segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasCulturaCom Palco na Virada Cultural, Dia da Amazônia em BH convida à...

Com Palco na Virada Cultural, Dia da Amazônia em BH convida à mobilização pelas floresta e montanhas

“Somos a última geração que pode salvar nossas montanhas e florestas”. Este é o mote do Festival Amazônia Serra do Curral, realizado pelo MINHA BH e pelo JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia para celebrar o Dia da Amazônia em Belo Horizonte. As atividades integram os Festivais Dia da Amazônia, uma iniciativa do Instituto Clima e Sociedade que terá programações também em Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Santarém, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na capital mineira, as atividades relacionam a defesa da Amazônia à mobilização pela preservação da Serra do Curral. Há meses, a população se articula contra o projeto de mineração da Tamisa, que ameaça a biodiversidade na região e traz graves riscos para a segurança hídrica e a qualidade do ar dos municípios vizinhos. A programação busca chamar atenção para as consequências da destruição desenfreada e levantar o debate ambiental em um momento de disputa eleitoral.

No domingo (4/9), o Festival terá um palco no Parque Municipal, com shows de 14h às 20h, realizado em parceria com a Virada Cultural. Nomes como Fernanda Takai, Kaê Guajajara, Sérgio Pererê e Nath Rodrigues se apresentam no espaço, que recebe também intervenções do grupo Favelinha Dance e da DJ Teffi Angel nos intervalos. Os artistas assinaram o manifesto em defesa da Serra do Curral, entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de MG no início de junho.

Serão realizadas ainda exposições fotográficas nos pontos de ônibus das principais avenidas do centro da cidade, além de pontos de coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular Amazônia de Pé, que busca promover a proteção de todas as florestas públicas na Amazônia Legal.

Pela floresta de pé

Comemorado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia alerta para a importância da preservação de uma das maiores reservas naturais do mundo e ganha, em 2022, uma relevância ainda maior. “Os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Philips na Amazônia escancararam o desmonte das políticas de fiscalização ambiental e de proteção aos povos indígenas”, como lembra o urbanista Roberto Andrés, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As consequências da destruição já são observadas em todo o Brasil. Especialistas registram impactos para o regime de chuvas, por exemplo, em toda a América do Sul. “Quando dizemos que somos a última geração que pode salvar a Amazônia, não é uma força de expressão”, o professor alerta. “Não há outro momento para a mobilização em defesa da floresta de pé. É agora ou nunca”.

Release sobre o Festivais Dia da Amazônia aqui 

Material dos artistas aqui 

Serviço

Festival Amazônia Serra do Curral

Data: 4/9 (domingo)

Horário: de 14h às 20h

Local: Parque Municipal

Entrada gratuita

Programação: Nath Rodrigues, Kaê Guajajara, Marcelo Veronez + Coral + Sérgio Pererê, Fernanda Takai, Swing Safado. Mestre de cerimônias: Kdu dos Anjos. Intervenções: Favelinha Dance + Teffy Angel.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments