acima de 18 anos ( menores de 18 anos acompanhados por responsável legal com envio da comprovação para o

e-mail: educativo.aml@gmail.com)

Atividade mediante agendamento:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScny9PuUuNOVZwgnQ5N99g4tsnRe8Ffb1A3s_8vkpyIkYwo9A/viewform

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments