A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMGE firmou, em abril deste ano, um contrato de 18 meses com a Minergeo | Assessoria e Projetos em Geologia, Mineração e Meio Ambiente, para realizar melhorias no Balneário de Águas Santas, em Tiradentes/MG. O projeto prevê obras de adequação nas fontes que abastecem o balneário, incluindo as fontes Magnesiana e Radioativa.
A conclusão está prevista para o final de 2025, quando a comunidade terá o retorno das fontes para uso dos visitantes e comunidade em geral, que sempre buscou água no local.
Hoje, o balneário está arrendado à empresa Cantina do Ítalo, vencedora do edital de concorrência ocorrido em 2016. Ela é a responsável pela manutenção e melhorias do local. Já foram investidos R$200 mil em melhorias no espaço, incluindo vestiários, lanchonete, quiosques, áreas de recreação aquática e esportiva, paisagismo, aquisição de equipamentos, sinalização, área do lago e portaria. Outras manutenções periódicas também vêm sendo realizadas pelo arrendatário. O contrato tem validade de 10 anos, com possibilidade de renovação.
Fontes do Balneário
Com relação às fontes, interditadas em 2018 após vistorias da Agência Nacional de Mineração (ANM) – em função da necessidade de adequações essenciais para a recaptação e readequação das fontes-, a Codemge informa que as obras de adequação tiveram início em junho de 2020. Contudo, enfrentaram obstáculos devido a discrepâncias entre as condições de campo e o projeto original. Novos processos licitatórios, realizados em 2021 e 2022, também não tiveram sucesso, exigindo uma nova abordagem.
Atualmente, a Minergeo está encarregada do projeto de recaptação, com previsão de término para o final de 2025. Além disso, a CODEMGE está desenvolvendo um projeto para o vertedouro da barragem do lago do balneário. Após uma tentativa de licitação sem sucesso em maio de 2024, um novo processo está em andamento.
Informações:
A CODEMGE disponibiliza informações sobre o progresso das obras em seu site, garantindo transparência e acesso às atualizações sobre o projeto. Acesse http://www.codemge.com.br/atividades-em-destaque/turismo/tiradentes/.