Coral – Divulgação.
Dia 28 de julho, no Zap 18, alunos do projeto produzem evento de encerramento
Após um ciclo de oficinas com aulas direcionadas à produção de eventos musicais, o ciclo de formação Artifício realiza um evento de encerramento com show gratuito e aberto ao público da multiartista Coral. O evento será no dia 28 de julho, a partir das 17h30, no Zap 18, no bairro Serrano de Belo Horizonte.
Cantora e compositora de Jequié, Bahia, e agora radicada em Belo Horizonte, Coral é uma presença significativa na cena musical independente. Sua voz inconfundível dá vida a uma poesia engajada e potente a partir de seu lugar como artista, nordestina e travesti, imprimindo sua identidade afetuosa na canção brasileira contemporânea. Em 2023, realizou uma série de lançamentos de canções autorais com nomes consagrados da música brasileira: Ressonância, em parceria com Chico César, e Serra, com participação de Fernanda Takai. Seu último lançamento é o single Boca, em parceria com o trio Radio Exodus.
“Este ano o projeto alcançou um público maior e muito interessado. Comparado aos dois anos anteriores, tivemos mais de 100% de crescimento. Além disso, conseguimos contemplar a acessibilidade e uma diversidade maior também. Estamos em processo de consolidação desde a primeira edição, mas a cada ano o projeto vai se tornando melhor e mais robusto. Estamos bem ansiosos e felizes com o show de encerramento da Coral”, conta a idealizadora Ana Carolina Antunes.
O show será produzido pelos alunos do projeto Artifício, que se dedica à formação de profissionais de eventos musicais. Idealizado pela gestora e produtora cultural Ana Carolina Antunes, a primeira edição do Artifício ocorreu em 2022, já com o objetivo de unir formação e descentralização da cultura. Em 2024, o ciclo envolveu oficinas de cenografia, iluminação, produção artística, sonorização e acessibilidade, com aulas teóricas e práticas.
As oficinas foram conduzidas por especialistas, com ampla experiência no meio cultural: Rosane Lucas, intérprete de libras; Carolina Gomes, cenógrafa e diretora de arte; Flávia Mafra, iluminadora e gestora cultural; Renata Almeida, produtora artística e Flora Guerra, engenheira e técnica de som.
Encerrando o processo, os alunos colocam em prática as ferramentas aprendidas, com supervisão, no show de Coral, aberto ao público. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
HISTÓRICO DO PROJETO
A primeira edição do Artifício aconteceu em 2022, com aulas práticas no Galpão GM3, no Bairro Renascença. As oficinas foram colocadas em prática nos shows de Amorina e FLIP que, respeitando as restrições sanitárias da pandemia, foram feitos em gravação de vídeo. Em 2023, no Barreiro, o projeto culminou em apresentações de Laura Sette e Bayer LPZ, seguindo com a proposta de levar ao público os resultados do percurso formativo. Todos os eventos foram realizados fora da região central de Belo Horizonte.
SERVIÇO
Show de encerramento – Artifício 2024
28/07 – com Coral
Horário: das 17:30 às 18:30
Local: Zap 18 – R. João Donada, 18 – Santa Terezinha, Belo Horizonte – MG, 31360-190
Entrada gratuita