quarta-feira, junho 12, 2024
HomeGastronomiaCulináriaBelo Horizonte recebe 1º Concurso Regional Rabo de Galo no dia 03/08

Belo Horizonte recebe 1º Concurso Regional Rabo de Galo no dia 03/08

Promovido pela Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique - Anpaq, em parceria com a Cachaçaria Lamparina, a etapa regional do concurso irá escolher os representantes mineiros que concorrerão na grande final. A programação ainda conta com workshops e degustação de versões de um dos coquetéis mais emblemáticos da coquetelaria brasileira.

capital mineira recebe no próximo dia 03 de agosto, na Cacharia Lamparina, no Mercado Novo, a etapa regional do Concurso Nacional de Rabo de Galo. O grande vencedor irá participar da edição nacional do concurso, que será realizada em São Paulo, em dezembro. Esta é primeira vez que Belo Horizonte conta com uma edição local do concurso. Serão ao todo 14 bartenders e 14 produtores de cachaças de alambique do estado.  A proposta é que cada participante desenvolva uma versão do coquetel. Cada concorrente irá executar uma única receita inédita do Cocktail Rabo de Galo. A criação deverá ter como bebida básica a cachaça(60%) e cada participante terá o tempo de 5 minutos para preparar a bebida.

Os coquetéis serão analisados por uma comissão composta por profissionais da área de alimentos, bebidas e técnicos de hotelaria. Entre os pontos que serão analisados pela comissão julgadora estão aparência, eficiência no preparo, tempo de preparação e análise gustativa, que envolve sabor e o aspecto visual do coquetel.

Os três competidores que obtiverem as maiores notas(Técnica e Degustação), receberão medalhas alusivas de participação e destaque no Concurso Nacional de Rabo de Galo – Etapa Regional MG:

  • O primeiro colocado receberá Medalha de Ouro
  • O segundo colocado receberá Medalha de Prata
  • O terceiro colocado receberá Medalha de Bronze

 

O ganhador do Concurso Nacional de de Rabo de Galo – Etapa Regional MG, terá a sua participação assegurada no V CONCURSO NACIONAL DE RABO DE GALO, que será realizado em São Paulo (SP), em dezembro de 2022.

 

 

Participantes 1º Concurso Regional Rabo de Galo
Cachaça Bartender associado
Cachaça Tiê Albert Coelho dos Santos
Cachaça Sagrada Victor Barbosa Quaranta
Cachaça Orgânica Flor das Gerais Conrado Salazar Brandão
Dama da Noite Filipe Brasil
Jambruna – Cachaça mineira com jambu da Amazônia Cássio Batista da Silveira
Cachaça Mineiriana Jasmine Gomes
Herança Mineira Vinicius Guimarães
Vargem Grande Lucas Guimarães barcelos
Pura Arte Três Madeiras / Melicana Raphael Silva Balinhas
Divina cana Alexandre Loureiro
Arbórea Cachaça Jocássia Coelho
Famosinha de Minas Rafael Linhares
Germana Marcela Cristine
Pitangui Bruna Leão

 

 

Além das apresentações, a programação ainda conta com a realização de 4 workshops gratuitos com convidados diversos, explorando o universo da cachaça artesanal, apresentação de cases e análises sobre as possibilidades do destilado nacional. Para participar dos workshops não será necessário efetuar inscrição prévia. E para complementar a experiência, a Cachaçaria Lamparina contará com uma carta de coquetéis especiais no dia do evento, possibilitando que  o  público possa degustar diferentes versões autorais do Rabo de Galo durante todo o dia do concurso.

 

Workshops

13h – “A cachaça é para todos”, por Ana Marta Sátyro, produtora da Cachaça Mineiriana e apaixonada por cachaça

14h – “Novos discursos das velhas bebidas”, por Thiago Ceccoti, bartender, cachaceiro, escritor e treinador na área de bebidas

15h – “Força Latina”, por Maurício Maia, Sommelier de Cachaças (Cachacier), especializado em bebidas destiladas pelo WSET e colunista do blog “O Cachacier” no caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo

Sobre o Rabo de Galo

O Rabo de Galo está na lista dos coquetéis mais consumidos no Brasil. Em termos de popularidade, ele só fica atrás da caipirinha, que ganhou o mundo. Genuinamente brasileiro, ele nasceu em meados dos anos 1950 para ser um drink simples, acessível, e que resumisse bem a nossa identidade. Inspirado nos clássicos internacionais, ele rapidamente ganhou fama e atraiu consumidores nos botecos, bares e padarias espalhados por todo o país. Essa aceitação se deu por diversos fatores, sobretudo por sua identidade e também pelo sabor marcante que ele concentra. Além disso, temos que considerar a importância do coquetel ao longo da história para a popularização do consumo da cachaça, o principal destilado brasileiro.

O Rabo de Galo é um coquetel que leva apenas 3 ingredientes em sua receita original: gelo, uma cachaça de qualidade e um bom vermute. O segredo está justamente na escolha dos ingredientes e também nas técnicas utilizadas pelos bartenders durante o preparo da bebida. Nos últimos anos, estamos acompanhando um forte movimento de valorização da nossa identidade gastronômica e dos ingredientes locais e com a coquetelaria não seria diferente. Por este motivo, o Rabo de Galo voltou com tudo e hoje faz parte das cartas de diversos estabelecimentos, desde os mais tradicionais até os mais descolados.

“Difundir o consumo do Rabo de Galo aqui e no exterior, é bom para todo mundo. É bom para o produtor porque diversifica o uso da cachaça, para o profissional de bar, pois tem mais um atrativo para sua casa, e para o país, pois é um drink que representa a nossa cultura e nossa história”, aponta o Mestre Derivan Ferreira, organizador do concurso.

Serviço

Belo Horizonte recebe Concurso Nacional Rabo de Galo – Etapa Regional MG

 

Data: Dia 03 de agosto – quarta-feira

Local: Mercado Novo – Cachaçaria Lamparina e Espaço Corda – Av. Olegário Maciel, 742 – 2º andar – Belo Horizonte

Entrada Franca

 

Programação

 

Workshops gratuitos – Não será necessário efetuar inscrição prévia

Local: Espaço Corda(Mercado Novo – 2º andar)

13h – “A cachaça é para todos”, por Ana Marta Sátyro, produtora da Cachaça Mineiriana e apaixonada por cachaça

14h – “Novos discursos das velhas bebidas”, por Thiago Ceccoti, bartender, cachaceiro, escritor e treinador na área de bebidas

15h – “Força Latina”, por Maurício Maia, Sommelier de Cachaças (Cachacier), especializado em bebidas destiladas pelo WSET e colunista do blog “O Cachacier” no caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo 

16h – “Resgate da cultura e identidade da cachaça”, por Rafael Quick, Idealizador do projeto Mercado Novo, e proprietário do Grupo Viela

 

Apresentações dos bartenders – concurso

A partir das 18h

Local: Cachaçaria Lamparina(Mercado Novo – 2º andar)

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments