sábado, março 2, 2024
HomeNoticiasEstadoAté 21/11 - Votação para Identidade Visual do BomSerá, projeto ​do IA,...

Até 21/11 – Votação para Identidade Visual do BomSerá, projeto ​do IA, é finalista do ​12º Brasil Design Awards

VOTAÇÃO ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ O DIA 21/11

O projeto BomSerá, do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, está entre os finalistas do 12º Brasil Design Awards e agora quem escolhe os vencedores é o público. A identidade visual do programa foi selecionada e está disponível para voto popular na categoria “Design Gráfico” no site www.brasildesignaward.com.br até 21 de novembro. Os projetos mais votados de cada categoria serão ganhadores do prêmio e contemplados com um troféu.

A Identidade visual buscou representar o projeto BomSerá, iniciativa do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, que compreende uma política de conservação e restauração do patrimônio arquitetônico edificado no centro histórico de Ouro Preto, que inclui o restauro em três casas dos séculos XVIII e XIX, de propriedade de famílias de baixa-renda, além de ações educativas.

Desenvolvida pelo Estúdio Claraboia, o design traz o nome do programa e a expressão “BomSerá”, que representa um estilo de construção típica de Ouro Preto, no qual paredes de casas diferentes se tocam. Na representação gráfica vemos uma referência direta à tipologia dessas residências.

Para a concepção, as inspirações foram o próprio BomSerá: estrutura, janelas telhas, além da lembrança do traçado de plantas arquitetônicas; e também a coletividade: partes que formam o todo. Montagem, “encaixe”, composição, recuperação, processo, e reconstrução numa dimensão lúdica – o fascínio humano pela construção (como experimento) que atravessa a história e as idades (lembrando toda sorte de jogos de construção educativos, desde a primeira infância).

O resultado foi uma representação ao mesmo tempo delicada e marcante de um projeto que diz tanto sobre comunidade e vem transformando o olhar e cuidado com o patrimônio em Ouro Preto e região.

 

Curiosidades sobre o nome “BomSerá”

O nome do projeto faz referência a um dos conjuntos que fazem parte das obras emergenciais integrantes do levantamento do IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais. Bom-será ou Bomserá é uma construção típica do século XVIII, presente nas cidades históricas que fizeram parte do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, Sabará e Caeté). Trata-se de edificações de grande valor histórico, cuja principal característica é o uso de “parede-e-meia”. Essas construções foram edificadas encostadas, umas nas outras, a partir de uma única estrutura, divididas em várias residências. Diz a tradição, que nesses conjuntos, onde uma edificação sustentava a outra, famílias viviam misturadas. Que do desejo de uma convivência harmoniosa surgiu a saudação BomSerá.

Sobre o IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem por sua natureza fomentar o encontro e intercâmbio entre a população de Ouro Preto, artistas e artesãos locais e agentes do campo da arte de outras regiões. O embate entre tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte contemporânea) constitui a essência do IA, a partir de quatro pilares principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado e a descolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemis e práticas culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil, especificamente.

https://ia.art.br/
https://www.instagram.com/iaouropreto/
https://www.facebook.com/iaouropreto

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments