Agnes e Camilla Farkasvolgyi são mãe e filha que dividem o mesmo amor pela gastronomia. Camilla cresceu vendo Agnes, uma dos principais nomes do setor, inventando moda com o seu Bouquet Garni, um dos buffets mais disputados de Belo Horizonte. Hoje, as duas estão por trás da cozinha criativa e divertida do restaurante “A Casa da Agnes” (Agnes segue a frente do buffet).
As duas também dividem uma segunda paixão: ensinar. E é ali mesmo no restaurante que ministram aulas de culinária para os mais diversos públicos: crianças, cozinheiros amadores e
experientes. De estilos distintos, cada uma tem sua turma. Enquanto Agnes investe no tema “Cozinha, arte e ciência”, Camila se especializou em culinária saudável.
“As aulas são para quem quer usar a comida como meio de convívio, de afeto e conhecimento. Mas sobretudo de alegria” diz Agnes. A aula de abril acontece no próximo dia 25/04 (terça-feira) e tem como tema receitas com queijos mineiros. Já em maio, no dia 23/05 (terça-feira), a chef ensina a usar o azeite como ingrediente principal. Em junho, no dia 27/06 (terça-feira), “vamos fazer vários formatos de massa usando uma régua e preparar quatro molhos com cores diferentes para fazer uma pintura “de comer “”, explica ela.
Já a próxima aula com Camilla acontece no dia 26/04 (quarta-feira) e terá pratos como “lasanha de pupunha e taioba com recheio de bacalhau cremoso, creme de pimentões e azeitonas roxas”. Com Camilla, os alunos têm a oportunidade não só de aprender receitas saudáveis, mas também técnicas para aplicar no dia a dia.
Sobre Agnes Farkasvölgyi
Comida e arte, a chef e banqueteira – e artista plástica – Agnes Farkasvölgyi leva seu universo lúdico para cozinha de três empreendimentos: A Casa da Agnes, Chafariz e Bouquet Garni. “Enquanto chef uso a cozinha e seu entorno como ferramentas para contar uma história construída sobre um tripé de memória/afeto, curiosidade e diversão”, explica. “Minha cozinha se parece muito comigo. É colorida, alegre, misturada. Todos os pratos que faço tem uma história por trás. As que vivi e ainda vivo, as que ouço e aprendo. Desde quando comecei em 1989 “, completa ela.
A Casa da Agnes abriu as portas dia 29 de janeiro de 2020. O projeto nasceu a partir de um desejo de diminuição da estrutura do bufê e de um contato mais direto com os comensais. “Eu sempre gostei do tet a tet com o cliente, da conversa” conta. Ali, Agnes divide as panelas e o atendimento com sua filha Camila. Sua mãe Lelete, depois de anos inserida no mundo da moda, também está por lá, cuidando de cada detalhe da casa. No menu, pratos frescos que mudam com a estação e algumas clássicas criações.
Seu mais recente projeto é no restaurante Chafariz, em Ouro Preto. Desde setembro deste ano, Agnes é chef executiva do tradicional restaurante da cidade histórica, colocando seu toque contemporâneo e criativo na culinária mineira.
“Eu pratico uma cozinha atenta a minhas referências, ao mesmo tempo aberta e curiosa ao novo. Acredito e uso a tecnologia nos preparos e acho que cozinha pode ser arte, desde que, quem a faz, assim queira. Quanto mais misturamos tecnologia com histórias e conhecimento, mais estamos aptos a criar enredos com os pratos”, explica a chef, que nos seus mais de 30 anos na gastronomia criou pratos que se tornaram icônicos e que vez ou outra precisa relembrar para seus fiéis clientes do Bouquet Garni. Caso do lombinho de porco com espaguete com couve e torresmo, o camarão empanado harumaki sobre caldinho de feijão branco, os bolinhos de arroz com ovas, a feijoada com pequi… a lista é grande!
“O processo de criação/ construção de um prato ou um menu é muito parecido com meu processo artístico – seja para pintar, desenhar, escrever ou montar. Se desconheço um assunto ou tema, faço uma pesquisa. Anoto e desenho o que acho relevante e vou construindo um caminho. Todas as referências me interessam: forma, cor, textura e conteúdo “, conta.
Prestes a completar 60 anos, Agnes Farkasvölgyi está em seu auge criativo, com muitos planos e ideias. “Com A Casa da Agnes comecei a construir um sonho. Um espaço que abrigasse cozinha e arte, jantares e almoços inusitados, todo o meu trabalho com o buffet e ainda um bistrô”. A comemoração de seu aniversário, um evento eat art, será o início dessa nova fase.
Serviço
A Casa da Agnes
Almoços segunda a sexta-feira, de 12h às 15h, sábado de 12h às 16h
sexta-feira: 19h às 00h
Eventos fechados para até 60 pessoas
Informações e delivery: (31) 98738-7066
Rua Paulo Afonso, 833 – Santo Antônio