quinta-feira, junho 20, 2024
HomeNoticiasCulturaCCBB BH reúne moda e cultura em mostra expositiva de têxteis e...

CCBB BH reúne moda e cultura em mostra expositiva de têxteis e bate-papo sobre a arte do bordado

Atividade integra programação do Circuito Liberdade em parceria com a 31ª Edição do Minas Trend, e estabelece um diálogo entre as Mestras do Bordado de MG e o espetáculo "Leão Rosário", em cartaz até 22 de abril no CCBB BH

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) promove, entre os dias 17 e 22 de abril, uma ação que reúne moda e cultura, em conjunto com o Memorial do Bordado e o Circuito Liberdade. Dentre as atividades, que fazem parte da programação associada da 31ª Edição do Minas Trend, estão a mostra expositiva de têxteis “Os Silêncios que o Bordado Encerra”, visita guiada e bate-papo com a presidente do Memorial do Bordado Maria do Carmo, além de roda de conversa com as artistas responsáveis pelo figurino da peça “Leão Rosário”, em cartaz até 22 de abril no CCBB BH.

As atividades são gratuitas, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB, uma hora antes de cada evento. Para conferir a mostra não é preciso retirar ingresso.

 

Mostra expositiva de têxteis “Os Silêncios que o Bordado Encerra”

Em cartaz no Foyer do Teatro II, entre os dias 17 e 22 de abril, a mostra “Os Silêncios que o Bordado Encerra” é realizada em parceria com o Memorial do Bordado, e idealizada pela presidente do Memorial, Maria do Carmo Guimarães Pereira, que apresenta ao público peças icônicas de seu acervo e também compartilha seu amplo conhecimento e experiência com o tema.

O Memorial, criado por Maria do Carmo e suas alunas, é um espaço de referência para preservação da memória da arte do bordado, e possui hoje mais de 10 mil itens. Dentre eles, peças de vestuário para adultos e crianças, roupas de cama, revistas antigas especializadas, linhas, tecidos, livros e documentos.

No dia 20/04 (sábado), além das peças do acervo do Memorial do Bordado em exibição no foyer do teatro II, os figurinos do espetáculo “Leão Rosário” estarão expostos durante a roda de conversa.

Visita guiada, bate-papo e roda de conversa

No dia 17 de abril, às 19h, Maria do Carmo oferece uma visita guiada à mostra, seguida de bate-papo no Teatro II. Através das peças exibidas no CCBB BH, ela contará os segredos por trás do bordado e o que ele representa. Na ocasião, questões como o papel das mulheres bordadeiras e a ancestralidade da arte do bordado serão discutidas, com base na pesquisa desenvolvida ao longo dos anos por Maria do Carmo. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.

No dia 20 de abril, às 16h, ocorre mais uma visita guiada à exposição, seguida de roda de conversa no Teatro II. O evento reúne Maria do Carmo e as artistas mineiras Stella Guimarães, Silvia Reis e Rosângela Cristina de Oliveira (Ára Ateliê) – responsáveis pelo figurino do espetáculo “Leão Rosário”, em cartaz no CCBB BH até 22 de abril. A montagem, idealizada por Adyr Assumpção, une o universo de Rei Lear, de Shakespeare, com o universo poético e encantador do artista plástico brasileiro Arthur Bispo do Rosário, que inspirou a criação dos figurinos.

O espetáculo conta com Stella Guimarães como responsável pelos bordados das vestimentas de Adyr em cena. A artista já trabalhou com grandes nomes da moda, como Ronaldo Fraga e Alexander McQueen, e foi escolhida por ser uma bordadeira com uma visão artística agregadora, além de ser uma mulher do Vale do Jequitinhonha, onde o bordado é muito mais do que uma expressão artística, assumindo um lugar de afirmação e linguagem e de identidade.

A entrada para a roda de conversa é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.

Circuito Liberdade   

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

SERVIÇO

Mostra expositiva de têxteis “Os Silêncios que o Bordado Encerra”

Local: Foyer do Teatro II – CCBB BH

Data: 17 a 22/04 – De Quarta a segunda, das 10h às 22h.

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso.

 

Visita guiada e bate-papo com Maria do Carmo Guimarães Pereira

Local: Teatro II – CCBB BH

Data: 17/04 (quarta), às 19h

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.

 

Visita guiada e roda de conversa com Maria do Carmo Guimarães Pereira e figurinistas de “Leão Rosário”

Local: Teatro II – CCBB BH

Data: 20/04 (sábado), às 16h

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.

 

Leão Rosário

Local: Teatro II – CCBB BH

Data: até 22/4 (de sexta a segunda), 19h

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) – ccbb.com.br/bh

 

CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h

Telefone: 31 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Site: ccbb.com.br/bh

Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments