domingo, fevereiro 25, 2024
HomeNoticiasCulturaCasa Fiat de Cultura aborda as mudanças na arte brasileira nos últimos...

Casa Fiat de Cultura aborda as mudanças na arte brasileira nos últimos 200 anos. A convidada para o bate-papo é Ana Cristina Carvalho

Evento será ministrado pela doutora e curadora do acervo artístico-cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Ana Cristina Carvalho

Em setembro de 2022, o Brasil completou 200 anos de independência. Para falar sobre as transformações artísticas e culturais ao longo desses dois séculos, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Santander, realiza, no dia 27 de setembro, das 19h às 20h30, a palestra virtual “Independência… ou Arte! A Arte no Brasil em 200 anos de Histórias”, que será ministrada por Ana Cristina Carvalho, doutora e curadora do acervo artístico-cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo. A palestrante abordará as principais mudanças ocorridas no Brasil a partir da Independência. O evento é online e gratuito, com inscrição pela Sympla (bit.ly/IndependenciaOuArte). O evento faz parte da 16ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Independências e Museus, Outros 200, Outras Histórias”.

Na palestra, Ana Cristina abordará os diálogos e relações entre obras relevantes da história da arte, produzidas nesse período, revelando imagens cujos outros olhares trazem novos sentidos e significados.  Serão apresentadas peças do acervo do Palácio do Governo do Estado de São Paulo, a exemplo de “Estudo para Libertação dos Escravos” (1889), de Pedro Américo, e o painel “O Tiradentes” (1948), de Candido Portinari. “O Brasil tinha muita influência da Europa, mas as preocupações daqui eram muito diferentes, o que levou os artistas e intelectuais a buscarem estilos que refletissem os gostos e costumes brasileiros”, explica a palestrante.

No evento, será apresentada uma breve linha temporal, mostrando artistas importantes do século 19, a missão artística francesa, que foi a base da arte brasileira neste período, o gosto burguês do século 20, e as transformações ao longo dos anos. Além das obras de arte, ele vai falar sobre os estilos e os movimentos artísticos brasileiros, destacando a forma como se deram no país. “O Romantismo durou mais no Brasil do que na Europa, enquanto o neoclassicismo teve mais força no campo da arquitetura. São diferenças que nos ajudam a entender melhor como esses movimentos aconteceram no país”, frisa.

A palestra virtual “Independência… ou Arte! A Arte no Brasil em 200 anos de Histórias”, é uma realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com o Santander.

Sobre a palestrante

Ana Cristina é graduada em Economia pela Universidade Católica de São Paulo, especialista em Gestão e Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e em História da Arte Decorativa pela Christie’s  Education de Nova Iorque, além de ser doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Desde 2007 é curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e reúne os títulos de conselheira do ICOM-Brasil e coordenadora do Programa do Governo do Estado de São Paulo “Patrimônio em Rede”, tendo também passado pelos cargos de vice-presidente do Comitê Internacional para Museus-Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus (DEMHIST-ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Palestra Virtual | Independência… ou Arte! A Arte no Brasil em 200 anos de Histórias
27 de setembro de 2022, das 19h30 às 20h30
Transmissão ao vivo pelo canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube
Ingressos gratuitos com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/IndependenciaOuArte

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça-feira, das 10h às 21h
Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments