domingo, julho 14, 2024
HomeEntretenimentoBabilak Bah ministra oficina gratuita que resgata a cultura afro-brasileira em BH

Babilak Bah ministra oficina gratuita que resgata a cultura afro-brasileira em BH

Enxadigma: Oguns Kabecilês será uma imersão poética e cultural que celebra a ancestralidade e a contribuição das pessoas negras na história de Belo Horizonte

 

O renomado multiartista Babilak Bah anuncia o “Laboratório de Linguagem – Enxadigma: Oguns Kabecilês”, um processo de investigação poética. O evento é uma imersão subjetiva em busca da ancestralidade, explorando a sonoridade da enxada, a literatura afro-brasileira e signos mito-poéticos. A oficina acontecerá na Lagoa do Nado/Miniusina (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 184, Itapoã), nos dias 29 de junho, 06, 13 e 20 de julho, das 14h às 17h, e vai culminar numa performance de instalação no dia 21 de julho às 10h. A idade mínima para participar é de 16 anos e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail babilakbah@gmail.com.

 

“Este laboratório é uma oportunidade única de mergulharmos na nossa ancestralidade e resgatarmos a riqueza da cultura afro-brasileira. Através da sonoridade da enxada e da investigação poética, buscamos conectar corpo, ritmo e memória para criar uma performance que celebre a história e a contribuição das pessoas negras em Belo Horizonte. Com a investigação do corpo, ritmo e memória, os participantes irão elaborar uma performance para o assentamento dos objetos Oguns Kabecilês – Enxadigma, celebrando a participação de pessoas negras na construção e história de Belo Horizonte e suas africanidades”, diz Babilak Bah.

 

A oficina, que é realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, também celebra os 60 anos de Babilak Bah e os 24 anos do projeto Enxadário: Orquestra de Enxadas, uma iniciativa que tem contribuído significativamente para a valorização da cultura afro-brasileira e a memória coletiva da capital mineira.

 

 

Sobre Babilak Bah

Babilak Bah é um multiartista que transita por várias linguagens, incluindo música, literatura, artes visuais e arte-educação. Ele é autor dos livros “Voomiragem” (2002) e “Corpoletrado” (2012), e lançou os CDs “Enxadários: Orquestra de Enxadas” e “Biografias de Homens Inquietos”, além do DVD “Afroprogressivo”. Nos anos 80, no início de sua carreira, publicou dois livretos em processo de mimeógrafo. Em 2023, Babilak Bah lançará o livro “Uma Clínica de Instantes Inusitados”, projeto aprovado pelo Rumos Itaú Cultural, selecionado entre 11 mil inscritos, dos quais apenas 91 foram escolhidos, sendo 11 de Minas Gerais.

 

Serviço

Laboratório de Linguagem – Enxadigma: Oguns Kabecilês

– Local: Lagoa do Nado/Miniusina – Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 184, Itapoã

– Datas: 29 de junho, 06, 13 e 20 de julho

– Performance de Instalação: 21 de julho às 10h

– Idade Mínima: 16 anos

– Inscrições gratuitas: babilakbah@gmail.com

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments