A Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, participa da XXIII Semana da Língua Italiana no Mundo. As iniciativas propostas nesta edição abordam o tema: “O Italiano e a Sustentabilidade” alinhado à celebração do centenário do nascimento de Italo Calvino, autor do visionário pensamento ecologista. Para marcar a data, nesta quarta-feira, 18 de outubro, a partir das 19h30, a Casa Fiat de Cultura realiza o Bate-papo Calvino/Sabino, que abordará a relação entre os autores Italo Calvino e Fernando Sabino. O evento é presencial e a participação do público é gratuita, com inscrições pela Sympla: bit.ly/BatePapoCalvinoSabino.
Se Ítalo Calvino, que faria 100 anos em 2023, é uma referência para a língua italiana, podemos encontrar um paralelo na língua portuguesa com Fernando Sabino. O professor Wander Melo Miranda, membro da Academia Mineira de Letras, é o convidado do bate-papo, que contará com a mediação da professora da Faculdade de Letras da UFMG, Anna Palma. O diálogo se dará a partir da conexão estabelecida entre as obras “Le Cosmicomiche”, do autor italiano, e “A cidade vazia”, do mineiro. Esses textos revelam histórias que expõem o cotidiano com humor e crítica social.
A programação faz parte da XXIII Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, uma parceria da Casa Fiat de Cultura, com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, Fundação Torino, Comites-MG e Centro Cultural Unimed-BH, e acontece até o dia 22 de outubro.
A Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Bate-papo Calvino/Sabino – Conversa com o prof. Wander Melo, mediada pela profª. Anna Palma
18 de outubro, quarta-feira, das 19h30 às 21h, presencialmente na Casa Fiat de Cultura
Participação gratuita, com inscrições pela Sympla: bit.ly/BatePapoCalvinoSabino
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura