sábado, julho 5, 2025
HomeAgência Grupo ConteúdoBelo HorizontePalestrante, chef de cozinha e especialista em expansão de negócios, Carla Elage...

Palestrante, chef de cozinha e especialista em expansão de negócios, Carla Elage explica como usar os conceitos da  “hard” e “soft skills”

Palestrante, chef de cozinha e especialista em expansão de negócios, Carla Elage explica como usar os conceitos da  “hard” e “soft skills”

No cenário atual, o desenvolvimento pessoal e profissional é essencial para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Dessa forma, é importante aprender a equilibrar competências técnicas e comportamentais para alcançar o sucesso e a satisfação no ambiente de trabalho.

De acordo com Carla Elage, palestrante, chef de cozinha, especialista em expansão e gestão de negócios, e founder da startup Ela Lider 360, os termos “hard skills” e “soft skills” são frequentemente utilizados, mas representam conceitos diferentes. “As hard skills são as habilidades técnicas diretamente ligadas à área de atuação de um profissional. Elas são fundamentais para o desempenho das funções profissionais. Por exemplo, um chef de cozinha precisa conhecer desde a gestão de estoque até a elaboração e finalização dos pratos, explica.

Por outro lado, as soft skills referem-se às competências comportamentais. “Essas habilidades estão ligadas ao nosso comportamento e atitudes e são percebidas no convívio diário, sem comprovações formais como certificações”, esclarece a especialista.

No contexto de um chef de cozinha, por exemplo, soft skills influenciam a maneira como ele se relaciona com sua equipe, oferece feedbacks, gere seu tempo e resolve conflitos.

Impacto no Ambiente de Trabalho

A criação de um ambiente de trabalho positivo e profissional depende do equilíbrio entre hard e soft skills. “Nada impede um chef de preparar um bom almoço, mas as soft skills são cruciais para criar um ambiente de trabalho saudável. Quanto melhor o ambiente, maior o rendimento individual, o que resulta em uma empresa mais humanizada, com melhores resultados. Investir em soft skills é uma estratégia eficaz para fomentar ambientes de trabalho positivos, impactando diretamente nos níveis de motivação e engajamento”, destaca Carla Elage.

Liderança, empatia e comunicação eficiente são competências essenciais para uma boa gestão de pessoas. “Muitas empresas cometem o erro de promover colaboradores apenas com base em suas habilidades técnicas, sem considerar seu perfil comportamental. Isso pode levar a um ambiente de trabalho tenso e estressante, com impacto negativo nos resultados.” completa.

No entanto, as soft skills sozinhas não são suficientes. Pessoas motivadas e empáticas precisam desenvolver competências técnicas para trilhar uma carreira profissional bem-sucedida. A hard e soft skills são complementares.

O desenvolvimento pessoal e profissional é uma jornada contínua que exige um equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais. Ambos são necessários para formar um profissional completo e capaz de contribuir positivamente para o ambiente de trabalho. Empresas que investem em desenvolver essas habilidades em seus colaboradores tendem a ter equipes mais engajadas, motivadas e produtivas.

Fonte: Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação. Palestrante, Empresária, expert em reestruturação e expansão de negócios de gastronomia. MBA em gestão de negócios e Formação em ESG pela StartSe University e pela Nova Business School – Portugal, Founder da StartUp Ela Lider 360 que é acelerada pelo Founder Institute desde 2023.

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments