domingo, abril 21, 2024
HomeEntretenimentoA poesia do bairro Inconfidência é apresentada no Favela Versa, da Rede...

A poesia do bairro Inconfidência é apresentada no Favela Versa, da Rede Minas, nesta terça (31)

Último episódio da temporada traz a literatura produzida por moradoras da região do Barreiro

Está localizado na antiga Fazenda Jatobá, no Barreiro, o bairro Independência. Segundo dados do Mapa das Desigualdades, de 2021, são quase 8,5 mil moradores que ganham, em média, menos que um salário mínimo. Em uma tendência inversa à renda, a cultura explode. O Favela Versa, da Rede Minas, foi até o local e mostra, nesta terça (31), duas moradoras que usaram a poesia como resistência e voz.

Tal mãe, tal filha. Essas são Cristina Nonato e Regiane Abelha. A primeira escreve desde a infância. O caderno, com seus registros, foi descoberto pela filha, que a incentivou a mostrar os textos para o mundo. O resultado são dois livros em que ela é coautora, muitos rabiscos e saraus. “O que me leva a escrever são as vivências que a gente tem e, muitas vezes, as dificuldades do dia a dia”, conta no programa, que ainda traz mais a trajetória da mulher por trás dos versos e crônicas.

Regiane, de 22 anos, seguiu os passos da mãe. Ela abre a porta de sua casa para mostrar o pequeno espaço em que as letras pintadas aparecem grandes na parede: “arte na cabeça”. É ali que se dedica à poesia marginal e à música, junto com os amigos. “Eu estou na margem. Eu faço poesia de rua”, diz ela, que publica os textos em fanzines para vendê-los. O programa mostra alguns desses trabalhos que revelam a rica literatura, na periferia, em suas mais diferentes formas.

Favela Versa

O Favela Versa, da Rede Minas, estreou em novembro de 2022 com a proposta de mostrar o universo da literatura na periferia. O programa é dirigido pelo multiartista e videomaker Eu Penaforte, que nasceu e foi criado na Vila Ventosa, comunidade localizada na região oeste de Belo Horizonte.  A atração encerra a primeira temporada, mas a equipe já prepara novos episódios inéditos que, em breve, vão estar na programação da emissora pública mineira.

O Favela Versa, da Rede Minas, vai ao ar nesta terça (31), às 20h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e pela plataforma de streaming EMCplay.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
emcplay.com

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments