domingo, março 3, 2024
HomeNoticiasEstadoCemig informa sobre abertura de comportas em Três Marias

Cemig informa sobre abertura de comportas em Três Marias

Diante da atualização dos cenários de cheias percebidos nos municípios ribeirinhos do rio São Francisco, a Cemig informa que adiará a abertura das comportas da UHE Três Marias. Isso permitirá reduzir os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de subida do nível que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório.

Essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do Rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais.
A decisão também leva em conta a proteção da obra de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora.
Entenda melhor sobre o controle de cheias no vídeo a seguir:

 

O reservatório de Três Marias às 14:00 de 11/01/2022 atinge 74,18% de volume útil, o que permite utilizar o volume vazio disponível para amortecer a cheia afluente que ainda ocorrerá ao longo da semana, armazenando o excedente no reservatório. Nestes próximos dias a vazão liberada seguirá em 850 m³/s, correspondente à geração máxima de energia elétrica, conforme capacidade instalada. A vazão recebida no reservatório já atinge 7.300 m³/s às 14:00 da presente terça-feira, com perspectiva de vazões superiores a 8.500 m³/s já na quarta-feira. Desta forma, o nível do reservatório seguirá em rápida elevação, mantendo a necessidade que a abertura das comportas ocorra assim que os afluentes do Rio São Francisco no trecho até Pirapora reduzam suas vazões.

As datas de abertura e as vazões que serão liberadas serão informadas nos próximos dias, conforme evolução das condições hidrometeorológicas do Rio São Francisco.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments