sábado, dezembro 21, 2024
HomeAgência Grupo ConteúdoBelo HorizontePalestrante, chef de cozinha e especialista em expansão de negócios, Carla Elage...

Palestrante, chef de cozinha e especialista em expansão de negócios, Carla Elage explica como usar os conceitos da  “hard” e “soft skills”

Palestrante, chef de cozinha e especialista em expansão de negócios, Carla Elage explica como usar os conceitos da  “hard” e “soft skills”

No cenário atual, o desenvolvimento pessoal e profissional é essencial para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Dessa forma, é importante aprender a equilibrar competências técnicas e comportamentais para alcançar o sucesso e a satisfação no ambiente de trabalho.

De acordo com Carla Elage, palestrante, chef de cozinha, especialista em expansão e gestão de negócios, e founder da startup Ela Lider 360, os termos “hard skills” e “soft skills” são frequentemente utilizados, mas representam conceitos diferentes. “As hard skills são as habilidades técnicas diretamente ligadas à área de atuação de um profissional. Elas são fundamentais para o desempenho das funções profissionais. Por exemplo, um chef de cozinha precisa conhecer desde a gestão de estoque até a elaboração e finalização dos pratos, explica.

Por outro lado, as soft skills referem-se às competências comportamentais. “Essas habilidades estão ligadas ao nosso comportamento e atitudes e são percebidas no convívio diário, sem comprovações formais como certificações”, esclarece a especialista.

No contexto de um chef de cozinha, por exemplo, soft skills influenciam a maneira como ele se relaciona com sua equipe, oferece feedbacks, gere seu tempo e resolve conflitos.

Impacto no Ambiente de Trabalho

A criação de um ambiente de trabalho positivo e profissional depende do equilíbrio entre hard e soft skills. “Nada impede um chef de preparar um bom almoço, mas as soft skills são cruciais para criar um ambiente de trabalho saudável. Quanto melhor o ambiente, maior o rendimento individual, o que resulta em uma empresa mais humanizada, com melhores resultados. Investir em soft skills é uma estratégia eficaz para fomentar ambientes de trabalho positivos, impactando diretamente nos níveis de motivação e engajamento”, destaca Carla Elage.

Liderança, empatia e comunicação eficiente são competências essenciais para uma boa gestão de pessoas. “Muitas empresas cometem o erro de promover colaboradores apenas com base em suas habilidades técnicas, sem considerar seu perfil comportamental. Isso pode levar a um ambiente de trabalho tenso e estressante, com impacto negativo nos resultados.” completa.

No entanto, as soft skills sozinhas não são suficientes. Pessoas motivadas e empáticas precisam desenvolver competências técnicas para trilhar uma carreira profissional bem-sucedida. A hard e soft skills são complementares.

O desenvolvimento pessoal e profissional é uma jornada contínua que exige um equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais. Ambos são necessários para formar um profissional completo e capaz de contribuir positivamente para o ambiente de trabalho. Empresas que investem em desenvolver essas habilidades em seus colaboradores tendem a ter equipes mais engajadas, motivadas e produtivas.

Fonte: Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação. Palestrante, Empresária, expert em reestruturação e expansão de negócios de gastronomia. MBA em gestão de negócios e Formação em ESG pela StartSe University e pela Nova Business School – Portugal, Founder da StartUp Ela Lider 360 que é acelerada pelo Founder Institute desde 2023.

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Jornalista & Editor: Felipe de Jesus
Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo, pela Faculdade Estácio de Sá/MG | Pós-Graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade São Camilo | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Advogado pela UNIESP S.A./MG-SP e Pós-Graduado em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR. É Economista pela UNP/SP | Teólogo pela ESABI/MG | Sociólogo pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica | Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia (Ciências Farmacêuticas) pela Federal Educacional LTDA - UniFECAF - Centro Universitário. Tem duas obras literárias publicadas, sendo uma da área de Sociologia: Sociedade Conectada (2020) e outro na área Econômica: 10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments